Olá, estudante. Esta videoaula de História do 9º ano foi veiculada na TV no dia 02/12/2021 (Quinta-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Nesta aula faremos uma revisão de alguns fatos históricos estudados durante esse ano e os problematizaremos novamente visando provocar uma maior compreensão sobre alguns fatos no presente. Explicaremos e demonstraremos que através do conhecimento e compreensão de nossa realidade e sociedade podemos interferir nestas para promover uma sociedade justa e equitativa.
Assista a videoaula abaixo, com a temática – História – Por que estudar história? Perspectivas para o compreender e intervir
Por que e para que estudar história?
Certamente você já deve ter feito essa pergunta: porque estudar sobre o passado?
Chegamos a mais um final de ano de estudos sobre a história, sobre o tempo, sobre você e a história do homem ao passar do tempo. Estudar história não é sobre memorizar datas, locais ou acontecimentos para depois recitá-los. Estudar história é uma possibilidade para conhecer a si, o outro e a sociedade e intervir.
De acordo com SCHMIDT que cita os estudos do alemão Jorn Rusen que defende em sua teoria (SCHMIDT 2017, p. 62): “compreender como o pensamento histórico contribui para orientar, temporalmente, a vida humana para dentro (identidade) e para fora (práxis).
Como bem diz o Historiador March Bloch: a História não é a ciência que estuda os acontecimentos passados, mas sim a ciência que estuda o homem e sua ação no tempo¹. Pois bem, é isso que estudaremos. De acordo com o historiador citado acima, a história é a ciência que estuda o homem e sua ação no tempo eu acrescento e no espaço.
Mas, qual o significado disso? Como isso é feito?
Historicizar
atribuir carácter histórico a; colocar (fato, fenômeno, etc.) em contexto histórico
Disponível em:<https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/historicizar>. Acesso em 04 Novembro 2021
A grande imigração
No início da República, ocorreu no Brasil a chamada “grande imigração”. Nesse período, muitos estrangeiros deixaram seus países de origem e vieram se estabelecer no Brasil. Desde a época da proibição do tráfico de escravizados africanos, em 1850, diversos grupos da elite brasileira compartilhavam a ideia de que era necessário trazer imigrantes para o Brasil, a fim de substituir a mão de obra escravizada. Com a abolição da escravidão, em 1888, grande parte da elite brasileira aderiu a essa ideia.
O governo republicano deu grande incentivo à imigração para o Brasil, investindo no subsídio da viagem das famílias de imigrantes. Os principais grupos que vieram para o Brasil nesse período foram os de origens italiana, portuguesa, espanhola, alemã, japonesa, libanesa e síria. Esses grupos de imigrantes tinham cada uma sua própria cultura e, ao se integrarem à sociedade brasileira, deram uma grande contribuição para a diversidade cultural presente em nosso país.
A imagem a seguir exemplifica essa grande imigração
Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_no_Brasil#/media/Ficheiro:Colonos-caxienses.jpg>. Acesso em: 03 novembro 2021.
Guerra de Canudos (BA 1896 – 1897) Antônio Conselheiro
Causas:
miséria crônica da população nordestina, má distribuição de terras, descaso com o trabalhador rural, seca, aumento de impostos, separação entre religião e Estado decorrente da proclamação da República. Canudos era uma cidade autossustentável, com roças e rebanhos coletivos.
Disponível em:<https://www.ebiografia.com/antonio_conselheiro/>. Acesso em: 13 novembro 2021.
Os ex-escravizados após a abolição
A abolição da escravidão foi importante porque trouxe igualdade perante a lei para todos os brasileiros, independentemente da origem étnica de cada um. Porém, ela não foi suficiente para igualar, na prática, os ex-escravizados e seus descendentes aos demais cidadãos brasileiros. A Lei Áurea deixou-os abandonados à própria sorte. Desprovidos de qualquer patrimônio, vivendo na mais absoluta miséria.
A Constituição de 1934 determinava que era dever do Estado “estimular a educação eugênica”.
Um dos grandes temas ali foi a “educação para promover a consciência eugênica”. O intuito era estimular jovens estudantes a não contrair matrimônio com raças e classes sociais diferentes.
O ideal de educação para boa parte dos eugenistas estava associado à formação da consciência eugênica com o intuito de que os jovens não contraíssem matrimônio com raças e classes sociais diferentes. Tinha em vista que os casais pudessem gerar filhos eugenizados em número maior que os degenerados.
Plano Cohen
Documento divulgado pelo governo brasileiro em setembro de 1937, atribuído à Internacional Comunista, contendo um suposto plano para a tomada do poder pelos comunistas. Anos mais tarde, ficaria comprovado que o documento foi forjado com a intenção de justificar a instauração da ditadura do Estado Novo, em novembro de 1937.
Disponível em:<https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos30-37/GolpeEstadoNovo/PlanoCohen>. Acesso em 03 Novembro 2021.
1937: Divulgação do “Plano Cohen” (suposto plano comunista para tomar o poder). Congresso é fechado e eleições suspensas.
O golpe civil-militar de 1964
SINOPSE FILME ZUZU ANGEL
Brasil, anos 60. A ditadura militar faz o país mergulhar em um dos momentos mais terríveis de sua história. Alheia a tudo isto, Zuzu Angel (Patrícia Pillar), uma estilista de modas, fica cada vez mais famosa no Brasil e no exterior. Paralelamente seu filho, Stuart (Daniel de Oliveira), ingressa na luta armada, que combatia as arbitrariedades dos militares. Resumindo: as diferenças ideológicas entre mãe e filho eram profundas. Numa noite Zuzu recebe uma ligação, dizendo que Stuart tinha sido preso pelos militares. As forças armadas negam. Pouco tempo depois ela recebe uma carta dizendo que Stuart foi torturado até a morte na aeronáutica. Então ela inicia uma batalha aparentemente simples: localizar o corpo do filho e enterrá-lo. Mas Zuzu vai se tornando uma figura cada vez mais incômoda para a ditadura.
Disponível em: <https://www.adorocinema.com/filmes/filme-124850/>. Acesso em: 03 novembro 2021.
Atividades
Questão 1 – Leia o 3° Artigo da Constituição Brasileira de 1988 e depois faça o que se pede:
Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
I – construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II – garantir o desenvolvimento nacional;
III – erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV – promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 04 Novembro 2021.
Escreva um texto comentando o significado de cada inciso (em algarismo romano). Compartilhe em suas redes sociais. Instagram/Facebook. @smegoiania
Questão 2 – Análise letra da música: London London de Caetano Veloso.
Londres, Londres
Eu estou andando em círculos, sem rumo
Estou solitário em Londres, Londres é amavél também
Cruzo as ruas sem medo
Todos mantém o caminho livre
Eu conheço, não conheço ninguém aqui para dar oi
Eu sei que eles deixam o caminho livre
Estou solitário em Londres sem medo
Eu estou andando em círculos aqui, sem rumo
Enquanto meus olhos saem procurando discos voadores no céu
Oh domingo, segunda, o outono, passam por mim
E as pessoas passam apressadas em paz
Um grupo se aproxima de um policial
Ele parece tão satisfeito em agradá-los
É bom, pelo menos, para viver, e eu concordo
Ele parece tão satisfeito, pelo menos
E é tão bom viver em paz
E domingo, segunda, anos, e eu concordo
Enquanto meus olhos saem procurando discos voadores no céu
Não escolho nenhum rosto para olhar, não escolho
Só aconteceu de eu estar aqui, e tudo bem
Grama verde, olhos azuis, céu cinza
Deus abençoe a dor silenciosa e a felicidade
Eu vim para dizer sim e digo
Enquanto meus olhos saem procurando discos voadores no céu
Sim, meus olhos vão à procura de discos voadores no céu.
Disponível em: <https://www.vagalume.com.br/caetano-veloso/london-london-traducao.html>. Acesso em 03 de Novembro de 2021.
Habilidades estruturantes: | (EF06HI02) Identificar a gênese da produção do saber histórico. (GO-EF09HI36-A) Conhecer e problematizar as políticas públicas afirmativas para populações remanescentes e descendentes de minorias étnicas no Brasil e em Goiás.(EF09HI26) Discutir e analisar as causas da violência contra populações marginalizadas (negros, indígenas, mulheres, homossexuais, camponeses, pobres etc.) com vistas à tomada de consciência e à construção de uma cultura de paz, empatia e respeito às pessoas. |
Referências: | BOULOS JÚNIOR, Alfredo. Sociedade e Cidadania. São Paulo: FTD, 2015. DIAS, Adriana Machado Vontade de saber: história: 9° ano: ensino fundamental: anos finais / Adriana Machado Dias, Keila Grinberg, Marco César Pellegrini. — 1. ed. — São Paulo: Quinteto Editorial, 2018. VICENTINO, Cláudio Teláris história, 6° ano: Ensino Fundamental, anos finais /Cláudio vicentino, José Bruno Vicentino. 1. Ed. São Paulo: Ática, 2018. |