Olá, estudante! Esta videoaula de Ciências da Natureza, para 7º Ano, foi veiculada na TV no dia 07/12/2021 (Terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Na videoaula que você assistirá hoje, será possível conhecer um pouco da história da saúde pública brasileira, sendo apresentado a você o Programa Nacional de Imunizações (PNI), o Sistema Único de Saúde (SUS) assim como a importância histórica de dois importantes centros de pesquisa brasileiros – que, inclusive, temos ouvido falar bastante no contexto da pandemia da Covid-19. A professora Mariana apresentará a você as doenças que podem ser prevenidas por meio de vacinas, disponibilizadas à população via PNI, e a listagem de soros produzidos nacionalmente, pelo Instituto Butantan. Assista com atenção: esse tema é instigante!
Assista a videoaula abaixo com a temática PROGRAMA NACIONAL DE IMUNIZAÇÕES E PREVENÇÃO DE DOENÇAS
Na videoaula da professora Mariana, você conheceu o conceito de doenças imunopreveníveis, que são aquelas que podem ser evitadas com a vacinação. Também foi possível reconhecer que o Brasil possui uma das maiores iniciativas mundiais voltadas à vacinação: o Programa Nacional de Imunizações, que confere acesso universal às vacinas, gratuitamente. Sobre isso, também foi aprendido que nosso país consegue produzir a maioria das vacinas disponíveis, principalmente por meio do Instituto Butantan e Fundação Oswaldo Cruz. No decorrer da aula, você foi apresentado às diversas doenças que são evitadas graças ao Calendário Vacinal, cujas formas de transmissão podem ser pelas vias aéreas, ingestão de água ou alimentos contaminados, por vetores, relações sexuais ou lesões profundas na pele. Ao final, você conheceu os tipos de soro desenvolvidos pelo Instituto Butantan: antiofídicos, antiescorpiônico, antiaracnídeo, antilonômico (para tratamento de acidentes provocados por lagartas do Gênero Lonomia: taturana, oruga e tapuru), antidiftérico, antitetânico, antibotulínico e antirrábico.
ATIVIDADE 1
Na videoaula que você assistiu, a professora Mariana apresentou a você aspectos importantes sobre a saúde pública brasileira. Nesse sentido, preencha cada lacuna abaixo com a palavra correta.
Chamamos de doenças ___________________ aquelas que podem ser prevenidas com vacinação. No Brasil, temos o ___________________________________ (PNI), que confere acesso universal e gratuito às vacinas, com vistas à erradicação de doenças. Ele foi criado em 1973, no momento em que se vacinava a população contra a varíola. Alguns anos depois, em 1988, foi criado o ___________________________________ (SUS). Relacionado a ele, temos o ___________________ vacinal, apresentando as vacinas disponibilizadas a determinados grupos, no ano corrente. Nesse contexto, temos o Instituto ___________________, em São Paulo e a Fundação ___________________________________, no Rio de Janeiro, responsáveis por importantes pesquisas, assim como a fabricação de imunizantes.
ATIVIDADE 2
Hoje você identificou e estudou sobre doenças cuja prevenção pode se dar através das vacinas disponibilizadas no calendário vacinal. Nesse sentido, responda às questões abaixo, citando o nome das doenças que são transmitidas:
- Pelas vias respiratórias
- Pela ingestão de água e/ou alimentos contaminados
- Por vetores
- Por relações sexuais
- Por lesões profundas na pele
ATIVIDADE 3
Você conheceu, na aula de hoje, os tipos de soros que são fabricados pelo Instituto Butantan – inclusive aqueles voltados para tratamento de pessoas vítimas de acidentes ofídicos. Sobre esse tema, leia com muita atenção a notícia abaixo, desenvolvida por Isabella Melo e Vinícius Cassela, e também o trecho retirado do texto site eCycle:
Link notícia:
Trecho texto:
ATIVIDADE 4
De acordo com o que você estudou até aqui, responda, em seu caderno, às questões a seguir:
- Por que, no caso do estudante citado na reportagem, foi utilizado soro, e não vacina, para o seu tratamento?
- Na sua opinião, quais são as principais e mais graves consequências do tráfico de animais silvestres? Você acha que o tráfico de animais exóticos (ou seja, de outras regiões que não a nossa) é igualmente grave, menos ou mais grave? Justifique sua resposta, apontando o que pode ser feito para coibir esse problema.
Bons estudos! Fique bem!
Referencial Bibliográfico | ARAGUAIA, Mariana. Brasil Escola. Aids, catapora e caxumba. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/aids-catapora-caxumba.htm>. Acesso em nov. 2021. ______. Brasil Escola. Cólera, coqueluche, difteria e disenteria bacilar. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/colera-coqueluche-difteria-disenteria-bacilar.htm>. Acesso em nov. 2021. ______.. Brasil Escola. Febre Amarela. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/doencas/febre-amarela.htm>. Acesso em nov. 2021. ______. Brasil Escola. Impetigo, leptospirose, meningite e tétano. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/impetigo-leptospirose-meningite-tetano.htm>. Acesso em nov. 2021. ______. Brasil Escola. Leptospirose, meningite e tétano. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/impetigo-leptospirose-meningite-tetano.htm>. Acesso em nov. 2021. ______. Brasil Escola. Gastrenterite rotaviral, gripe e hepatites. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/gastrenterite-rotaviral-gripe-hepatites.htm>. Acesso em nov. 2021. ______. Brasil Escola. Herpes, mononucleose e poliomielite. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/herpes-mononucleose-poliomielite.htm>. Acesso em nov. 2021. ______. Mundo Educação. Resfriado, rubéola, sarampo e varíola. Disponível em <https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/resfriado-rubeola-sarampo-variola-doencas-virais.htm>. Acesso em nov. 2021. ______. Mundo Educação. Tifo, tracoma e tuberculose. Disponível em <https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/resfriado-rubeola-sarampo-variola-doencas-virais.htm>. Acesso em nov. 2021. BRASIL. Agência Fiocruz de Notícias. Programa Nacional de Imunizações (PNI): reconhecimento nacional e internacional. Disponível em <https://agencia.fiocruz.br/programa-nacional-de-imuniza%C3%A7%C3%B5es-pni-reconhecimento-nacional-e-internacional>. Acesso em nov. 2021. ______. Anexo III – Calendário do Adulto e do Idoso. Ministério da Saúde. Disponível em <https://www.gov.br/saude/pt-br/media/pdf/2021/junho/09/calendario-de-vacinacao-2020_adulto-e-idoso.pdf>. Acesso em nov. 2021. ______. Anexo IV – Calendário da Gestante. Ministério da Saúde. Disponível em <https://www.gov.br/saude/pt-br/media/pdf/2021/junho/09/calendario-de-vacinacao-2020_gestantes.pdf>. Acesso em nov. 2021. ______. Calendário de Vacinação 2020_Criança.pdf. Ministério da Saúde. Disponível em <https://www.gov.br/saude/pt-br/media/pdf/2021/junho/09/calendario-de-vacinacao-2020_crianca.pdf/view>. Acesso em nov. 2021. ______. Cartilha de Vacinas. Ministério da Saúde. Disponível em <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cart_vac.pdf>. Acesso em out. 2021. ______. Como é produzido o soro contra o veneno das cobras? Instituto Butantan. Disponível em <https://butantan.gov.br/noticias/como-e-produzido-o-soro-contra-o-veneno-das-cobras>. Acesso em out 2021. ______. Covid-19: especialistas discutem possibilidade de endemia. Agência Fiocruz de Notícias. Disponível em <https://agencia.fiocruz.br/covid-19-especialistas-discutem-possibilidade-de-endemia>. Acesso em out. 2021. ______. Instituto Butantan. Soros. Disponível em <https://butantan.gov.br/soros-e-vacinas/soros>. Acesso em nov. 2021. CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá mais Ciências. 1ª edição. São Paulo: Moderna, 2018. HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências. 1ª edição. São Paulo: FTD, 2018 PFIZER. Doenças Pneumocócicas. Disponível em <https://www.pfizer.com.br/sua-saude/vacinacao/doencas-pneumococicas>. Acesso em nov. 2021. |
Componente Curricular | Habilidade |
Ciências da Natureza | Estruturante:(EF07CI10-C) Argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo, ressaltando seu papel histórico na manutenção da saúde individual e coletiva e na erradicação de doenças. |