You are currently viewing Educação Física – ESGRIMA: LUTA DAS ESPADAS

Educação Física – ESGRIMA: LUTA DAS ESPADAS

Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da  3ª SÉRIE da Eja.

NA AULA DE HOJE VAMOS CONHECER A ESGRIMA, UMA LUTA CLÁSSICA.

Fonte: pixabay.com

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA ESGRIMA: LUTA DAS ESPADAS

3ª série – Eja – Educação Física – Aula 13 – ESGRIMA: LUTA DAS ESPADAS

NA VIDEOAULA DE HOJE CONHECEMOS A ESGRIMA E APRENDEMOS QUE ESTE NOME DERIVA DE UM TERMO GERMÂNICO QUE SIGNIFICA DEFENDER. ELA É UMA LUTA MUITO ANTIGA E POSSUI SEUS PRIMEIROS REGISTROS NO EGITO ANTIGO E TAMBÉM NA GRÉCIA.

COMPREENDEMOS QUE A ESGRIMA SURGIU DOS DUELOS MEDIADOS POR ESPADAS, COM FINALIDADES DE GUERRA. AO LONGO DO TEMPO FOI TRANSFORMANDO-SE EM ESPORTE, TENDO SUAS PRIMEIRAS ESCOLAS NA FRANÇA, NO SÉCULO XVII, APRESENTANDO REGRAS E FUNDAMENTOS DEFINIDOS NO SÉCULO XVIII.

DESTACAMOS QUE A ESGRIMA ESTÁ PRESENTE DESTE A PRIMEIRA OLIMPÍADA MODERNA, QUE ACONTECEU NO ANO DE 1896, E SUA CARACTERÍSTICA PRINCIPAL É QUE NÃO HÁ CONTATO CORPO A CORPO E SIM DA ESPADA COM O CORPO. O PRINCIPAL OBJETIVO DESSA LUTA É ENCOSTAR A ESPADA EM SEU OPONENTE E SE DEFENDER. PARA ESTE ISSO, SÃO UTILIZADAS REGRAS E FUNDAMENTOS SOBRE AS REGIÕES QUE PODEM SER TOCADAS E OS TIPOS DE ESPADAS.

ATIVIDADE 1

VAMOS CONHECER OS FUNDAMENTOS E AS REGRAS DA ESGRIMA? ASSISTA O VÍDEO ABAIXO, ATENTE-SE PARA AS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS E REGISTRE EM SEU CADERNO AS TRÊS MODALIDADES QUE SÃO PRATICADAS NA ESGRIMA.

Disponível em: Esgrima: conheça a história e as regras deste esporte – YouTube

ATIVIDADE 2

UM DOS MOVIMENTOS DE ATAQUE DA ESGRIMA É O AFUNDO. ESTE MOVIMENTO ESTIMULA O ALONGAMENTO DE MEMBROS INFERIORES. VAMOS ENTÃO PRATICAR EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO E EXPERIMENTAR O AFUNDO? ASSISTA O VÍDEO ABAIXO E SIGA AS ORIENTAÇÕES DA PROFESSORA SARA. VISTA ROUPAS CONFORTÁVEIS, CALCE TÊNIS OU FIQUE DESCALÇO, USE UM ESPAÇO LIVRE DE OBSTÁCULOS, RESPEITE OS LIMITES DO SEU CORPO E HIDRATE-SE.

Disponível em: Movimento Afundo – Esgrima – YouTube

ATIVIDADE 3

AMANDA NETTO SIMEÃO, DE CURITIBA-PR, É  ATLETA DE ESGRIMA, DA MODALIDADE ESPADA. EM UMA COMPETIÇÃO REGIONAL, ELA ESTÁ EM PRIMEIRO LUGAR COM 370 PONTOS. PARA ENCERRAR O TORNEIO, FALTAM OITO DISPUTAS PARA CADA ATLETA. EM CADA PROVA, SE O ATLETA CONSAGRAR-SE VENCEDOR, ELE GANHA 22 PONTOS. A ATLETA QUE ESTÁ NO DÉCIMO LUGAR, COM 120 PONTOS, AINDA TEM CHANCE DE SER CAMPEÃ? REGISTRE EM SEU CADERNO SUA RESPOSTA E JUSTIFIQUE.


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0325) CONHECER O CONCEITO, A ORIGEM, AS NORMAS, OBJETIVOS E FUNDAMENTOS DAS DIFERENTES LUTAS
Matemática(EAJAMA0309) RESOLVER E ELABORAR SITUAÇÕES-PROBLEMA, ENVOLVENDO DIFERENTES SIGNIFICADOS DA MULTIPLICAÇÃO, COMO CÁLCULO POR ESTIMATIVA, CÁLCULO MENTAL E ALGORITMOS.