You are currently viewing MATEMÁTICA: SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS

MATEMÁTICA: SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS

OLÁ PESSOAL! NA AULA DE HOJE VAMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE AS SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS E EXERCITAR NOSSO RACIOCÍNIO LÓGICO ATRAVÉS DELAS. VAMOS LÁ!

Estádio, Bancos, Sequência, Munique, Olympiastadion

https://cdn.pixabay.com/photo/2016/07/27/01/42/stadium-1544376_960_720.jpg

ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO, COM A TEMÁTICA: SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS

Eaja – 4ªSEMANA/NOVEMBRO – MATEMÁTICA – 1ªSÉRIE

O QUE SÃO SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS?

AS SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS SÃO SUCESSÕES DE NÚMEROS QUE SEGUEM UMA DETERMINADA ORDEM. NO DIA A DIA UTILIZAMOS ESSAS SEQUÊNCIAS DIVERSAS VEZES, POR EXEMPLO, QUANDO VAMOS SER ATENDIDOS EM ALGUM LUGAR E PEGAMOS UMA SENHA, A ORDEM DE DIAS DO MÊS,  SUA IDADE, A ORDEM DE POLTRONAS NUM CINEMA, AO REALIZAR UMA CONTAGEM, ENFIM PODEMOS OBSERVAR AS SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS CONSTANTEMENTE.

RECORDANDO ALGUNS CONCEITOS RELACIONADOS ÀS SEQUÊNCIAS:

  • ANTECESSOR E SUCESSOR
Pedagogas da paz: Cartaz antecessor e sucessor
  • O ANTECESSOR DE 5 É 4;
  • O ANTECESSOR DE 15 É 14;
  • O SUCESSOR DE 3 É 4;
  • O SUCESSOR DE 22 É 23.

QUANDO UM NÚMERO NATURAL É SUCESSOR DO OUTRO, AMBOS SÃO CLASSIFICADOS DE CONSECUTIVOS.

  • SEQUÊNCIA EM ORDEM CRESCENTE: DO MENOR PARA O MAIOR
Nenhuma descrição de foto disponível.

https://cutt.ly/oTzUnsa

  • SEQUÊNCIA EM ORDEM DECRESCENTE: DO MAIOR PARA O MENOR
Nenhuma descrição de foto disponível.

https://cutt.ly/wTzUlkR

EXEMPLOS DE ATIVIDADES ENVOLVENDO SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS

01. OBSERVE OS NÚMEROS:

2510084010120

ESCREVA-OS NA ORDEM:

A) CRESCENTE: 8 – 10 – 25 – 40 – 100 – 120

B) DECRESCENTE: 120 – 100 – 40 – 25 – 10 – 8

02. CADA LINHA DA TABELA ABAIXO REPRESENTA UM A SEQUÊNCIA, QUAIS SÃO OS ELEMENTOS QUE FALTAM?

26810
137
102040

PRIMEIRO DEVEMOS OBSERVAR QUAL A LÓGICA ADOTADA EM CADA SEQUÊNCIA. ASSIM PERCEBEREMOS QUE NA PRIMEIRA LINHA TEMOS NÚMEROS PARES, NA SEGUNDA ÍMPARES E NA TERCEIRA NÚMEROS DE 10 EM 10. PORTANTO:

246810
13579
1020304050

AGORA É COM VOCÊ!!!

ATIVIDADE 1

QUAIS NÚMEROS FALTAM NAS SEQUÊNCIAS?

6 – 8 – 10 – ____ – 14

10 – 20 – ____ – 40 – 50 

15 – 25 – 35 -_____ – 55

ATIVIDADE 2

ORGANIZE OS SEGUINTES NÚMEROS NA ORDEM CRESCENTE:

 ATIVIDADE 3 

PREENCHA A TABELA UTILIZANDO OS CONCEITOS DE SUCESSOR E ANTECESSOR:


ANTECESSOR

NÚMERO

SUCESSOR
20
1214
18

ATIVIDADE 4

COMPLETE CADA SEQUÊNCIA ESCOLHENDO A ALTERNATIVA CORRETA DENTRE AS OPÇÕES À DIREITA:

Sequência - Raciocinio Lógico

UM ABRAÇO E ATÉ A PRÓXIMA PESSOAL!!!

RESPOSTAS DAS ATIVIDADES PARA VOCÊ CONFERIR!!!

ATIVIDADE 01

6 – 8 – 10 – 12 – 14

10 – 20 – 30 – 40 – 50 

15 – 25 – 35 – 45 – 55

ATIVIDADE 02

4 – 23 – 56 – 98

6 – 27 – 45 – 90

4 – 29 -45 – 73

ATIVIDADE 03

19 – 20 -21

12 – 13 -14

16 -17 -18

ATIVIDADE 04

a – c – e – g – i

2 – 4 – 6 – 8 – 10

9 – 7 – 5 – 3 – 1 

G – H – J – K – M

EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAMA0118) Identificar e descrever elementos faltantes de uma sequência de  números naturais, objetos ou figuras, em diferentes contextos.