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MATEMÁTICA E GEOGRAFIA – LEITURA DE GRÁFICOS

OLÁ! ESTA AULA DE MATEMÁTICA INTEGRADA COM GEOGRAFIA É DESTINADA A ESTUDANTES DA 3ª SÉRIE DA EAJA.

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NA ESCOLA E NA VIDA OS GRÁFICOS E TABELAS SÃO UMA CONSTANTE, RESUMINDO UM VOLUME MAIOR DE INFORMAÇÕES. SABER LER E INTERPRETAR ESSES DADOS  É IMPORTANTE NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS NO DIA A DIA E TAMBÉM NAS AVALIAÇÕES ESCOLARES.

ASSISTA À VIDEOULA DA PROFESSORA ALDA MARTINS ABORDANDO ESSA TEMÁTICA.

LEITURA DE GRÁFICOS | MATEMÁTICA – AULA 23 | 3ª SÉRIE – EAJA

AS TABELAS SÃO A REPRESENTAÇÃO DE INFORMAÇÕES NO FORMATO DE LINHAS E COLUNAS. FACILITA A LOCALIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO A SER TRANSMITIDA. UM EXEMPLO BEM CLARO DE UMA TABELA É O CALENDÁRIO.

FONTE: ACERVO PESSOAL DA PROF. ALDA MARTINS (NEC/SME)

E A PARTIR, OU NÃO, DE UMA TABELA É POSSÍVEL FAZER A CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS, QUE FAZEM A REPRESENTAÇÃO VISUAL DAS INFORMAÇÕES POSSIBILITANDO ANÁLISE E COMPARAÇÕES. O OBJETIVO PRINCIPAL DE QUALQUER TIPO DE GRÁFICO É MOSTRAR A INFORMAÇÃO COM SIMPLICIDADE, CLAREZA E VERACIDADE. 

FONTE: <https://www.dw.com/pt-br/como-os-n%C3%BAmeros-da-covid-19-no-brasil-se-comparam-aos-do-mundo/a-56963894>

NO GRÁFICO DE LINHAS ACIMA TEM-SE A EVOLUÇÃO DE UMA INFORMAÇÃO DE FORMA CLARA. SÃO EXPLORADAS AS CORES, ISSO POSSIBILITA A FÁCIL VISUALIZAÇÃO E LOCALIZAÇÃO A PARTIR DAS LEGENDAS.

FONTE: <https://g1.globo.com/bemestar/vacina/noticia/2021/03/24/coronavirus-quando-voce-deve-tomar-a-vacina-se-nova-previsao-do-ministerio-da-saude-se-confirmar.ghtml>

NESSE GRÁFICO DE BARRAS OU COLUNAS, ALÉM DOS DADOS REAIS ATÉ A DATA DE SUA REALIZAÇÃO, MARÇO/21, FOI FEITA UMA PROJEÇÃO DOS DADOS ATÉ DEZEMBRO/2021 REFERENTE A QUANTIDADE DE VACINAS CONTRA COVID-19 NO BRASIL.

AGORA É COM VOCÊ!

UM SETOR DA ECONOMIA QUE TEM CRESCIDO BASTANTE É O SETOR TERCIÁRIO, QUE SE REFERE À PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS À SOCIEDADE. ESTE É O CASO DA JOANA, QUE TRABALHA EM CASA FAZENDO FACÇÃO E AGORA ELA MONTOU UMA EQUIPE DE COSTUREIRAS E PRECISA SABER QUANTO ESTÁ SENDO A PRODUÇÃO. VEJA O GRÁFICO QUE A FILHA DELA CONSTRUIU COM BASE NAS INFORMAÇÕES COLETADAS.

FONTE: ACERVO PESSOAL DA PROF. ALDA MARTINS (NEC/SME)

A PARTIR DA LEITURA DO GRÁFICO, RESPONDA ÀS PERGUNTAS DA JOANA.

  1. QUAIS COSTUREIRAS TÊM MAIS DESENVOLTURA EM CADA TIPO DE PEÇA?
  2. QUAL A PRODUÇÃO TOTAL DE TODAS AS COSTUREIRAS?

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:MATEMÁTICA(EAJAMA0232) RESOLVER PROBLEMAS CUJOS DADOS ESTÃO APRESENTADOS EM TABELAS DE DUPLA ENTRADA, GRÁFICOS DE BARRAS OU DE COLUNAS. 
GEOGRAFIA(EAJAGE0211) IDENTIFICAR AS ATIVIDADES LIGADAS AOS SETORES ECONÔMICOS (PRIMÁRIO, SECUNDÁRIO E TERCIÁRIO), ENFATIZANDO O SEU MUNICÍPIO E O ESTADO DE GOIÁS. 
Referências:https://mundoeducacao.uol.com.br/matematica/tipos-graficos-1.htm

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).