– OLÁ PESSOAL! TUDO BEM POR AÍ? COMO A ÁGUA ESTÁ PRESENTE EM SEU DIA A DIA? QUE CUIDADOS VOCÊ TEM AO USAR A ÁGUA? JÁ IMAGINOU COMO SERIA NÃO TER ÁGUA? A ÁGUA PODE ACABAR? DE ONDE VEM A ÁGUA QUE ABASTECE A SUA CASA?
A ÁGUA É UM RECURSO NATURAL, VALIOSO E ESSENCIAL PARA A VIDA DE TODOS OS SERES VIVOS. ELA ESTÁ PRESENTE EM DIVERSOS LUGARES, DESDE AS FLORESTAS ATÉ AS CIDADES, PERMITINDO A VIDA POR ONDE PASSA.
A ÁGUA ESTÁ PRESENTE EM VÁRIOS MOMENTOS DE NOSSO DIA A DIA: PARA TOMARMOS BANHO E ESCOVARMOS OS DENTES, PARA COZINHAR, PARA LAVAR A ROUPA… SEM CONTAR QUE TUDO O QUE USAMOS – ROUPAS, ALIMENTOS, MÓVEIS ETC. – PRECISA DA ÁGUA PARA QUE POSSA SER PRODUZIDO.
NESTA ATIVIDADE, ABORDAREMOS SOBRE A ÁGUA, SUA IMPORTÂNCIA E PRESERVAÇÃO.
ATIVIDADE 1
VOCÊ JÁ VIU UMA FOTOGRAFIA DO NOSSO PLANETA, VISTO DE CIMA? BEM, ELE É AZUL. E O MOTIVO DISTO É QUE 70% DELE É FEITO DE ÁGUA. A TERRA É O ÚNICO PLANETA DO SISTEMA SOLAR QUE TEM ÁGUA EM ESTADO LÍQUIDO. POR ISSO, RECEBE O NOME DE PLANETA AZUL. OBSERVE:
AGORA, FAÇA UMA LISTA DE TODAS AS ATIVIDADES QUE VOCÊ FAZ DURANTE O DIA QUE UTILIZAM ÁGUA, DESDE A HORA QUE VOCÊ LEVANTA DA CAMA ATÉ A NOITE, ANTES DE IR DORMIR.
ATIVIDADE 2
FAÇA A LEITURA E RESPONDA ÀS QUESTÕES PROPOSTAS:
ÁGUA, DONA DA VIDA ÁGUA É SUSTENTAÇÃODA VIDA ÚNICA E SAUDÁVELO MUNDO A ELA SE RENDEE O SER HUMANO DEPENDEDE QUE ELA SEJA POTÁVEL! MAS HÁ UM ALERTA URGENTENA PESQUISA CONFIRMADACHEGANDO A NOS ASSUSTARQUE A ÁGUA PODE FALTARSE NÃO FOR ECONOMIZADA! O NOSSO SISTEMA HÍDRICOESTÁ COM DEFICIÊNCIAPASSANDO POR SACRIFÍCIOSDEVIDO AOS DESPERDÍCIOSOCORRIDOS COM FREQUÊNCIA! DESPERTA POVÃO, DESPERTAESTÁ NA HORA DE ACORDARÁGUA É DONA DA VIDAE NÃO PODE SER POLUÍDAVAMOS NOS CONSCIENTIZAR! |
1 – O TEXTO QUE VOCÊ ACABOU DE LER É:
( ) UM POEMA
( ) UM BILHETE
( ) UM ANÚNCIO
2 – COM QUE INTENÇÃO ESTE POEMA FOI ESCRITO?
( ) CONSCIENTIZAR AS PESSOAS A ARMAZENAR ÁGUA.
( ) CONSCIENTIZAR AS PESSOAS A EVITAR O DESPERDÍCIO E A POLUIÇÃO DE ÁGUA.
( ) CONSCIENTIZAR QUE NÃO É NECESSÁRIO ECONOMIZAR ÁGUA.
3 – ”ÁGUA É SUSTENTAÇÃO / DA VIDA ÚNICA E SAUDÁVEL”. O QUE ESSES VERSOS INDICAM?
4 – POR QUE A ÁGUA DEVE SER PRESERVADA?
ATIVIDADE 3
PARA QUE A ÁGUA ESTEJA EM CONDIÇÕES ADEQUADAS PARA O CONSUMO HUMANO, ELA PRECISA ESTAR LIMPA, DEVE SER INCOLOR, INSÍPIDA E INODORA. DEVE SER POTÁVEL, A ÁGUA DEVE SER TRATADA ANTES DE CHEGAR ÀS NOSSAS CASAS. DEPOIS DE UTILIZADA (DESCARGA, BANHO, LAVAR LOUÇA, ETC.) A ÁGUA DO ESGOTO (ÁGUA SUJA) PRECISA SER COLETADA E DEPOIS TRATADA, PARA LIMPAR A ÁGUA ANTES DE SER LANÇADA NOS RIOS E MAR. MAS, EM ALGUNS LUGARES ISSO NÃO ACONTECE E A ÁGUA SUJA VAI PARAR DIRETO NOS RIOS OU MAR. OBSERVE A IMAGEM:
QUAIS PREJUÍZOS ESSA AÇÃO PODE GERAR? QUAL A ATITUDE DEVE SER REPENSADA?
APÓS ESTA REFLEXÃO, PRODUZA UM TEXTO INFORMANDO SOBRE A NECESSIDADE DE COLETA E TRATAMENTO DE ESGOTO.
ATIVIDADE 4
DE CADA 100 LITROS DE ÁGUA TRATADA NO BRASIL, SOMENTE 63 LITROS SÃO CONSUMIDOS E OS 37 RESTANTES SÃO PERDIDOS. ESTUDOS APONTAM QUE O CONSUMO DIÁRIO RECOMENDADO É 110 LITROS POR HABITANTE/DIA. ESSA QUANTIDADE É SUFICIENTE PARA SUPRIR AS NECESSIDADES BÁSICAS DE UMA PESSOA. CONHEÇA A QUANTIDADE DE ÁGUA GASTA EM ALGUMAS ATIVIDADES:
-QUAL O MAIOR GASTO DE ÁGUA? QUAL PORCENTAGEM?
-QUAL O MENOR GASTO DE ÁGUA? QUAL PORCENTAGEM?
-O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA ECONOMIZAR ÁGUA?
RELEMBRANDO!!!!!!!
- A ÁGUA É UM RECURSO NATURAL, VALIOSO E ESSENCIAL PARA A VIDA DE TODOS OS SERES VIVOS. ELA ESTÁ PRESENTE EM DIVERSOS LUGARES, DESDE AS FLORESTAS ATÉ AS CIDADES, PERMITINDO A VIDA POR ONDE PASSA.
- A ÁGUA ESTÁ PRESENTE EM VÁRIOS MOMENTOS DE NOSSO DIA A DIA: PARA TOMARMOS BANHO E ESCOVARMOS OS DENTES, PARA COZINHAR, PARA LAVAR A ROUPA… SEM CONTAR QUE TUDO O QUE USAMOS – ROUPAS, ALIMENTOS, MÓVEIS ETC. – PRECISA DA ÁGUA PARA QUE POSSA SER PRODUZIDO.
- DE CADA 100 LITROS DE ÁGUA TRATADA NO BRASIL, SOMENTE 63 LITROS SÃO CONSUMIDOS E OS 37 RESTANTES SÃO PERDIDOS.
- ESTUDOS APONTAM QUE O CONSUMO DIÁRIO RECOMENDADO É 110 LITROS POR HABITANTE/DIA. ESSA QUANTIDADE É SUFICIENTE PARA SUPRIR AS NECESSIDADES BÁSICAS DE UMA PESSOA.
- PARA QUE A ÁGUA ESTEJA EM CONDIÇÕES ADEQUADAS PARA O CONSUMO HUMANO, ELA PRECISA ESTAR LIMPA, DEVE SER INCOLOR, INSÍPIDA E INODORA. DEVE SER POTÁVEL, A ÁGUA DEVE SER TRATADA ANTES DE CHEGAR ÀS NOSSAS CASAS.
- DEPOIS DE UTILIZADA (DESCARGA, BANHO, LAVAR LOUÇA, ETC.) A ÁGUA DO ESGOTO (ÁGUA SUJA) PRECISA SER COLETADA E DEPOIS TRATADA, PARA LIMPAR A ÁGUA ANTES DE SER LANÇADA NOS RIOS E MAR.
EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJALP0241) Identificar a finalidade de um texto e sua aceitabilidade social.(EAJALP0259) Produzir diferentes gêneros do campo de estudos e pesquisa.(EAJALP0203) Identificar a tipologia, características e organização dos diferentes gêneros textuais. (EAJAGE0216) Perceber os diferentes espaços da hidrosfera, a sua importância e os impactos socioambientais gerados pelo seu uso. (EAJAGE0114) Reconhecer e valorizar o próprio saber sobre o meio natural e social correlacionando-o com a qualidade de vida. |
Referências: | Matriz Estruturante Eaja – 2021/ 1º Segmento |