Olá! Esta aula de LÍNGUA PORTUGUESA E CIÊNCIAS é destinada aos estudantes da 4ª Série
da Eaja.
AO LONGO DOS ANOS O SER HUMANO PROCUROU CRIAR DIFERENTES REGISTROS PARA REPRESENTAR A TERRA. OS SÍMBOLOS TAMBÉM SÃO FORMAS DE REPRESENTAÇÕES E JUNTO DO ESTUDO DE DOIS GÊNEROS TEXTUAIS VOCÊ SE APROFUNDARÁ NESTES CONHECIMENTOS.
ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA PRATICANDO E PESQUISANDO – DA TERRA AOS POEMAS E VERBETES
CADA GÊNERO TEXTUAL TEM CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS. DECLAMAR UM POEMA É DIFERENTE DE LÊ-LO, VOCÊ APRESENTÁ-LO COM EMOÇÃO, INTERPRETA CADA PALAVRA E UTILIZA A LINGUAGEM DO CORPO PARA EXPRESSAR A MENSAGEM DO TEXTO. HOJE VOCÊ TAMBÉM CONHECERÁ OS VERBETES, UM TIPO DE TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA QUE VOCÊ PROVAVELMENTE JÁ TEVE ACESSO E PODE AINDA NÃO SABER QUE TEM ESSE NOME.
VAMOS LER UM POEMA DE ROSEANA MURRAY SOBRE UM MENINO QUE QUERIA SE COMUNICAR COM ALGUÉM DE UM LUGAR BEM DISTANTE. SERÁ QUE ELE VAI CONSEGUIR?
REALIZE A LEITURA DO TEXTO:
CLASSIFICADOS POÉTICOS É UM LIVRO ESCRITO POR ROSEANA MURRAY SOBRE DIVERSOS ASSUNTOS. OS POEMAS SÃO ESCRITOS NA FORMA DE CLASSIFICADOS DE JORNAL, QUE SÃO TEXTOS NORMALMENTE UTILIZADOS PARA ANUNCIAR A COMPRA OU VENDA DE PRODUTOS E SERVIÇOS, ENTRE OUTROS.
PENSE E RESPONDA ORALMENTE.
- EM SUA OPINIÃO, PORQUE O MENINO QUER SE COMUNICAR COM ALGUÉM DE OUTRA GALÁXIA?
- SEGUNDO O MENINO COMO ESTÁ O PLANETA AZUL? POR QUAL MOTIVO VOCÊ ACREDITO QUE ELE O DESCREVEU DESSA FORMA?
- QUE PLANETA AZUL É ESTE?
- POR QUE, EM UM TRECHO DO POEMA, DIZ-SE QUE O AZUL ESTÁ FICANDO DESBOTADO?
- VOCÊ ACHA POSSÍVEL QUE AS CARACTERÍSTICAS DA OUTRA GALÁXIA FAÇAM PARTE DO PLANETA AZUL TAMBÉM? POR QUÊ?
- O QUE O MENINO QUER TROCAR COM O HABITANTE DA OUTRA GALÁXIA?
- PARA VOCÊ, O QUE SIGNIFICA, NO POEMA “TROCAR ESPERANÇAS”?
- O HABITANTE DA OUTRA GALÁXIA ACREDITA QUE O PLANETA AZUL PODE MELHORAR? VOCÊ CONCORDA COM ELE? POR QUÊ?
VOCÊ CONHECE A MAFALDA, PERSONAGEM DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS? LEIA A TIRINHA ABAIXO:
QUAL É O NOME DO LIVRO QUE O PAI DE MAFALDA TEM NAS MÃOS?
OS DICIONÁRIOS GERALMENTE SÃO ORGANIZADOS EM VERBETES. OBSERVE A SEGUIR DOIS VERBETES QUE APARECEM EM SEQUÊNCIA NA MESMA PÁGINA DE UM DICIONÁRIO. A PALAVRA DESTACADA, QUE ABRE O VERBETE, CHAMA-SE ENTRADA.
VERBETE É O CONJUNTO DE INFORMAÇÕES QUE SE REFEREM A UMA PALAVRA NO DICIONÁRIO.
HÁ VÁRIAS PALAVRAS QUE POSSUEM MAIS DE UM SIGNIFICADO NO DICIONÁRIO COMO É O CASO DA PALAVRA TERRA.
HOJE COM O USO DAS TECNOLOGIAS CONSEGUIMOS AMPLIAR AINDA MAIS AS DIFERENTES FORMAS DE REPRESENTAÇÃO. OBSERVE O VÍDEO ABAIXO DE UMA REPRESENTAÇÃO DO PLANETA TERRA NO ESPAÇO.
O GLOBO TERRESTRE É A REPRESENTAÇÃO MAIS CORRETA DA SUPERFÍCIE TERRESTRE, POIS MANTÉM A FORMA ESFÉRICA SEMELHANTE À DO PLANETA TERRA.
ESSA REPRESENTAÇÃO MANTÉM, NAS DEVIDAS PROPORÇÃO, A FORMA E A ÁREA DOS CONTINENTES, ILHAS E OCEANOS DA TERRA.
ATIVIDADE 1
NESTA AULA VOCÊ APRECIOU UM POEMA. AGORA VOCÊ VAI ASSISTIR A DECLAMAÇÃO DE UM POEMA PELO ATOR MATHEUS NACHTERGAELE:
Matheus Nachtergaele recita poema de sua mãe – YouTube
Site: Youtube, Canal: tvbrasil -Matheus Nachtergaele recita poema de sua mãe – Data de acesso:09/11/2021.
DEPOIS DE ASSISTIR VOCÊ DEVERÁ ESCOLHER UM POEMA QUE GOSTE PARA RECITAR PARA SUA FAMÍLIA E/OU AMIGOS. AO ASSISTIR O VÍDEO OBSERVE O USO DA VOZ, OS TRECHOS DECLAMADOS COM MAIS FORÇA E AS EXPRESSÕES FACIAL E CORPORAL.
DEPOIS ENSAIE PARA DECLAMAR O SEU POEMA ESCOLHIDO. SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES:
- LEIA O POEMA ATÉ MEMORIZÁ-LO.
- USE UM TOM DE VOZ ADEQUADO PARA QUE TODOS POSSAM OUVIR. DECIDA QUE TRECHOS VOCÊ VAI DIZER DE UM JEITO DIFERENTE OU MAIS EXPRESSIVO, DEPENDENDO DOS SENTIDOS DO POEMA QUE VOCÊ DESEJA TRANSMITIR.
- OBSERVE SEUS GESTOS E MOVIMENTOS DURANTE A FALA. ELES TAMBÉM AJUDAM A DAR SENTIDO AO TEXTO QUE ESTÁ SENDO DECLAMADO.
ATIVIDADE 2
DESENHE OU RECORTE DE JORNAIS E REVISTAS DIFERENTES SÍMBOLOS E DESCREVA OS SIGNIFICADOS QUE POSSUEM.
ATIVIDADE 3
UTILIZE UM DICIONÁRIO, MATERIAL OU VIRTUAL PARA DESCOBRIR OS SIGNIFICADOS DAS PALAVRAS ABAIXO:
- MANGAR (VERBO) –
- MANGÁ (SUBSTANTIVO) –
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
(EAJALP0411) Ler textos curtos de divulgação científica, tais como: verbete de enciclopédia (digital ou impresso), diagramas e tabelas de divulgação científica, entre outros. (EAJALP0412) Reconhecer textos de divulgação científica.
(EAJALP0451) Declamar poemas de acordo com ritmo, postura e interpretação adequadas ao texto.
(EAJACI0321) Observar, manipular e comparar diferentes formas de representação do Planeta Terra.
(EAJAGE0312) Reconhecer os símbolos de uso cotidiano (acessibilidade, inclusão, trânsito e outros) como tipos de legendas.