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Geografia – Unidades de conservação

Olá, estudantes.  Esta videoaula de Geografia do 7º ano foi veiculada na TV no dia 30/11/2021 (Terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Na aula de hoje vamos compreender compreender a importância das unidades de conservação

Parque Nacional do Iguaçú. Temática – Geografia – Unidades de conservação. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Parque_Nacional_do_Igua%C3%A7%C3%BA_-Igua%C3%A7u_National_Park(14119843754).jpg>. Acesso em: 03 de Novembro de 2021.

Assista a videoaula abaixo, com a temática – Geografia – Unidades de conservação

GEOGRAFIA | 7º ANO | ENSINO FUNDAMENTAL | PROF.: AILTON

Unidades de conservação (UCs)

Ainda que desconhecida por boa parte dos brasileiros, a Constituição Federal (1988), no Art. 225, estabelece que é dever do poder público e à coletividade, que nesse caso somos nós, preservar e defender o meio ambiente ecologicamente equilibrado. Bom,  nem sempre é isso que podemos observar quando ligamos a TV e vemos diversas notícias que passam por incêndios criminosos na vegetação nativa de uma região, ausência de respeito e consciência na utilização dos recursos hídricos, dentre outros. 

As atividades extrativista são essenciais para a manutenção dos seres humanos, no entanto, devemos compreender que quando ocorrem sem técnicas adequadas ou sem rigor ambiental as consequências para o ambiente são grandes e, em alguns casos, podem ser irreversíveis. Entendendo que zelar pelo equilíbrio ecológico é responsabilidade de todos, ainda que não sejamos moradores de áreas florestadas, podemos fazer a nossa parte quando descartamos o lixo de forma correta, ao adotar práticas de consumo mais consciente e não gerando desperdício na utilização d’ água e energia elétrica.

Mas, o que são Unidades de Conservação? São áreas de preservação ambiental, áreas protegidas por suas características naturais especiais, regulamentadas pela Lei no. 9.985, de 2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), são instituídas pelo Poder Público. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), é órgão federal responsável pela gestão dessas áreas no governo federal, cada esfera de poder (federal, estadual e municipal)  contribuem na manutenção e preservação desses espaço, ficando sob responsabilidade do ICMBio definir as UCs em qualquer que seja a Unidade da Federação brasileira. 

As Unidades de Conservação estão divididas em dois grupos: proteção integral e uso sustentável. Nas unidades de proteção integral não é permitido a extração, comercialização ou uso direto de qualquer recurso natural, sendo áreas destinadas à preservação ambiental, visitas educacionais e científicas. Já as unidades de uso sustentável é permitido a extração e comercialização dos seus recursos naturais, de forma que a perenidade deste seja mantida e que causem o menor impacto ambiental possível. Veja a tabela dos tipos de unidades.

Proteção Integral Uso Sustentável 
Estação EcológicaÁrea de Relevante Interesse Ecológico
Parque NacionalÁrea de Proteção Ambiental
Monumento Natural Reserva de Desenvolvimento Sustentável
Refúgio de vida silvestreReserva de Fauna
Reserva BiológicaReserva Extrativista
Reserva Particular do Patrimônio Natural 
Tabela I. Classificação das Unidades de preservação. Fonte: O que são Unidades de Conservação. Dicionário Ambiental. ((o))eco, Rio de Janeiro, abr. 2013. Disponível em: <http://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/27099-o-que-sao-unidades-de-conservacao/>. Acesso em: 02 de outubro de 2021.

É possível compreender, pela Tabela I, que existem diferentes definições para as Unidades de Conservação, as classificadas como Uso Sustentável: Reserva Extrativista são utilizadas principalmente pelos povos tradicionais, onde o seus hábitos de vida e amplo conhecimento sobre os recursos naturais permite o uso não predatório dos recursos nativos dessas regiões. Observa o mapa:

Figura I: Unidades de Conservação Federais. Fonte: BRASIL – ICMBio. Mapa Unidades de Conservação- Junho de 2019. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio. 2018. Disponível em:<https://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/servicos/geoprocessamento/DCOL/dados_vetoriais/MapaUCS_junho_2019_web.pdf>. Acesso em: outubro de 2021.

A Figura I apresenta em verde claro as Unidades de Proteção Integral e em alaranjado as áreas de Uso Sustentável, é possível observar que a Região Norte do Brasil é onde encontramos boa parte das Ucs brasileiras, os povos da florestas que consistem em comunidades ribeirinhas, castanheiros, seringueiros e índios vivem nesses espaços em harmonia com a floresta. Segundo ICMBio, existem atualmente 334 UCs (Uso sustentável:149 e Proteção Integral: 185)  que ocupam aproximadamente 171 milhões de hectares. 

Ainda que as Ucs pareçam ocupar expressiva extensão territorial precisamos compreender que é preciso ampliar áreas de preservação em nosso país, de acordo com monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apenas no ano de 2020, 4,5 milhões de hectares foram queimados no Pantanal (um dos menores biomas brasileiros). 

Existe o esforço dos ambientalistas pela conservação dos corredores ecológicos, que servem para ligar duas Unidades de Conservação e permitir o trânsito das espécies entre as áreas preservadas, o que possibilitaria ampliação da preservação ambiental e manutenção da fauna em diferentes áreas. 

Atividades

Responda as questões abaixo e registre as respostas em seu caderno. Se possível, compartilhe com os colegas e professores. 

Questão 1 – Observe a Figura I e identifique quais Unidades de Conservação existem no Estado de Goiás. 

Questão 2 – Ao observar o número de UCs presentes no Estado de Goiás, você considera suficiente para preservar o Cerrado? É possível pensar a preservação ambiental, mesmo sem estabelecer Unidades de Conservação?


Habilidade estruturante: (EF07GE12-A) Identificar e compreender a importância das unidades de conservação e dos corredores do seu município, de Goiás e do Brasil.
Referências:ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 7° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018.   
AB’SABER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê, 2003.
BRASIL – ICMBio. Mosaicos e Corredores Ecológicos.Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio. 2018. Disponívelem:<https://www.icmbio.gov.br/portal/mosaicosecorredoresecologicos>. Acesso em: outubro de 2021
BRASIL – ICMBio. Criação de Unidades de Conservação.Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio. 2018. Disponívelem:<https://www.icmbio.gov.br/portal/criacaodeunidadesdeconservacao>. Acesso em: outubro de 2021
BRASIL – ICMBio. Mapa Unidades de Conservação- Junho de 2019. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio. 2018. Disponível em:<https://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/servicos/geoprocessamento/DCOL/dados_vetoriais/MapaUCS_junho_2019_web.pdf>. Acesso em: outubro de 2021
SILVA, A. O. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/228990/23395>. Acesso em: setembro de 2021.
O que são Unidades de Conservação. Dicionário Ambiental. ((o))eco, Rio de Janeiro, abr. 2013. Disponível em: <http://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/27099-o-que-sao-unidades-de-conservacao/>. Acesso em: 02 de outubro de 2021.