Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 4ª SÉRIE da Eja.
NA AULA DE HOJE VAMOS SABER MAIS DAS CAPOEIRAS ANGOLA E REGIONAL.
ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA CAPOEIRA: ANGOLA E REGIONAL
NA VIDEOAULA DE HOJE CONHECEMOS AS DUAS VERTENTES DA CAPOEIRA: ANGOLA E REGIONAL. ENTENDEMOS QUE A CAPOEIRA É CONSIDERADA LUTA, JOGO E DANÇA. É UMA PRÁTICA BRASILEIRA CRIADA PELO NEGROS QUE VIERAM PARA O BRASIL NA CONDIÇÃO DE ESCRAVIDÃO. É UM SÍMBOLO DE RESISTÊNCIA CULTURAL E DE IDENTIDADE BRASILEIRA.
RECONHECEMOS QUE A CAPOEIRA PASSOU POR TRANSFORMAÇÕES AO LONGO DO TEMPO: JÁ FOI PROIBIDA E MARGINALIZADA, ATÉ SER CONSIDERADA ESPORTE. A CAPOEIRA ANGOLA É CONSIDERADA “A MÃE”, PRATICADA INICIALMENTE POR ANGOLANOS, CARACTERIZADA POR TER MOVIMENTOS MAIS RASTEIROS E GINGADO, QUE ACONTECEM EM TEMPO MAIS LENTO. ELA TEM COMO PRINCÍPIO A PRESERVAÇÃO DA ESSÊNCIA FILOSÓFICA DE MATRIZ AFRICANA. SEU PRINCIPAL REPRESENTANTE É O MESTRE PASTINHA.
COMPREENDEMOS QUE A CAPOEIRA REGIONAL PARTIU DA ANGOLA, NO ENTANTO AGREGOU OUTROS ELEMENTOS, COMO POR EXEMPLO DAS LUTAS ASIÁTICAS. TEM MOVIMENTOS MAIS ACROBÁTICOS E GINÁSTICOS. SEU IDEALIZADOR FOI O MESTRE BIMBA, QUE CONTRIBUIU PARA A ESPORTIVIZAÇÃO DA CAPOEIRA.
ATIVIDADE 1
A CAPOEIRA FOI EM SEU INÍCIO UMA LUTA DIFERENTE DA QUE CONHECEMOS HOJE. VEJA O VÍDEO ABAIXO E REGISTRE EM SEU CADERNO O QUE VOCÊ ACHA QUE MUDOU NA CAPOEIRA AO LONGO DOS ANOS.
ATIVIDADE 2
VAMOS PRATICAR OS MOVIMENTOS BÁSICOS DA CAPOEIRA? ASSISTA O VÍDEO ABAIXO E SIGA AS ORIENTAÇÕES DA PROFESSORA SARA. PRATIQUE EM UM LOCAL LIVRE DE OBSTÁCULOS, USE ROUPAS CONFORTÁVEIS, COLOQUE TÊNIS OU FIQUE DESCALÇO E RESPEITE OS LIMITES DO SEU CORPO.
ATIVIDADE 3
NA CAPOEIRA, A MÚSICA POSSUI LETRAS QUE TRATAM DE QUESTÕES RELACIONADAS À CULTURA NEGRA, ANCESTRALIDADE E HISTÓRIA, COMO TAMBÉM DOS PRINCÍPIOS DA CAPOEIRA. VEJAMOS UM EXEMPLO COM A LETRA MUSICAL ABAIXO:
A CAPOEIRA APRESENTAVA AMEAÇA AO SISTEMA ESCRAVISTA DO BRASIL. IDENTIFIQUE NO TEXTO TRECHOS QUE EXPRESSA ISSO E REGISTRE EM SEU CADERNO.
ATÉ A PRÓXIMA AULA! TCHAU!
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Educação Física | (EAJAEF0426) COMPREENDER, VIVENCIAR E VALORIZAR AS LUTAS DE MATRIZES INDÍGENA E AFRICANA. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0419) IDENTIFICAR INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS EM TEXTOS. |