A ATIVIDADE ABORDARÁ SOBRE A VARIEDADE LINGUÍSTICA: COLOQUIAL, CULTA, VISUAL, SONORA E DIGITAL. SERÁ POSSÍVEL RECONHECER A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA, VALORIZANDO AS DIFERENÇAS CULTURAIS, REGIONAIS, SOCIAIS, DE FAIXAS ETÁRIAS E DE GÊNERO.
– OLÁ PESSOAL! TUDO BEM POR AÍ? E AÍ, FIRME? BÃO? OPA, TUDO CERTO? BATUTA? SAUDAÇÕES CAROS ALUNOS! VOCÊ JÁ OBSERVOU QUE OS CUMPRIMENTOS DE SAUDAÇÃO MUDAM DE CULTURA PARA CULTURA? EXISTE UMA DIVERSIDADE DE EXPRESSÕES E FALAS.
AS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS REÚNEM AS VARIANTES DA LÍNGUA QUE FORAM CRIADAS PELOS HOMENS E SÃO REINVENTADAS A CADA DIA. DESSAS REINVENÇÕES SURGEM AS VARIAÇÕES QUE ENVOLVEM DIVERSOS ASPECTOS HISTÓRICOS, SOCIAIS, CULTURAIS, GEOGRÁFICOS, ENTRE OUTROS.
NO BRASIL, É POSSÍVEL ENCONTRAR MUITAS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS, POR EXEMPLO, NA LINGUAGEM REGIONAL.
ENTRETANTO, DEVEMOS SALIENTAR QUE TODAS AS VARIAÇÕES SÃO ACEITAS E NENHUMA DELAS É SUPERIOR, OU CONSIDERADA A MAIS CORRETA.
NESTA ATIVIDADE, ABORDAREMOS SOBRE A VARIEDADE LINGUÍSTICA.
ATIVIDADE 1
LEIA O TEXTO ABAIXO “TIPOS DE ASSALTANTES”, AUTOR DESCONHECIDO:
TIPOS DE ASSALTANTES
• ASSALTANTE NORDESTINO: — EI, BICHIM… ISSO É UM ASSALTO… ARRIBA OS BRAÇOS E NUM SE BULA NEM FAÇA MUGANGA… ARREBOLA O DINHEIRO NO MATO E NÃO FAÇA PANTIM SE NÃO ENFIO A PEIXEIRA NO TEU BUCHO E BOTO TEU FATO PRA FORA! PERDÃO, MEU PADIM CIÇO, MAS É QUE EU TO COM UMA FOME DA MOLÉSTIA… |
• ASSALTANTE MINEIRO: — Ô SÔ, PRESTENÇÃO… ISSO É UM ASSARTO, UAI… LEVANTA OS BRAÇO E FICA QUETIM QUESSE TREM NA MINHA MÃO TÁ CHEIO DE BALA… MIÓ PASSÁ LOGO OS TROCADO QUE EU NUM TÔ BÃO HOJE. VAI ANDANDO, UAI! TÁ ESPERANDO O QUÊ, UAI? |
• ASSALTANTE GAÚCHO: — Ô, GURI, FICAS ATENTO… BAH, ISSO É UM ASSALTO… LEVANTAS OS BRAÇOS E TE AQUIETAS, TCHÊ! NÃO TENTES NADA E CUIDADO QUE ESSE FACÃO CORTA UMA BARBARIDADE, TCHÊ. PASSA AS PILAS PRA CÁ! E TE MANDA A LA CRIA, SENÃO O QUARENTA E QUATRO FALA. |
• ASSALTANTE CARIOCA: — SEGUINTE, BICHO… TU TE DEU MAL. ISSO É UM ASSALTO. PASSA A GRANA E LEVANTO OS BRAÇOS, RAPÁ… NÃO FICA DE BOBEIRA QUE EU TIRO BEM PRA… VAI ANDANDO E, SE OLHAR PRA TRÁS, VIRA PRESUNTO… |
• ASSALTANTE BAIANO: — Ô, MEU REI… (LONGA PAUSA) ISSO É UM ASSALTO… (LONGA PAUSA) LEVANTA OS BRAÇOS, MAS NÃO SE AVEXE NÃO… (LONGA PAUSA) SE NUM QUISER NEM PRECISA LEVANTAR, PRA NUM FICAR CANSADO… VAI PASSANDO A GRANA, BEM DEVAGARINHO… (LONGA PAUSA) NUM REPARA SE O BERRO ESTÁ SEM BALA, MAS É PRA NÃO FICAR MUITO PESADO… NÃO ESQUENTA, MEU IRMÃOZINHO! (LONGA PAUSA) VOU DEIXAR TEUS DOCUMENTOS NA ENCRUZILHADA… |
• ASSALTANTE PAULISTA: — ORRA, MEU… ISSO É UM ASSALTO, MEU… ALEVANTA OS BRAÇOS, MEU… PASSA A GRANA LOGO, MEU… MAIS RÁPIDO, MEU, QUE EU AINDA PRECISO PEGAR A BILHETERIA ABERTA PARA COMPRAR O INGRESSO DO JOGO DE FUTEBOL, MEU… PÔ, SE MANDA, MEU… |
A) O QUE VOCÊ PERCEBEU NO TEXTO ACIMA EM RELAÇÃO À LINGUAGEM? COMENTE.
B) TRANSCREVA DUAS PALAVRAS OU EXPRESSÕES QUE CARACTERIZAM A VARIEDADE LINGUÍSTICA DO NORDESTINO.
C) PESQUISE E REGISTRE, O SIGNIFICADO DAS EXPRESSÕES DESTACADAS NO TEXTO.
D) ALGUMA VARIEDADE LINGUÍSTICA SE ASSEMELHA COM O SEU MODO DE FALAR? QUAL?
ATIVIDADE 2
HÁ DIVERSOS TIPOS DE VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS SEGUNDO O CAMPO DE ATUAÇÃO: VARIAÇÃO GEOGRÁFICA, HISTÓRICA, SOCIAL E SITUACIONAL. MARQUE AS LACUNAS ADEQUADAMENTE:
Disponível em:<https://www.tudosaladeaula.com/2021/07/atividade-portugues-variacao-linguistica-4ano-5ano.html> acesso em 17, nov. de 2021.
( ) VARIAÇÃO GEOGRÁFICA
( )VARIAÇÃO HISTÓRICA
( ) VARIAÇÃO SOCIAL
( ) VARIAÇÃO SITUACIONAL
( ) VARIAÇÃO GEOGRÁFICA
( )VARIAÇÃO HISTÓRICA
( ) VARIAÇÃO SOCIAL
( ) VARIAÇÃO SITUACIONAL
( ) VARIAÇÃO GEOGRÁFICA
( ) VARIAÇÃO HISTÓRICA
( ) VARIAÇÃO SOCIAL
( ) VARIAÇÃO SITUACIONAL
( ) VARIAÇÃO GEOGRÁFICA
( ) VARIAÇÃO HISTÓRICA
( ) VARIAÇÃO SOCIAL
( ) VARIAÇÃO SITUACIONAL
ATIVIDADE 3
QUANTO AOS NÍVEIS DA FALA, PODEMOS CONSIDERAR DOIS PADRÕES DE LINGUAGEM: A LINGUAGEM FORMAL E INFORMAL. CERTAMENTE, QUANDO FALAMOS COM PESSOAS PRÓXIMAS UTILIZAMOS A LINGUAGEM DITA COLOQUIAL, OU SEJA, AQUELA ESPONTÂNEA, DINÂMICA E DESPRETENSIOSA. NO ENTANTO, DE ACORDO COM O CONTEXTO NO QUAL ESTAMOS INSERIDOS, DEVEMOS SEGUIR AS REGRAS E NORMAS IMPOSTAS PELA GRAMÁTICA, SEJA QUANDO ELABORAMOS UM TEXTO (LINGUAGEM ESCRITA) OU ORGANIZAMOS NOSSA FALA NUMA PALESTRA (LINGUAGEM ORAL). OBSERVE A IMAGEM ABAIXO E RESPONDA AS PERGUNTAS A SEGUIR:
1 – QUE VARIEDADE LINGUÍSTICA O PERSONAGEM DA IMAGEM ACIMA USOU PARA SE EXPRESSAR: LINGUAGEM CULTA OU COLOQUIAL?
2 – OBSERVANDO BEM A IMAGEM, DIGA PELO MENOS DOIS MOTIVOS QUE CONTRIBUEM PARA QUE O PERSONAGEM FALE DESSA FORMA?
3 – ESSE JEITO COMO O PERSONAGEM FALOU DÁ PARA O OUVINTE/LEITOR COMPREENDER? POR QUÊ?
4 – ESSA LINGUAGEM USADA POR ELE É CONSIDERADA “CORRETA” OU “ERRADA”? POR QUÊ?
RELEMBRANDO!
- AS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS REÚNEM AS VARIANTES DA LÍNGUA QUE FORAM CRIADAS PELOS HOMENS E SÃO REINVENTADAS A CADA DIA. DESSAS REINVENÇÕES SURGEM AS VARIAÇÕES QUE ENVOLVEM DIVERSOS ASPECTOS HISTÓRICOS, SOCIAIS, CULTURAIS, GEOGRÁFICOS, ENTRE OUTROS.
- NO BRASIL, É POSSÍVEL ENCONTRAR MUITAS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS, POR EXEMPLO, NA LINGUAGEM REGIONAL. ENTRETANTO, DEVEMOS SALIENTAR QUE TODAS AS VARIAÇÕES SÃO ACEITAS E NENHUMA DELAS É SUPERIOR, OU CONSIDERADA A MAIS CORRETA.
- HÁ DIVERSOS TIPOS DE VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS SEGUNDO O CAMPO DE ATUAÇÃO: VARIAÇÃO GEOGRÁFICA, HISTÓRICA, SOCIAL E SITUACIONAL.
- QUANTO AOS NÍVEIS DA FALA, PODEMOS CONSIDERAR DOIS PADRÕES DE LINGUAGEM: A LINGUAGEM FORMAL E INFORMAL.
EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJALP0172) Reconhecer a diversidade linguística, valorizando as diferenças culturais, regionais, sociais, de faixas etárias e de gênero. (EAJAHI0104) Compreender-se como partícipe do processo histórico e a importância de todos os cidadãos na conservação ou transformação das relações políticas, econômicas, culturais e sociais. (EAJAHI0106) Reconhecer o seu pertencimento a um grupo social, família, comunidade, trabalho e conscientizar-se de sua identidade social. (EAJAAR0105) Conhecer e interagir com os diferentes elementos da linguagem artística visual: pintura, gravura, murais, grafite, cinema, fotografia, arte digital, instalações; dentre outros. |
Referências: | Matriz Estruturante Eaja – 2021/ 1º Segmento |