OLÁ PESSOAL! NA AULA DE HOJE VAMOS EXERCITAR NOSSAS HABILIDADES NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMA ENVOLVENDO A MULTIPLICAÇÃO. VAMOS LÁ!
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ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO, COM A TEMÁTICA: VAMOS MULTIPLICAR
SITUAÇÕES PROBLEMA ENVOLVENDO A MULTIPLICAÇÃO
EM VÁRIAS SITUAÇÕES DO SEU COTIDIANO VOCÊ JÁ SE DEPAROU COM A NECESSIDADE DE REALIZAR ALGUM CÁLCULO BÁSICO, OU PRECISOU REFLETIR SOBRE ALGUMA SITUAÇÃO QUE ENVOLVA MATEMÁTICA. SEJA AO IR NO MERCADO, NUMA FEIRA, OU AO FAZER ALGUMA ESCOLHA. O TEMPO TODO PRECISAMOS RESOLVER SITUAÇÕES PROBLEMA, OU SEJA, PRECISAMOS UTILIZAR O NOSSO RACIOCÍNIO LÓGICO PARA TOMAR DECISÕES. POR ISSO É TÃO IMPORTANTE EXERCITARMOS NOSSO RACIOCÍNIO LÓGICO E AUMENTAR NOSSAS HABILIDADES NESSE SENTIDO. HOJE FAREMOS ISSO TRABALHANDO AS MULTIPLICAÇÕES!
EXEMPLOS:
01. JOANA COMPROU 5 PACOTES DE BISCOITO, SENDO QUE CADA UM POSSUI 10 UNIDADES. QUANTOS BISCOITOS ELA ADQUIRIU NESSA COMPRA?
LEMBRE-SE QUE PODEMOS ENTENDER A MULTIPLICAÇÃO COMO UMA SOMA DE PARCELAS IGUAIS:
ASSIM, 5 PACOTES COM 10 BISCOITOS:
10 + 10 + 10 + 10 + 10 = 50 OU
5 X 10 = 50
02. UMA SORVETERIA DISPÕE DE 6 TIPOS DE SABORES DE SORVETE QUE PODEM SER COMBINADOS COM 3 TIPOS DE COBERTURAS DIFERENTES. QUANTAS COMBINAÇÕES ENTRE SABOR DO SORVETE E COBERTURA PODEMOS ESCOLHER NESSA SORVETERIA?
ALÉM DA SOMA DE PARCELAS IGUAIS, OUTRA IDEIA LIGADA A MULTIPLICAÇÃO É A DE COMBINAÇÃO DE ELEMENTOS. NESSE CASO PRECISAMOS FAZER COMBINAÇÕES ENTRE OS 6 SABORES E AS 3 COBERTURAS, PORTANTO:
6 X 3 = 18 (6 + 6 + 6 = 18)
PODEMOS ESCOLHER DENTRE 18 POSSIBILIDADES
03. UMA SALA DE AULA POSSUI 6 FILEIRAS COM 8 CARTEIRAS CADA UMA. QUANTAS CARTEIRAS ESTÃO NESSA SALA DE AULA?
OUTRA IDEIA ASSOCIADA A MULTIPLICAÇÃO É A DE DISPOSIÇÃO RETANGULAR DE ELEMENTOS, COMO COSTUMA OCORRER EM SALAS DE AULA, AUDITÓRIOS, CINEMAS, ETC. ASSIM PARA 6 FILEIRAS COM 8 CARTEIRAS TEREMOS:
6 X 8 = 48 (8 + 8+ 8+ 8+ 8+ 8= 48)
NESSA SALA ESTÃO 48 CARTEIRAS.
AGORA É COM VOCÊ!!!
ATIVIDADE 1
ROBERTA COMPROU 3 PACOTES DE PIRULITOS PARA DISTRIBUIR ENTRE SEUS ALUNOS, NUMA GINCANA DA ESCOLA ONDE ELA TRABALHA. SE CADA PACOTE POSSUI 15 UNIDADES, QUANTOS PIRULITOS ROBERTA COMPROU?
ATIVIDADE 2
EDUARDA GOSTA DE ENFEITAR SUA CASA COM FLORES. COMPROU UM RAMALHETE GRANDE E DISTRIBUI 3 FLORES EM CADA UM DOS 7 VASOS QUE POSSUI ESPALHADOS PELA CASA. QUANTAS FLORES HAVIAM NO RAMALHETE COMPRADO POR EDUARDA?
ATIVIDADE 3
MARIANA SEMPRE FICA EM DÚVIDA EM QUAL ROUPA ESCOLHER QUANDO VAI PASSEAR. ELA JÁ DECIDIU QUE IRÁ COMBINAR ALGUMA DE SUAS 4 SAIAS COM 5 BLUSAS QUE ELA SELECIONOU. PORTANTO, QUANTAS COMBINAÇÕES DIFERENTES ENTRE AS SAIAS E BLUSAS SELECIONADAS, MARIANA PODERÁ ESCOLHER?
ATIVIDADE 4
UMA PEQUENA SALA DE CINEMA POSSUI 10 FILEIRAS COM 15 POLTRONAS CADA UMA. HÁ QUANTAS POLTRONAS NESSA SALA DE CINEMA?
UM ABRAÇO E ATÉ A PRÓXIMA PESSOAL!!!
RESPOSTAS DAS ATIVIDADES PARA VOCÊ CONFERIR!!!
ATIVIDADE 01
45 PIRULITOS
ATIVIDADE 02
21 FLORES
ATIVIDADE 03
20 COMBINAÇÕES
ATIVIDADE 04
150 POLTRONAS
EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAMA0142) Ler e interpretar dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples presentes nas mídias e em diferentes contextos. (EAJAMA0231) Ler, interpretar e comparar dados apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas, envolvendo resultados de pesquisas, utilizando termos como maior e menor frequência. |