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ARTE – Museu Memorial do Cerrado: A história do Ipê (aula 4)

Olá, estudante!
Esta videoaula de Artes foi veiculada na TV no dia 09/12/2021 (Quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.


Aprendemos tanto até aqui! Nesse especial sobre Arte e Educação Ambiental dialogamos sobre a importância do nosso Bioma Cerrado bem como a forma como ele vem sendo devastado. E como a arte pode auxiliar a vermos o Cerrado por um novo ângulo e ser uma resposta à sustentabilidade. E na última aula desse especial vamos conhecer uma linda história: sobre como teria surgido a arvore símbolo do Cerrado: o Ipê.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – Projeto: Vamos ao Museu?


ARTE | 9º ANO | ENSINO FUNDAMENTAL | PROF.: POLLYANNA BRITO

Curiosidades sobre o ipê 

Você sabia que o ipê é a árvore símbolo do Cerrado? Vamos descobrir por quê? Existem várias espécies de ipês e em várias cores: branco, Amarelo, Amarelo do Brejo, Amarelo da Casca Lisa, Amarelo do Cerrado, Rosa, Roxo, Roxo Bola, Roxo da Mata, Púrpura. 

O ipê ainda possui propriedades medicinais: sua casca, entrecasca e a folha do ipê possuem propriedades curativas, sendo utilizadas no tratamento de amidalites, estomatites, infecções renais, dermatites, varizes, certas doenças dos olhos e em outras doenças. Elas são consideradas também como antidiarréicas, antiinflamatórias, antiinfecciosas, antitumorais, febrífugas e cicatrizantes. (Leia mais em: https://www.comprerural.com/ipe-a-arvore-do-brasil/). 


Vamos conhecer uma linda história sobre como teriam surgido os ipês? 

Certa vez contaram uma linda história sobre o ipê:

– Quando Deus estava preparando o mundo, se reuniu em uma tarde com todas as árvores. Ele pediu para que cada árvore escolhesse que época gostaria de florescer e embelezar a terra. Foi aquela alegria. Outono, verão, Primavera, diziam! Porém Deus observou que nem uma escolhia a estação do inverno. Então Deus parou a reunião e perguntou: – Por que ninguém escolhe a época do inverno?!? 

Cada um tinha sua razão. Muito seco! muito frio! muita queimada! Então Deus pediu um favor. Eu preciso de pelo menos uma árvore, que embeleze o inverno, que seja corajosa, para enfrentar o frio, a seca e as queimadas e no frio embelezar o mundo… Todos ficaram em silêncio. 

Foi então que uma árvore quietinha lá no fundo, balançou as folhas e disse: – Eu vou!… E Deus com um sorriso perguntou: – Qual seu nome minha filha?! Me chamo Ipê, senhor! As outras árvores ficaram espantadas com a coragem do Ipê em querer florescer no inverno. 

Então Deus respondeu: – Por atender meu pedido farei com que você floresça no inverno não só com uma cor. Para que também no inverno o mundo seja colorido. Como agradecimento, terás diferentes cores e texturas, sua linhagem será enorme. E assim Deus fez uma das mais lindas árvores que da cor ao inverno. E por isso temos os Ipês: Branco; Amarelo; Amarelo do Brejo; Amarelo da Casca Lisa; Amarelo do Cerrado; Rosa; Roxo; Roxo Bola; Roxo da Mata; Púrpura. (História de José Hermes Sandoval Braga por Carminha Braga). Moral da história: Que sejamos como os ipês, que saibamos florir nos invernos da vida! (Disponível em: leia mais em: https://www.comprerural.com/ipe-a-arvore-do-brasil/). 


Atividade

      Vamos criar ipês? 

  1. Pinte o fundo do seu papel de forma bem colorida
  2. Desenhe o caule do ipê (lembre-se que ele não é tão retinho e que é mais escuro). 
  3. Colo bolinhas de papel crepom (lembre-se que encontramos na natureza ipês roxos, amarelos, brancos e rosa) 
  4. E o mais importante: use sua criatividade sem limites!  

Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).

Habilidades estruturantes

(GO-EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. 

(GO-EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.


Referências: https://museucerrado.com.br/eco-historia/memorial-do-cerrado/, https://especiais.opopular.com.br/museu-e-seu/memorial-do-cerrado, https://educacaoetransformacaooficial.blogspot.com/2019/09/primavera.html. Acessado em: 30 set. de 2021