Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 5ª SÉRIE da Eja.
Na aula de hoje vamos dialogar sobre a relação da ginástica com o disciplinamento do corpo.
ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA GINÁSTICA E O DISCIPLINAMENTO DO CORPO
O Professor Luciano pontuou em sua videoaula que a nossa sociedade exerce uma constante vigilância sobre os indivíduos. Através da normatização, leis e regras, ela impõe limites, proibições e obrigações a todos e molda a conduta de cada cidadão. Essa vigilância é incorporada cognitivamente e através do disciplinamento do corpo.
Entendemos que esse disciplinamento é um processo de desenvolvimento do controle sobre o corpo, da vontade e da força produtiva, e tem como objetivo aproveitar o máximo das nossas potencialidades. As instituições militares, com sua hierarquia e regras rígidas são um dos melhores exemplos de como e onde ocorre o disciplinamento do corpo. Nos quartéis, através de exercícios como Ordem Unida e métodos de ginástica específicos, se controla a vontade e a força produtiva dos indivíduos, tornando-os disciplinados. Nas escolas também ocorre esse processo, com o objetivo de potencializar as aprendizagens. Limitar a movimentação durante as aulas e conversas paralelas, cobrar atenção, e até a organização da sala com carteiras em fila, são formas de disciplinar o corpo e moldar o comportamento.
Compreendemos que a Ginástica é uma atividade típica tanto nas instituições militares quanto nas escolas, através das aulas de Educação Física, e foi introduzida nestas instituições exatamente por sua influência no disciplinamento do corpo. Ela é uma prática que teve origem na pré-história, mas ficou desvalorizada e até proibida durante o período da Idade Média. Mas, com o início da Idade Moderna, que foi marcado também pela Revolução Industrial e a Revolução Francesa, houve então um resgate das práticas gímnicas, e diferentes métodos de ginástica foram desenvolvidos. Tais métodos foram criados em um período que ficou conhecido como Movimento Ginástico Europeu, em que foram desenvolvidas diferentes técnicas e exercícios que tinham como objetivo geral o disciplinamento e o fortalecimento do corpo, para atender interesses voltados ao aumento da produtividade nas recém criadas fábricas, para defender a pátria, e para o desenvolvimento do higienismo e, em muitos casos, a eugenia.
ATIVIDADE 1
O Estado brasileiro é formado pelo seu território, povo, governo, regras e leis. O Estado brasileiro é soberano para governar seu povo dentro do seu território. Através das regras e leis, o Estado impõe limites, proibições e obrigações para todos e molda assim a conduta de cada cidadão. Além das leis e regras, o Estado possui Instituições que, entre outras funções, realizam o disciplinamento do corpo através do exercício da submissão, obediência e instrução. Discuta sobre o disciplinamento do corpo com seus colegas e familiares. Qual a importância e consequência de se desenvolver a disciplina? Você acha positivo ou negativo? E qual é o poder do Estado sobre nossos corpos? Escreva suas conclusões em seu caderno.
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Educação Física | (EAJAEF0520) Refletir a influência da ginástica no disciplinamento do corpo. |
História | (EAJAHI0503) Discutir a origem do Estado e seu papel social historicamente construído pelas sociedades humanas. |