Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 7ª SÉRIE da Eja.
Na aula de hoje vamos dialogar sobre as violências presentes no esporte.
ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA VIOLÊNCIA NA PRÁTICA ESPORTIVA
Na videoaula do Professor Luciano aprendemos que o esporte é uma prática corporal moderna, competitiva e com regras oficiais. Ele foi intencionalmente criado no início da Idade Moderna para atender interesses e necessidades de confirmação de valores e comportamentos que marcaram esse período.
Entendemos que o início da Idade Moderna foi marcado por duas revoluções que mudaram por completo o mundo. A primeira foi a Revolução Industrial, que teve início na Inglaterra e mudou o modo de produção e a economia mundial. A segunda, foi a Revolução Francesa, que mudou o sistema político da França de monarquia para democracia, iniciando o surgimento de várias outras democracias europeias. Esses dois fatos históricos mudaram por completo o modo de vida das pessoas. Ocorreu um grande desenvolvimento social, marcado pelo fim de tensões, guerras, invasões territoriais e abertura de espaço para que novas democracias, que são países organizados por leis, pudessem resolver seus conflitos de interesses pela não violência, e sim através de regras, acordos, tratados e contratos. Neste cenário, surge a necessidade de se desenvolver uma prática que ensinasse a todos, principalmente aos jovens, uma forma de agir, um comportamento social. Dessa demanda, surge o esporte, que é uma maneira de cobrar certas condutas dos atletas, bem como, com suas regras, busca garantir a disputa justa, em condições de igualdade e com segurança para todos.
Identificamos que na atualidade há uma grande contradição nas práticas futebolísticas ao considerar o sentido da sua origem com o que de fato ocorre. Hoje em dia, essas vivências são marcadas por violência física e simbólica, que são atitudes como ofensas, ameaças, discriminação e preconceitos. Assim, o lema do esporte criado baseado na resolução de conflitos pela não violência, considerando inclusive o fair play, ou seja, o jogo limpo e respeitoso com o adversário, dificilmente acontece. E essa atitude, que é natural dos brasileiros, de extravasar suas emoções mediante jogos, se trata de uma questão de desenvolvimento social. Pois, ao ser exposto a um ambiente ou situação de disputa e conflito, como simbolicamente ocorre em diversas práticas esportivas, sem o desenvolvimento social, acabamos gerando rivalidade, agressividade e violência. Compreendemos que o desenvolvimento social é uma condição relacionada à situação familiar, renda, condições de trabalho, nível de escolaridade e os outros aspectos que impactam as relações e moldam a visão de mundo.
ATIVIDADE 1
Faça um texto dramático referente à violência durante as práticas esportivas. Crie os personagens e a situação de violência entre eles, que pode ser uma ameaça, ofensa ou atitude de discriminação. Proponha ações de resolução desses conflitos pela não violência e faça reflexões pertinentes ao assunto. Essa produção será encenada na escola. Bom trabalho!
Lembre-se! Textos dramáticos são escritas teatrais produzidas para serem encenadas. Podem ser classificados em: tragédia, comédia e tragicomédia. São organizados por meio de diálogos ou monólogos. Apresenta enredo, personagens, tempo, espaço e é dividido em atos e cenas. Tem como finalidade servir à apresentação teatral, expressar sentimentos, emocionar e entreter. É destinado ao público em geral e pode abordar assuntos variados.
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componente Curricular | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Educação Física | (EAJAEF0611) Compreender e analisar as características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nas diferentes modalidades esportivas. (EAJAEF0712) Identificar e refletir a presença das diversas violências no esporte, analisando sobre as relações entre esporte e mídia. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0751) Planejar e apresentar cenas curtas dramáticas |