You are currently viewing Educação Física: Luta tarracá

Educação Física: Luta tarracá

Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da  3ª SÉRIE da Eja.

NA AULA DE HOJE VAMOS CONHECER UMA LUTA BRASILEIRA CHAMADA TARRACÁ.

Fonte: arquivo pessoal Professora Sara Moraes

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA LUTA TARRACÁ

3ª série – Eaja – Educação Física – Aula 12 – LUTA TARRACÁ

NA VIDEOAULA DE HOJE CONHECEMOS O TARRACÁ, UMA LUTA BRASILEIRA COM ORIGENS INDÍGENAS E AFRICANAS, QUE NASCEU NO ESTADO DO MARANHÃO. SE PARECE COM A LUTA MARAJOARA E SEUS OBJETIVOS SÃO SEMELHANTES, QUE É LEVANTAR O OPONENTE DO CHÃO E DERRUBA-LO. NÃO VALEM CHUTES, SOCOS, CHAVES DE BRAÇO, ENTRE OUTROS GOLPES DE CONTUSÃO APÓS A QUEDA DO OPONENTE.

IDENTIFICAMOS QUE A LUTA SE TORNOU CONHECIDA APÓS UM LUTADOR SE DESTACAR NAS DISPUTAS DE VALE TUDO, APELIDADO DE REI ZULU, NOS ANO 80. CASSIMIRO DE ABREU, O REI ZULU, APÓS SER INDAGADO SOBRE QUAL ERA SUA PRINCIPAL TÉCNICA DE LUTA, APRESENTOU O TARRACÁ E FALOU UM POUCO DOS SEUS FUNDAMENTOS, TRAZENDO ASSIM VISIBILIDADE PARA A LUTA.

ATIVIDADE 1

ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO, CONHEÇA A HISTÓRIA DO REI ZULU E COMPREENDA COMO ELE UTILIZAVA O TARRACÁ PARA VENCER NO VALE TUDO.

Disponível em: Zulu, o rei dos ringues – YouTube

ATIVIDADE 2

NO TARRACÁ E NAS LUTAS EM GERAL, AS HABILIDADES CORPORAIS SÃO DESENVOLVIDAS AO LONGO DA PRÁTICA DAS MODALIDADES EM SI E EM TREINAMENTOS ESPECÍFICOS PARA DESENVOLVÊ-LAS. ASSISTA O VÍDEO ABAIXO, SIGA AS ORIENTAÇÕES DA PROFESSORA SARA E VIVENCIE UMA ATIVIDADE PRÁTICA BEM SIMPLES QUE DESENVOLVE A AGILIDADE E EXPLOSÃO, QUE SÃO PRINCÍPIOS CORPORAIS DAS LUTAS. VISTA ROUPAS CONFORTÁVEIS, USE TÊNIS OU FIQUE DESCALÇO E RESERVE UM ESPAÇO LIVRE. NÃO ESQUEÇA DE HIDRATAR-SE E RESPEITAR OS LIMITES DO SEU CORPO. BOA PRÁTICA!

Disponível em: Lutas – Habilidades Corporais – Agilidade – YouTube

ATIVIDADE 3

VAMOS INTEGRAR OS CONHECIMENTOS SOBRE TARRACÁ COM MATEMÁTICA? EXISTE NOS ESTUDOS DE PROBABILIDADE AS TABELAS DE DUPLA ENTRADA, QUE SÃO MUITO ÚTEIS PARA APRESENTAR DADOS DE FORMA CLARA E OBJETIVA. OBSERVE A TABELA ABAIXO:

Fonte: acervo pessoal Professora Sara Moraes

APÓS ANÁLISE DA TABELA, RESPONDA:

a) QUAL ESTADO QUE POSSUI MAIS LUTADORES DE TARRACÁ?

b) QUAL ESTADO QUE POSSUI MENOS LUTADORES DE TARRACÁ?

c) SE SOMARMOS A QUANTIDADE DE LUTADORES DOS DOIS ESTADOS QUE POSSUEM MENOS PRATICANTES, O VALOR SERÁ MAIOR, MENOR OU IGUAL AO NÚMERO DE LUTADORES DO ESTADO QUE TEM MAIS PRATICANTES?

ATÉ A PRÓXIMA AULA! TCHAU!


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).


Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0326) CONHECER E VIVENCIAR AS LUTAS DE MATRIZES INDÍGENA E AFRICANA.
Matemática(EAJAMA0231) LER, INTERPRETAR E COMPARAR DADOS APRESENTADOS EM TABELAS DE DUPLA ENTRADA, GRÁFICOS DE BARRAS OU DE COLUNAS, ENVOLVENDO RESULTADOS DE PESQUISAS, UTILIZANDO TERMOS COMO MAIOR E MENOR FREQUÊNCIA.