Na atividade anterior, você estudou sobre o corpo humano e o esqueleto. Agora, assista ao vídeo abaixo do “Sid, O Cientista- Exercícios”, publicado no Youtube:
No vídeo, o Sid aprendeu como manter o corpo saudável e cheio de energia, praticando exercícios.
Você ainda pode fazer uma atividade bem legal! Mas, para fazer essa atividade, é preciso ver as informações presentes na imagem abaixo:
Fonte: https://goo.gl/2YsOFv
Agora que você já sabe que um mapa é uma maneira de dar informações por meio de representações gráficas, é hora de construir um mapa.
Mas o que um mapa tem a ver com o corpo humano? Chegou a sua vez de representar o seu corpo.
Deite-se sobre um papelão ou no chão mesmo. Peça a uma pessoa da sua casa para passar a caneta ao redor do seu corpo, fazendo o contorno nele. Faça como na imagem abaixo.
https://demonstre.com/wp-content/uploads/2016/03/Mapeando-o-Corpojpg.png
Agora Siga as Instruções Abaixo:
🙂 Quando terminar, escreva no mapa do seu corpo os nomes das partes que você aprendeu.
🙂 Preste muita atenção no mapa do seu corpo e escreva em seu caderno a pergunta a seguir:
🙂 Quais as partes do corpo que estão se repetindo?
🙂 As partes do corpo que se repetem sempre se localizam em lados diferentes do corpo humano.
🙂 Cada lado do seu corpo recebe um nome diferente. Há o lado DIREITO e o lado ESQUERDO.
🙂 Retorne ao seu mapa e escreva uma letra D onde é a mão direita e uma letra E onde é a mão esquerda.
🙂 Faça da mesma maneira com as outras partes do seu corpo que se repetem.
🙂 Localize em seu mapa e escreva o nome da parte do seu corpo que fica ABAIXO do tronco.
🙂 Agora, a parte do corpo que se localiza ACIMA do tronco.
🙂 Aprendeu muito hoje? Até a próxima atividade com novos conhecimentos!
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – A, B e C – Educação e Saúde Ambiental
Habilidades:
Ciências da Natureza
(EF01CI02-A/B/C) Localizar, nomear e representar, por meio de desenhos, partes do corpo humano (incluindo órgãos dos sentidos) e explicar oralmente suas funções;
Geografia
(EF02GE08-A) Identificar e elaborar diferentes formas de representação, como desenhos, mapas mentais, maquetes, croquis, para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência.
Língua Portuguesa
(EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens, gráficos e tabelas relacionam- se com a construção de sentido do texto.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.