Olá, estudante!
Assista a videoaula de Arte com a temática Teatro a seguir, que está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Nesta aula vamos aprender na prática sobre a interpretação teatral. Através de exercícios de leitura vamos trabalhar a nossa interpretação pessoal.
A interpretação é uma arte na qual o ator ou a atriz usa a si mesmo, seu corpo, sua voz, como instrumento de expressão. O ator ou atriz de Teatro interpreta um texto criando uma personagem através dos comentários do autor sobre essa personagem. A equação perfeita: a imaginação do autor somada à técnica e ao trabalho de criação do ator.
Então: interpretação teatral é usar do talento para transformar de forma mais real possível a ideia que o autor da peça teve ao escrever seu trabalho.
Não se interpreta uma personagem sem um trabalho minucioso de criação, um trabalho precipitado sobre o texto lança o ator num espaço sem referências, consequentemente sua interpretação será em cima de gestos e falas sem emoções.
Para interpretar uma personagem no Teatro não basta apenas decorar o texto. A personagem necessita de uma história para sobreviver no palco, ele é constituído de um presente, um passado e de um futuro.
Relaciona-se com os outros, têm sentimentos, recordações, saudades, medos e alegrias. É criado pelo autor no texto e recriado pelo ator no palco.
Não existem fórmulas prontas para interpretação e criação do personagem, para saber como se tornar um grande ator ou representar este ou aquele papel. Muitos são os passos necessários para se chegar à cena como um verdadeiro criador.
Atividade 1:
Nesta aula faremos o exercício de ler o poema a seguir e interpretá-lo de diferentes formas, com diferentes sentimentos.
Poema: Canção mínima
Autora: Cecília Meireles
No mistério do sem-fim,
equilibra-se um planeta.
E, no planeta, um jardim,
e, no jardim, um canteiro;
no canteiro, uma violeta,
e, sobre ela, o dia inteiro,
entre o planeta e o Sem-Fim,
a asa de uma borboleta.
Agora vamos ler este poema de diferentes formas e intenções:
1 – Sem obedecer as pontuações.
2 – Em voz baixa, sussurrando.
3 – Falar em voz alta.
4 – Cochichando, contando uma fofoca.
5 – Ler com raiva, nervoso.
6 – Ler com a intenção de tristeza.
7 – Ler com muita alegria.
8 – Ler fazendo gestos e caretas exageradas.
Atividade 2:
Repita a mesma ideia do exercício anterior, porém agora você escolhe o texto que quer trabalhar, se possível grave e assista você fazendo as interpretações. Crie outras intenções para interpretar e faça com um amigo ou um parente e troque experiências sobre as interpretações.
Relembrando!
- Aula prática de Interpretação
Então pessoal, essa foi a nossa aula de hoje, até nosso próximo encontro e bom trabalho.
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
(EAJAAR0880) Pesquisar e explorar as múltiplas possibilidades de inter-relação e interdependência entre os elementos cênicos (iluminação, figurino, sonoplastia cenário, maquiagem, adereços e outros) na encenação teatral.
(EAJAAR0874) Conhecer, reconhecer e ampliar o repertório de termos específicos do vocabulário teatral.
(EAJAAR0784) Compreender as relações da criação de figurinos, cenários, objetos cênicos, sonoplastia, adereços, maquiagem com toda a composição cênica.
Referências: Projeto Educação para o Século XXI Série LINK da Arte 7ª e 8ª séries -Ed. Escala Educacional.