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Língua Portuguesa – Citação e paráfrase

Olá! Esta aula de Língua Portuguesa é destinada a educandos da 8ª Série da Eaja.

Temática – Língua Portuguesa – Citação e paráfrase. Disponível em: <pixabay.com/pt/illustrations>. Acesso em: 16 de Novembro de 2021.

A aula de hoje abordará os recursos estruturais para construção de um texto científico, como a citação e a paráfrase que fazem uso da intertextualidade para valorizar a veracidade discursiva ou mesmo prestigiar autores renomados. Sabe-se que a citação como abertura aos textos científicos dão um certo requinte, no entanto o seu papel é de fato reforçar a teoria que será recuperada por uma nova autoria.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – Língua Portuguesa – Citação e paráfrase

LÍNGUA PORTUGUESA | 8ª SÉRIE | Eaja | PROF.ª: REGINA

Citação e paráfrase

Hoje, iremos estudar os recursos estruturais de um texto científico, dentre eles vamos conhecer de maneira detalhada a intertextualidade que é definida como um diálogo entre dois ou mais textos, sendo um recurso que pode manifestar-se de diferentes maneiras e que pode ocorrer por meio de citação ou paráfrase. Este recurso estrutural de um texto pode ser compreendido como a produção de um discurso com base em outro texto já divulgado e conhecido, que pode ser construído de maneira implícita ou explícita, exigindo assim maior ou menor análise do leitor. A intertextualidade também é considerada como recurso que pode dar ao texto científico maior credibilidade, assegurando a base do seu discurso e sustentando de maneira fundamentada suas ideias. A intertextualidade é localizada na superfície do texto, pois alguns elementos são fornecidos para a identificação do texto fonte, cobrando do leitor a capacidade de compreensão e dedução.

Na intertextualidade explícita, as fontes nas quais o texto baseou-se ficam claras e acontecem de maneira intencional. Este tipo de intertextualidade pode ser encontrada principalmente nas citações, nos resumos. Enquanto a intertextualidade implícita não apresenta citação expressa da fonte e é comumente encontrada nos textos do tipo paródia, do tipo paráfrase e na publicidade

Nesta aula selecionamos dois grandes recursos de intertextualidade que podem abrilhantar o texto científico, a citação e a paráfrase. Vejamos agora de maneira específica estes dois recursos textuais.

A citação

Trata-se da referência a uma passagem do discurso de outro autor no meio de um texto. Apresenta-se entre aspas e acompanhada da identidade do criador. A citação é a transcrição de um trecho completo, de maneira original da obra que está sendo consultada, ou seja, trazer para o seu texto o enunciado em íntegra usado pelo autor, respeitando a referência com pontuação adequada, fazendo o uso das aspas para delimitar o pensamento do autor referido, e claro citar seu nome, resguardando o autoral. A citação é um recurso direto e seguro para conciliar nossas ideias a outras que já estão prontas e consagradas pela ciência e pela arte.

A paráfrase 

Entende-se como paráfrase uma forma de citação, porém é vista como uma citação indireta, pois não vamos transcrever o autor, mas sim fazer uma releitura. A paráfrase, é dizer com suas palavras o que o autor de referência disse. Quando se expressa a ideia com suas próprias palavras, sem alterar ou deturpar, é considerado citação indireta, e para validar o seu discurso é importante conhecer bem o autor citado, para que as suas ideias e as ideias do autor não entrem em contradição.

Quando usamos a paráfrase como recurso de intertextualidade é importante levar em conta o conhecimento de mundo de nossos interlocutores, pois este recurso exige maior capacidade de leitura e inferências, trazem marcas próprias mas é importante lembrar que o objetivo da paráfrase é expressar certa ideia de modo mais acessível, com uma linguagem de fácil compreensão.

Podemos entender a paráfrase como uma explicação de um texto base mantendo o sentido do que é dito, porém com diferentes palavras. Você sabia que um resumo feito da leitura de uma determinada leitura ou estudo é um tipo de paráfrase? Salientamos também que por não fazer uso de aspas para delimitar os pensamentos do autor a paráfrase pode apresentar o nome do autor no decorrer do texto, com expressões do tipo: “De acordo com…”, “Segundo…”, “Diz…”, “Cita…” Estas expressões validam o recurso de citação indireta.

Tanto o uso da citação como da paráfrase torna imprescindível que o tipo de intertextualidade escolhida esteja de acordo com o tema proposto, ou seja, contextualizado, deixando claro sua coerência e abordagem. É necessário também deixar claro o motivo pelo qual aquela referência está presente em seu texto, pois é nesta relação de uso que o seu texto ganhará argumentatividade e acima de tudo credibilidade.

E para encerrar nossos estudos sobre intertextualidade, vamos fazer aqui uma citação do brilhante estudioso, professor e Mestre em Educação Paulo Freire:

“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens educam-se entre si, mediatizados pelo mundo.”

Atividades

Questão 01 – A intertextualidade é um recurso inesgotável para produção textual, podendo ampliar e divulgar novos textos e acima de tudo dar sustentação para novos discursos. Agora que você já conhece um pouco sobre citação e paráfrase, comente qual destes recursos você já conhecia? Qual deles você achou mais fácil de usar? 

Questão 02 – Após esta aula, você já deve ter observado que as citações podem ser diretas ou indiretas, observou também que citar um autor requer alguns cuidados, dentre eles destacamos a pontuação: as aspas. Faça a citação de um autor que você gosta, e além de mencionar o nome do referido autor faça adequadamente o uso das aspas. Você também pode diferenciar a tipografia colocando a letra em itálico para evidenciar o pensamento do autor escolhido por você. Vamos lá! Escolha um pensamento otimista e cheio de boas energias!


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJALP0861) Observar os elementos paralinguísticos e cinésicos apresentações orais no campo da divulgação do conhecimento.
(EAJALP0862) Identificar traços da linguagem científica nos textos de divulgação do conhecimento.
Referências:https://pt.wikipedia.org/wiki/Cita%C3%A7%C3%A3o  FREIRE, P. A importância do ato de ler. 23 ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. p. 11.