OLÁ PESSOAL! NA AULA DE HOJE VAMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE AS SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS E EXERCITAR NOSSO RACIOCÍNIO LÓGICO ATRAVÉS DELAS. VAMOS LÁ!
https://cdn.pixabay.com/photo/2016/07/27/01/42/stadium-1544376_960_720.jpg
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO, COM A TEMÁTICA: SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS
O QUE SÃO SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS?
AS SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS SÃO SUCESSÕES DE NÚMEROS QUE SEGUEM UMA DETERMINADA ORDEM. NO DIA A DIA UTILIZAMOS ESSAS SEQUÊNCIAS DIVERSAS VEZES, POR EXEMPLO, QUANDO VAMOS SER ATENDIDOS EM ALGUM LUGAR E PEGAMOS UMA SENHA, A ORDEM DE DIAS DO MÊS, SUA IDADE, A ORDEM DE POLTRONAS NUM CINEMA, AO REALIZAR UMA CONTAGEM, ENFIM PODEMOS OBSERVAR AS SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS CONSTANTEMENTE.
RECORDANDO ALGUNS CONCEITOS RELACIONADOS ÀS SEQUÊNCIAS:
- ANTECESSOR E SUCESSOR
- O ANTECESSOR DE 5 É 4;
- O ANTECESSOR DE 15 É 14;
- O SUCESSOR DE 3 É 4;
- O SUCESSOR DE 22 É 23.
QUANDO UM NÚMERO NATURAL É SUCESSOR DO OUTRO, AMBOS SÃO CLASSIFICADOS DE CONSECUTIVOS.
- SEQUÊNCIA EM ORDEM CRESCENTE: DO MENOR PARA O MAIOR
- SEQUÊNCIA EM ORDEM DECRESCENTE: DO MAIOR PARA O MENOR
EXEMPLOS DE ATIVIDADES ENVOLVENDO SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS
01. OBSERVE OS NÚMEROS:
25 | 100 | 8 | 40 | 10 | 120 |
ESCREVA-OS NA ORDEM:
A) CRESCENTE: 8 – 10 – 25 – 40 – 100 – 120
B) DECRESCENTE: 120 – 100 – 40 – 25 – 10 – 8
02. CADA LINHA DA TABELA ABAIXO REPRESENTA UM A SEQUÊNCIA, QUAIS SÃO OS ELEMENTOS QUE FALTAM?
2 | 6 | 8 | 10 | |
1 | 3 | 7 | ||
10 | 20 | 40 |
PRIMEIRO DEVEMOS OBSERVAR QUAL A LÓGICA ADOTADA EM CADA SEQUÊNCIA. ASSIM PERCEBEREMOS QUE NA PRIMEIRA LINHA TEMOS NÚMEROS PARES, NA SEGUNDA ÍMPARES E NA TERCEIRA NÚMEROS DE 10 EM 10. PORTANTO:
2 | 4 | 6 | 8 | 10 |
1 | 3 | 5 | 7 | 9 |
10 | 20 | 30 | 40 | 50 |
AGORA É COM VOCÊ!!!
ATIVIDADE 1
QUAIS NÚMEROS FALTAM NAS SEQUÊNCIAS?
6 – 8 – 10 – ____ – 14
10 – 20 – ____ – 40 – 50
15 – 25 – 35 -_____ – 55
ATIVIDADE 2
ORGANIZE OS SEGUINTES NÚMEROS NA ORDEM CRESCENTE:
ATIVIDADE 3
PREENCHA A TABELA UTILIZANDO OS CONCEITOS DE SUCESSOR E ANTECESSOR:
ANTECESSOR | NÚMERO | SUCESSOR |
20 | ||
12 | 14 | |
18 |
ATIVIDADE 4
COMPLETE CADA SEQUÊNCIA ESCOLHENDO A ALTERNATIVA CORRETA DENTRE AS OPÇÕES À DIREITA:
UM ABRAÇO E ATÉ A PRÓXIMA PESSOAL!!!
RESPOSTAS DAS ATIVIDADES PARA VOCÊ CONFERIR!!!
ATIVIDADE 01
6 – 8 – 10 – 12 – 14
10 – 20 – 30 – 40 – 50
15 – 25 – 35 – 45 – 55
ATIVIDADE 02
4 – 23 – 56 – 98
6 – 27 – 45 – 90
4 – 29 -45 – 73
ATIVIDADE 03
19 – 20 -21
12 – 13 -14
16 -17 -18
ATIVIDADE 04
a – c – e – g – i
2 – 4 – 6 – 8 – 10
9 – 7 – 5 – 3 – 1
G – H – J – K – M
EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAMA0118) Identificar e descrever elementos faltantes de uma sequência de números naturais, objetos ou figuras, em diferentes contextos. |