Olá! Esta aula de LÍNGUA INGLESA é destinada aos estudantes da 7ª
Série
da Eaja
Discutiremos elementos mais aprofundados do texto narrativo, como a classificação em gêneros diversos e a identificação de alguns comportamentos típicos do discurso, como as figuras de linguagem. Desta vez, vamos fazer um estudo aprofundado de tirinhas, e os efeitos de sentido que elas provocam.
ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA ELEMENTOS DO TEXTO NARRATIVO
Os gêneros textuais narrativos possuem uma infinidade de características. Estudando a fundo as tirinhas, podemos perceber que elas são gêneros narrativos multimodais, ou seja, se utilizam de linguagem verbal e não-verbal, num curto espaço, com variação de recursos gráficos que vai desde o uso de balões e quadrinhos até o traço característico de cada desenhista. Objetivas, as tirinhas retratam desde situações cômicas do cotidiano até críticas sociais com humor ácido. Para passar sua mensagem em pouco espaço, frases marcantes e acontecimentos fantásticos podem andar lado a lado com figuras de linguagem.
As tirinhas, além de misturarem o dia-a-dia com o insólito e fazerem a crítica social, abusam do sentido conotativo das palavras e também das figuras de linguagem. As figuras de linguagem são recursos do discurso usados para enriquecer o texto, e torná-lo mais marcante na transmissão de determinados efeitos de sentidos e ideias.
Existem várias figuras de linguagem, e hoje estudaremos a comparação, que consiste na correspondência, equivalência, entre dois pontos do discurso que estão presentes no mesmo enunciado. Para fazermos uma comparação em um texto narrativo, nós recorremos às conjunções que apresentam tal função: que, do que (depois de mais, menos, maior, menor, melhor e pior), qual (depois de tal), quanto (depois de tanto), como, assim como, bem como, como se, que nem.
ATIVIDADE 1
OBSERVE A TIRINHA A SEGUIR E RESPONDA:
A) LEIA A TIRINHA COM A AJUDA DO DICIONÁRIO E/OU DO GOOGLE TRADUTOR.
B) SUBLINHE OS COGNATOS DA FALA DA HELGA.
C)TRADUZA A FALA DA HELGA.
D) DE QUE ANIMAL O HAGAR COPIOU O COSTUME?
E) FAÇA UMA PESQUISA SOBRE ESSE ANIMAL E SEUS HÁBITOS. ESCREVA-A EM SEU CADERNO.
F) QUAL É O DISCURSO HUMORÍSTICO DA TIRINHA? POR QUE ELA É ENGRAÇADA?
G) OBSERVE A LINGUAGEM NÃO VERBAL DA TIRINHA.O QUE O ANIMAL MENCIONADO ESTOCA NO INVERNO? O QUE HAGAR ESTÁ ESTOCANDO?
H) QUAL A COMPARAÇÃO QUE HELGA FAZ A RESPEITO DE HAGAR? COMO ELA É EXPLICITADA NO TEXTO?
I) TRADUZA PARA O INGLÊS AS SEGUINTES CONJUNÇÕES COMPARATIVAS: que, do que , tal qual, tanto quanto , como, assim como, bem como, como se, que nem.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
(EAJALI0707) Compreender as particularidades de textos narrativos curtos (contos, fábulas, anedotas, relatos pessoais, história em quadrinhos, tirinhas, entre outros)
(EAJALI0708) Desenvolver estratégias de leitura e compreensão dos textos narrativos.
(EAJALI0709) Compreender a linguagem verbal e a linguagem não verbal e sua aplicabilidade nos textos.