Olá! Esta aula de História é destinada a educandos da 8ª Série da Eaja.
Partindo de uma definição de revolução, conceito central para a história, esta aula apresenta a história da Revolução Russa, caso emblemático no século XX.
Assista a videoaula abaixo, com a temática – História – A Revolução Russa de 1917
A Revolução Russa de 1917
O que é revolução? Uma revolução é uma mudança profunda na forma como uma sociedade vive, pensa, faz as coisas, se relaciona internamente e com outras sociedades. Ou seja, revolução é uma mudança nas estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais de uma sociedade.
No início do século XX, a Rússia passou por uma revolução que instaurou um regime socialista marcando não só a história daquele país como a história do mundo. O socialismo é um regime político e econômico pensado por vários intelectuais a partir do século XVIII que, geralmente, partem da crítica do sistema econômico e político existente para propor alternativas que corrijam injustiças.
No século XIX, Karl Marx tornou-se o teórico mais importante do socialismo. Partindo da crítica ao capitalismo em sua fase industrial, definiu o socialismo como um regime político e econômico em que não havia propriedade privada nem classes sociais. O socialismo proposto por Marx ficou conhecido como socialismo científico em contraposição ao socialismo utópico dos pensadores do século XVIII.
As ideias em torno do socialismo, sobretudo as ideias de Marx, serviram de base para movimentos políticos no século XIX e chegaram ao auge no movimento revolucionário vitorioso na Rússia, em 1917.
Antecedentes da revolução
Até 1917, a Rússia era governada por uma monarquia com o Czar, que na língua russa significa imperador, concentrando amplos poderes. A sociedade possuía uma estrutura injusta, empresários, grandes proprietários de terra, oficiais militares e o alto clero da igreja ortodoxa desfrutavam de privilégios. Enquanto isso, 85% da população vivia no campo, a maioria trabalhava para os grandes proprietários em condições precárias sujeita a fome e doenças. O Czar Nicolau II incentivou a indústria oferecendo vantagens para os empresários. Os operários ganhavam salários miseráveis, sem nenhum direito social, enfrentavam longas jornadas de trabalho, alimentavam-se mal e moravam em péssimas habitações.
Em 1898, vários intelectuais influenciados pelas ideias de Karl Marx fundaram o Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR). Este grupo promovia greves, manifestações de rua, comícios, reuniões secretas, distribuição de panfletos nas portas das fábricas, etc., se constituindo no mais importante movimento político de contestação. Entre os intelectuais fundadores estava Vladimir Ilitch Ulianov, conhecido como Lênin, que viria a ser o líder da Revolução Russa. Também ingressou no partido Joseph Stálin, que assumiu o governo da União Soviética depois da morte de Lênin.
Em 1903, uma divergência criou dois grupos dentro do partido: os bolcheviques e os mencheviques. Os bolcheviques, liderados por Lênin, queriam militantes dedicados integralmente ao partido. Já os mencheviques acreditavam que qualquer pessoa poderia ingressar. Em 1912, houve um rompimento entre eles e a criação de dois partidos.
Em 1905 o descontentamento da população com o Czar aumentou consideravelmente com a derrota na guerra contra o Japão. Em janeiro, em torno de 200 mil operários declararam greve geral em São Petersburgo, capital do país à época. Liderados por um padre, marcharam em direção ao palácio do czar. A polícia atirou na multidão matando dezenas de pessoas e ferindo milhares. Esse episódio ficou conhecido como Domingo Sangrento.
A desilusão com o czar se espalhou pelo país. Os operários declararam greve em várias cidades, os camponeses se rebelaram exigindo terra, marinheiros tomaram o navio Potemkin exigindo alimentação melhor e o fim dos castigos físicos.
Pressionado, o czar Nicolau II admitiu a convocação de eleições para criação de um parlamento (Duma na língua russa) e a adoção de uma constituição. Mas ele não cumpriu essa promessa.
Outro ponto de descontentamento da população era a entrada da Rússia na Primeira Guerra Mundial. O país não dispunha de armas e munições suficientes, nem mesmo de condições para alimentar os soldados, as derrotas para os alemães se sucederam. Quase dois milhões de homens morreram. Em 1916 ocorreram greves em várias cidades e milhares de soldados abandonaram o campo de batalha. O país chegou ao colapso econômico.
A Revolução
Em fevereiro de 1917 um grupo liberal-democrata liderou uma revolução que derrubou o governo do czar e instaurou a república. Iniciou-se um regime parlamentar em que o poder executivo era exercido pelo primeiro-ministro eleito pela Duma. Os operários e os soldados criaram um soviete na capital liderado por Leon Trotsky, que aderiu ao Partido Bolchevique.
Abriu-se um período de conflitos entre a Duma e o soviete. Os deputados da Duma queriam que a Rússia continuasse lutando na Primeira Guerra Mundial, queriam também criar uma Constituição e consolidar o regime liberal-democrata. O soviete, por sua vez, queria o fim da guerra, melhorar a vida dos operários e distribuir terras para os camponeses.
A situação ficava insustentável. Os soldados queriam o fim da guerra e abandonavam o campo de batalha, os camponeses tomavam as terras dos grandes proprietários, operários grevistas exigiam melhores condições de vida. Em outubro, outra revolução aconteceu.
Na noite de 24 de outubro de 1917, o Comitê Militar Revolucionário do soviete de Petrogrado, liderado por Trotsky, tomou o Palácio de Inverno, sede do governo russo. A Duma foi fechada. Esse fato ficou conhecido como Revolução Russa de 1917, Revolução Soviética ou Revolução de Outubro.
Assumindo o poder, por meio de decretos, Lênin legalizou a posse das terras tomadas pelos camponeses dos grandes proprietários, atendeu reivindicações de diversas nacionalidades por seus direitos, retirou o país da guerra, etc. Começava o governo socialista. As medidas tomadas por esse governo é o tema da nossa próxima aula.
Atividades
Questão 1 – O que é revolução?
Questão 2 – O que motivou a Revolução Russa?
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: | (EAJAHI0833) Caracterizar o processo revolucionário socialista na Rússia e distinguir socialismo real do socialismo científico. |
Referências: | MACHADO, Fernando. Socialismo: filósofos criticam o capitalismo e imaginam transformação. Disponível em <https://educacao.uo l.com.br/disciplinas/historia/socialismo-filosofos-criticam-o-capialismo-e-imaginam-transformacao.htm> acesso em 28 de abril de 2021. VAINFAS, Ronaldo. et al. História.doc, 9º ano: ensino fundamental, anos finais. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2018. |