You are currently viewing MATEMÁTICA E GEOGRAFIA – PESO OU MASSA?
Fonte: https://cdn.pixabay.com/photo/2017/02/16/12/01/horizontal-2071314_960_720.jpg

MATEMÁTICA E GEOGRAFIA – PESO OU MASSA?

OLÁ! ESTA AULA DE MATEMÁTICA INTEGRADA COM GEOGRAFIA É DESTINADA A ESTUDANTES DA 4ª SÉRIE DA EAJA.

Fonte: https://cdn.pixabay.com/photo/2017/02/16/12/01/horizontal-2071314_960_720.jpg

AS MEDIDAS FAZEM PARTE DA VIDA DE TODOS NÓS E MUITAS VEZES NOS CONFUNDIMOS COM SUAS UNIDADES. POR EXEMPLO, VOCÊ ACHA QUE MASSA E PESO SÃO A MESMA COISA? ENTÃO, FIQUE TRANQUILO(A), QUE ESSA DÚVIDA VAMOS RESOLVER NA AULA DE HOJE.

ASSISTA À VIDEOULA DA PROFESSORA ALDA MARTINS ABORDANDO ESSA TEMÁTICA.

PESO OU MASSA? | MATEMÁTICA – AULA 23 | 4ª SÉRIE – EAJA

MASSA É A QUANTIDADE DE MATÉRIA PRESENTE EM UM CORPO E O PESO É A MULTIPLICAÇÃO DESSA MASSA PELA ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE, E A UNIDADE DO PESO É DADA EM NEWTON (N). 

PESO DEPENDE DA ATRAÇÃO QUE UM CORPO EXERCE SOBRE O OUTRO, QUE É DETERMINADA PELA ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE. QUANTO MAIOR FOR A MASSA DO CORPO, MAIOR SERÁ ESSA ATRAÇÃO. A MASSA DA TERRA (5,97.1024Kg) É BEM MAIOR QUE A MASSA DA LUA (7,4.1022Kg), POR ISSO, O CORPO DE UMA PESSOA É MAIS ATRAÍDO PELA SUPERFÍCIE DA TERRA DO QUE PELA SUPERFÍCIE DA LUA. EM OUTRAS PALAVRAS, A ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE NA TERRA É MAIOR, E ISSO AFETA O PESO DO CORPO ATRAÍDO POR ELA.

PESO E MASSA SÃO DIFERENTES, MAS SÃO PROPORCIONAIS. QUANTO MAIOR A MASSA, MAIOR A FORÇA DE ATRAÇÃO, POR ISSO A GENTE SE CONFUNDE E FICA FALANDO QUE O NOSSO PESO É TANTO QUANDO NA VERDADE QUEREMOS NOS REFERIR À MASSA DO CORPO. 

 VAMOS RELEMBRAR TAMBÉM AS UNIDADES DE MEDIDAS DE MASSA. A UNIDADE PADRONIZADA PELO SISTEMA INTERNACIONAL DE MEDIDAS É A GRAMA, E A PARTIR DESTA MEDIDA SEGUIMOS A REGRA DO 10 PARA TRANSFORMAR A MEDIDA DE UMA EM OUTRAS UNIDADES. 

VEJA TODAS AS MEDIDAS, MAS NA AULA DE HOJE VAMOS FOCAR NAS UNIDADES MAIS USUAIS QUE SÃO O QUILOGRAMA, GRAMA E MILIGRAMA. 

FONTE: ACERVO PESSOAL PROF. ALDA MARTINS (NEC/SME)

PARA TRANSITAR ENTRE AS UNIDADES DE MEDIDA USAREMOS O AGRUPAMENTO DE 10 EM 10 DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL, OU SEJA, A CADA MUDANÇA DE UNIDADE SERÁ MULTIPLICADO OU DIVIDIDO POR 10: 

  • DA ESQUERDA PARA A DIREITA SERÁ MULTIPLICADO POR 10.
  • DA DIREITA PARA A ESQUERDA SERÁ DIVIDIDO POR 10.

UMA DICA: É NO SENTIDO HORÁRIO.

PRATICANDO…

NA COMPRA DE ALGUNS LEGUMES NA FEIRA, TIVE QUE PESAR SEPARADAMENTE 500g DE PEPINO, 800g DE TOMATE, 1,3Kg DE CENOURA E 900g DE BETERRABA. QUANTOS QUILOGRAMAS FICOU NO TOTAL?

PRIMEIRO, VAMOS ADICIONAR AS QUANTIDADES MEDIDAS EM GRAMAS, FICANDO:

500 + 800 + 1300 + 900 (CALCULO MENTAL)  = 3500g

DE GRAMAS PARA QUILOGRAMAS SÃO 3 DIVISÕES POR 10, OU SEJA, 3500:1000 (A VÍRGULA ESTÁ NA ORDEM DAS UNIDADES (ÚLTIMA ORDEM) E VAI SE DESLOCAR 3 ORDENS – DA UNIDADE, DA DEZENA E DA CENTENA), FICANDO ENTÃO 3,500 Kg. 

FALANDO EM FEIRA, LEMBREI-ME DA D. MARIA, UMA BAIANA QUE VENDE ACARAJÉ. VOCÊ SABIA QUE GOIÂNIA RECEBE MUITOS IMIGRANTES, E EM ESPECIAL DA BAHIA, QUE EM 2010 TOTALIZAVA 3,7% DA POPULAÇÃO DE TODO ESTADO. OS IMIGRANTES VÊM CONTRIBUIR COM A NOSSA CULTURA, INFLUENCIANDO ESPECIALMENTE QUANTO AOS HÁBITOS ALIMENTARES, MÚSICA E DANÇA. 

AGORA É COM VOCÊ!

NA FEIRINHA DO BAIRRO TEM UMA BAIANA CHAMADA MARIA, QUE FAZ ACARAJÉS. CONVERSANDO COM ELA, NOS DEPARAMOS COM A SEGUINTE SITUAÇÃO-PROBLEMA:

DONA MARIA TEM FEITO MUITO SUCESSO NA FEIRA. E AGORA PRECISARÁ AUMENTAR A PRODUÇÃO DA MASSA PARA PREPARO DO ACARAJÉ. NUMA RECEITA ELA USA 600g DE FEIJÃO FRADINHO. AGORA, PRECISARÁ FAZER 8 RECEITAS. QUANTO DE FEIJÃO PRECISA COMPRAR, SABENDO QUE CADA PACOTE TEM 1Kg?

A PRIMEIRA SITUAÇÃO É SABER A QUANTIDADE DE FEIJÃO NECESSÁRIO, OU SEJA, 600g OITO VEZES:

600 . 8 = 5600g 

O RESTO DA ATIVIDADE AGORA É COM VOCÊ!


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:MATEMÁTICA (EAJAMA0422) LER, INTERPRETAR, RESOLVER SITUAÇÕES-PROBLEMA ENVOLVENDO MEDIDAS DAS GRANDEZAS COMPRIMENTO, ÁREA, MASSA, TEMPO, TEMPERATURA E CAPACIDADE, RECORRENDO A TRANSFORMAÇÕES ENTRE AS UNIDADES MAIS USUAIS.
GEOGRAFIA (EAJAGE0405) ANALISAR OS FLUXOS MIGRATÓRIOS NACIONAIS E REGIONAIS E SUAS INFLUÊNCIAS NA FORMAÇÃO DA SOCIEDADE GOIANA.
Referências:https://brasilescola.uol.com.br/quimica/diferenca-entre-massa-peso.htmhttps://www.youtube.com/watch?v=C-7Jhu084dY

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).