You are currently viewing Ciências da Natureza: CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA

Ciências da Natureza: CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA

Olá! Esta aula de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes da  7ª SÉRIE da Eaja.

Você já parou para pensar no consumo de energia elétrica da sua casa? Acredito que sim, não é mesmo?! Afinal, todas as vezes que chega a conta de luz sua família deve levar o maior susto com o valor cobrado. Por isso, na aula de hoje, iremos dialogar sobre a necessidade de estar atento ao valor expresso na sua conta de luz e na forma como temos utilizado a energia elétrica. Vamos nessa?!?

Fonte: pixabay.com

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA

7ª série – Eaja – Ciências da Natureza – Aula 12 – CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA

Na videoaula do Professor José Firmino aprendemos que a conta de energia configura o espelho de como a energia tem sido utilizada, por isso a necessidade de acompanhá-la e entender o que está sendo cobrado. Entendemos que o consumo de energia elétrica diz da quantidade de potência elétrica que foi consumida de um determinado intervalo de tempo, sendo expresso em quilowatt-hora (Kwh), o que está presente nos dados da sua conta, juntamente com demais informações, como: informações fiscais; dados de leitura do medidor; histórico de consumo; bandeiras tarifárias; tributos e encargos e outros. Identificamos que os dados presentes na conta de energia elétrica estão regulamentados pela Resolução Normativa nº 414, de 2010, estipulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Compreendemos que o valor cobrado está atrelado às altas taxas tributárias e encargos presentes nessas contas, além bandeiras tarifárias. Assim, é preciso entender que as condições de geração de energia recaem sobre o custo da sua conta. Desta forma, oportunizar informações sobre as condições de geração de energia faz com que nós, consumidores, tenhamos mais consciência do uso da energia elétrica. No que tange à redução do consumo, percebemos que medidas simples como apagar as luzes ao sair de um ambiente, desligar aparelhos eletrônicos da tomada quando não se encontram em uso, trocar lâmpadas incandescentes por fluorescentes e tantos outros comportamentos, são bastantes eficazes.

ATIVIDADE 1

A empresa de fornecimento de energia elétrica do seu estado está realizando um concurso com o objetivo de transmitir uma mensagem de sensibilização sobre a necessidade de redução do consumo de energia elétrica. O concurso consiste na produção de um slogan para uma campanha publicitária. Que tal participar criando o seu slogan para veiculação em outdoors por todo o estado? Não esqueça no público que quer atingir para adequar a linguagem. Observe o exemplo abaixo:

Fonte: Campanhas. Disponível em: PROJETOS | michelleafranco (wixsite.com)

Neste exemplo de campanha publicitária existem imagens, autorias, textos complementares e o slogan, que é a frase “Se liga, ME DESLIGA!”.

Lembre-se! Slogan é uma frase mote, ou seja, uma frase para impactar e marcar a campanha.

ATIVIDADE 2

É hora de pesquisar! Que tal procurar as últimas contas de energia elétrica da sua residência, acompanhar a quantidade de potência elétrica consumida e o valor cobrado em cada mês? Com os dados construa um gráfico de barras associando a quantidade de potência elétrica consumida e o valor cobrado em cada mês, seguindo o exemplo abaixo:

Fonte: acervo pessoal Professor José Firmino

A partir deste histórico, identifique se está ocorrendo aumento do consumo de energia elétrica e trace medidas de contenção para diminuir o valor da sua conta. Bom trabalho!


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Referencial BibliográficoUSBERCO, J.; MANOEL, J.; SHECHTMANN, E.; FERRER, L. C.; VELLOSO, H. M. Companhia das Ciências, 8º ano: ensino fundamental, anos finais. 5º ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências da Natureza(EAJACI0705) Refletir sobre o consumo de energia elétrica e propor medidas sustentáveis para seu uso responsável.
Língua Portuguesa(EAJALP0724) Planejar e produzir textos de diferentes gêneros jornalísticos, tais como: artigo de opinião, campanha publicitária, reportagem, entre outros.