Olá! Esta aula de Matemática é destinada a estudantes da 6ª Série da Eaja.
Nesta atividade, você irá resolver identificar as características dos triângulos e classificá-los em relação às medidas dos lados e dos ângulos.
Assista à videoaula do professor Hélio sobre essa temática.
Alguns Conceitos Iniciais
Triângulo (Definição): é a figura geométrica que ocupa o espaço interno limitado por três segmentos de reta que concorrem, dois a dois, em três pontos diferentes formando três lados e três ângulos que somam 180º.
Condição de existência de um Triângulo
A construção de um triângulo é possível apenas quando a medida do maior lado é menor que a soma das medidas dos outros dois lados. Essa é a condição de existência de um triângulo.
Imagem disponível em: PNLD Souza, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 7º ano, p. 81.
Na figura A, a medida do maior lado (10 cm) é menor do que a soma das medidas dos outros dois lados (8+6=14cm), portanto existe o triângulo com essas 3 medidas.
Na figura B, a medida do maior lado (10 cm) não é menor do que a soma das medidas dos outros lados (2+6=8 cm), portanto não existe o triângulo com essas 3 medidas.
Exercício proposto
Identifique as fichas a seguir, que apresentam medidas com as quais é possível representar os lados de um triângulo. Lembre-se para que exista um triângulo, a maior medida deve ser menor do que a soma das outras duas.
Classificação dos Ângulos
Os ângulos são classificados de acordo com suas medidas, são eles:
Classificação dos Triângulos
Os triângulos podem ser classificados de acordo com as medidas dos seus lados e dos seus ângulos
Problemas resolvidos
- Determine os valores de x e y sabendo que o triângulo é equilátero.
- Classifique os triângulos de acordo com as medidas dos seus lados e dos seus ângulos.
Problemas propostos
1) Das sentenças abaixo, assinale V para a sentença verdadeira e F para a falsa. Justifique sua resposta.
A) Um triângulo equilátero pode ser retângulo.
B) Todo triângulo retângulo é escaleno.
C) Todo triângulo equilátero é acutângulo.
D) Todo triângulo obtuso é isósceles.
E) Todo triângulo isósceles é acutângulo.
2) Assinale a alternativa correta sobre a classificação dos triângulos. Justifique sua resposta.
A) Triângulo equilátero é aquele que possui todos os ângulos medindo 90º.
B) Triângulo isósceles é aquele que possui todos os lados diferentes.
C) Triângulo acutângulo é aquele que possui exatamente um ângulo agudo.
D) Triângulo obtusângulo é aquele que possui um ângulo obtuso.
E) Triângulo retângulo é aquele que possui todos os seus ângulos retos.
3) Se o triângulo abaixo é isósceles de base BC, determine o valor de x
4) O triângulo ABC é equilátero, determine o valor de x e y
Assista aos vídeos no canal do Prof. Hélio para aprender um pouco mais. Link: Professor Helio Roberto da Rocha – YouTube
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EAJAMA0528) Identificar características dos triângulos e classificá-los em relação às medidas dos lados e dos ângulos. |
Referências: | GIOVANNI JÚNIOR,, José Ruy – A conquista da matemática: 7o ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018. SOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 7º ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018. |
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).