Olá! Esta aula de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes da 7ª SÉRIE da Eaja.
Você já pensou sobre o desmatamento no Brasil? E ainda, sobre o Sistema Biogeográfico do Cerrado? Não?! Então se liga na aula de hoje pois o tema é Cerrado, em evidência o desmatamento.
ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA CERRADO: QUESTÃO DO DESMATAMENTO
Na videoaula do Professor José Firmino aprendemos que o Cerrado compreende um sistema biogeográfico rico em biodiversidade, onde cerca de 40% de suas espécies são endêmicas. Posto essa riqueza imensurável, esperava-se que o Cerrado fosse protegido pela população que ocupa o território brasileiro e por políticas públicas rigorosas, porém, o que vem acontecendo é o contrário.
Identificamos que no período de janeiro de 2019 a julho de 2020, o desmatamento do Cerrado foi de 7,3 mil km2, um aumento de mais de 13% quando comparado com o período anterior. Nesse sentido, um processo de reversão desse cenário precisa ocorrer no presente, posto que já estamos sentindo os impactos desse acelerado processo de desmatamento.
Entendemos que o desmatamento do Cerrado ameaça a biodiversidade, oportuniza a liberação de gases do efeito estufa na atmosfera, altera o período de chuva e seca, dentre outros.
ATIVIDADE 1
Você, escritor por um dia! Que tal escrever uma narrativa que tenha como cenário o sistema biogeográfico do Cerrado e o desmatamento como um elemento da história? Isso mesmo, mediante as reflexões da videoaula escreva um texto narrativo com o objetivo de popularizar as discussões em torno do aumento do desmatamento do Cerrado. Vamos nessa?!? Bom trabalho!
Lembre-se! Narrar é contar uma história real ou fictícia. Pode ter foco narrativo na 1ª pessoa, que conta algo que viveu, ou na 3ª pessoa, que você conta algo sobre alguém. Todo texto narrativo possui: narrador, personagens, espaço, tempo e enredo/conflito.
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Referencial Bibliográfico | KLINK, C. A.; MACHADO, R. B. A conservação do cerrado brasileiro. Megadiversidade, v. 1, n. 1, p. 147-155, 2005. WWF-Brasil. Desmatamento do Cerrado aumenta 13% e bioma perde 7,3 mil km2 de vegetação nativa. Disponível em: < https://www.wwf.org.br/?77608/cerrado-prodes-desmatamento-aumenta-123-perde-73-mil-km2>. Acessado em: 02 de dezembro de 2021. |
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Ciências da Natureza | (EAJACI0721) Identificar características peculiares do clima do Cerrado e descrever sua influência nos seres vivos e nas atividades humanas. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0735) Engajar-se na escrita e reescrita dos gêneros literários: narrativo e dramático. |