– OLÁ PESSOAL! TUDO BEM POR AÍ? VOCÊ SABE O QUE É HIGIENE? QUE CUIDADOS VOCÊ TEM COM O SEU CORPO? HIGIENE REFERE-SE A APENAS CUIDADOS COM O CORPO?
HIGIENE É UM CONJUNTO DE MEDIDAS E CONHECIMENTOS UTILIZADOS PARA A PROMOÇÃO E MANUTENÇÃO DA SAÚDE EM DIVERSAS ESFERAS. ASSIM, EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE HIGIENE, COMO: HIGIENE PESSOAL; HIGIENE MENTAL; HIGIENE CORPORAL; HIGIENE COLETIVA; HIGIENE DA ALIMENTAÇÃO.
NESTA ATIVIDADE, ABORDAREMOS SOBRE OS HÁBITOS DE HIGIENE, CONCEITO, TIPO E CUIDADOS.
ATIVIDADE 1
UMA PESQUISA REALIZADA RECENTEMENTE PELA EUROMONITOR E PUBLICADA PELA SUPER INTERESSANTE, SOBRE HÁBITOS DE HIGIENE, COMPROVA QUE OS BRASILEIROS ESTÃO EM PRIMEIRO LUGAR QUANDO O ASSUNTO É HIGIENE PESSOAL. OBSERVE A REPORTAGEM DO CURTA MAIS:
- QUAIS OS DADOS OBTIDOS NA INGLATERRA?
- QUAL LOCAL FOI IDENTIFICADO QUE METADE DA POPULAÇÃO NÃO TEM BANHEIRO?
- QUAIS OS HÁBITOS LEVANTADOS PELO BRASILEIROS?
- E VOCÊ, QUANTOS BANHOS TOMA POR DIA? COSTUMA LAVAR O CABELO QUANTAS VEZES POR SEMANA? TEM O COSTUME DE USAR PERFUME?
- QUAL A PROBLEMÁTICA LEVANTADA, QUANTO A PRÁTICA DE TOMAR BANHOS DIARIAMENTE? COMO VOCÊ PODERIA CONSERVAR O MEIO AMBIENTE?
ATIVIDADE 2
APÓS LER A TIRINHA RESPONDA:
1 – QUAL ASSUNTO ABORDADO NA TIRINHA?
2 – SOBRE O HÁBITO DE TOMAR BANHO, VOCÊ CONCORDA COM O PERSONAGEM QUE ACREDITA QUE DEVEMOS TOMAR BANHO APENAS SE SUJARMOS?
3 – QUAL EXPLICAÇÃO VOCÊ DARIA PARA JUSTIFICAR A IMPORTÂNCIA DO BANHO DIÁRIO?
4 – AS TIRINHAS SÃO GÊNEROS QUE CIRCULAM SOCIALMENTE, EM GERAL, COM FUNÇÃO CRÍTICO-HUMORÍSTICA. NESSA TIRINHA, PERCEBE-SE QUE O PROPÓSITO A QUE ELA SERVE É:
( ) A. PROVOCAR O RISO.
( ) B. ANALISAR O CENÁRIO POLÍTICO.
( ) C. CONSCIENTIZAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DE TER HÁBITOS DE HIGIENE.
( ) D. CRITICAR A FALTA DE EDUCAÇÃO DO POVO BRASILEIRO.
ATIVIDADE 3
LEIA O TEXTO SOBRE A PRÁTICA DE TOMAR BANHO E A HIGIENE COM O CORPO E ENTENDA MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO:
NOS DIAS DE HOJE, O HÁBITO DE TOMAR BANHO SE TRANSFORMOU EM UMA QUESTÃO DE HIGIENE E ATÉ MESMO EM MOMENTO DE ENTRETENIMENTO. PORÉM, VOCÊ SABIA QUE NEM SEMPRE FOI ASSIM? ANTIGAMENTE, O HÁBITO DE TOMAR BANHO E AS FORMAS DE CUIDAR DA HIGIENE CORPORAL NÃO ERA COMO AS DE HOJE. HAVIAM POVOS QUE NÃO TOMAVAM BANHO POR QUE O PAÍS EM QUE MORAVAM ERA FRIO, OUTROS, USAVAM GORDURA ANIMAL COMO SABONETE. TOMAVAM BANHOS EM BACIAS E ATÉ SENTADOS EM CADEIRA.CONTUDO, O BANHO É UM HÁBITO DE HIGIENE PESSOAL QUE MANTÉM O NOSSO CORPO LIMPO E AJUDA A PREVENIR DOENÇAS. DEVEMOS TAMBÉM TER OUTRAS PRÁTICAS COMO: ESCOVAR E PENTEAR OS CABELOS COM ESCOVAS OU PENTES LIMPOS;LAVAR AS MÃOS ANTES DAS REFEIÇÕES, AO CHEGAR DA RUA E APÓS USAR O BANHEIRO;CORTAR E LIMPAR AS UNHAS;USAR ROUPAS LIMPAS E ADEQUADAS AO ESTADO DO TEMPO: CALOR OU FRIO.EVITAR ANDAR DESCALÇO;USAR LENÇOS DE PAPEL PARA ASSOAR O NARIZ;ESCOVAR OS DENTES PELA MANHÃ E APÓS CADA REFEIÇÃO PARA EVITAR CÁRIES. A HIGIENE É MUITO IMPORTANTE PARA MANTERMOS A SAÚDE DO NOSSO CORPO. |
MARQUE V PARA AS ALTERNATIVAS VERDADEIRAS E F PARA AS FALSAS.
( ) NÃO USE A MESMA ROUPA REPETIDAS VEZES SEM LAVÁ-LA E PASSÁ-LA.
( ) EVITE LEVAR AS MÃOS À BOCA, OLHOS, NARIZ, OUVIDOS OU PARTES ÍNTIMAS SEM NECESSIDADE, POIS ASSIM VOCÊ ESTARÁ EVITANDO DE LEVAR MICRO-ORGANISMOS PARA ESTAS PARTES.
( ) LIMPE DIARIAMENTE SEU CELULAR COM ÁLCOOL PARA ELIMINAR AS BACTÉRIAS.
( ) LAVE AS MÃOS SOMENTE AO SAIR DO BANHEIRO.
( ) EVITE ENCOSTAR A BOCA NAS LATINHAS DE REFRIGERANTE, CERTIFIQUE-SE DE QUE ESTÃO LAVADAS OU USE CANUDINHOS.
( ) DURANTE A PRÁTICA DE ESPORTES COMPARTILHE BLUSAS, COLETES, CALÇÕES OU OUTROS UTENSÍLIOS JÁ USADOS E SUADOS NO MOMENTO DA PRÁTICA.
ATIVIDADE 4
VOCÊ SABIA QUE MANTER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL É MUITO IMPORTANTE PARA A SAÚDE DO NOSSO CORPO? É ISSO MESMO! COMER LEGUMES E FRUTAS É MUITO BOM PARA NOSSA SAÚDE. É ESSENCIAL ALIMENTAR-SE DE FORMA SAUDÁVEL E ESTAR BEM ATENTO A CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS, COMO POR EXEMPLO: LAVAR AS FRUTAS E VERDURAS; FERVER O LEITE ANTES DE CONSUMIR; GUARDAR OS ALIMENTOS PERECÍVEIS NA GELADEIRA; COBRIR OS ALIMENTOS PARA NÃO POUSAR MOSCAS; SEMPRE OBSERVAR A VALIDADE DOS ALIMENTOS.
E VOCÊ, COMO CONSERVA OS ALIMENTOS ANTES DE SEREM CONSUMIDOS?
RELEMBRANDO!
- HIGIENE É UM CONJUNTO DE MEDIDAS E CONHECIMENTOS UTILIZADOS PARA A PROMOÇÃO E MANUTENÇÃO DA SAÚDE EM DIVERSAS ESFERAS.
- EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE HIGIENE, COMO: HIGIENE PESSOAL; HIGIENE MENTAL; HIGIENE CORPORAL; HIGIENE COLETIVA; HIGIENE DA ALIMENTAÇÃO.
- AS TIRINHAS SÃO GÊNEROS QUE CIRCULAM SOCIALMENTE, EM GERAL, COM FUNÇÃO CRÍTICO-HUMORÍSTICA.
- ANTIGAMENTE, O HÁBITO DE TOMAR BANHO E AS FORMAS DE CUIDAR DA HIGIENE CORPORAL NÃO ERA COMO AS DE HOJE. HAVIAM POVOS QUE NÃO TOMAVAM BANHO POR QUE O PAÍS EM QUE MORAVAM ERA FRIO, OUTROS, USAVAM GORDURA ANIMAL COMO SABONETE. TOMAVAM BANHOS EM BACIAS E ATÉ SENTADOS EM CADEIRA.
- O BANHO É UM HÁBITO DE HIGIENE PESSOAL QUE MANTÉM O NOSSO CORPO LIMPO E AJUDA A PREVENIR DOENÇAS.
- DEVEMOS TAMBÉM TER OUTRAS PRÁTICAS COMO: ESCOVAR E PENTEAR OS CABELOS COM ESCOVAS OU PENTES LIMPOS; LAVAR AS MÃOS ANTES DAS REFEIÇÕES, AO CHEGAR DA RUA E APÓS USAR O BANHEIRO; CORTAR E LIMPAR AS UNHAS; USAR ROUPAS LIMPAS E ADEQUADAS AO ESTADO DO TEMPO: CALOR OU FRIO; EVITAR ANDAR DESCALÇO;USAR LENÇOS DE PAPEL PARA ASSOAR O NARIZ; ESCOVAR OS DENTES PELA MANHÃ E APÓS CADA REFEIÇÃO PARA EVITAR CÁRIES.
- MANTER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL É MUITO IMPORTANTE PARA A SAÚDE DO NOSSO CORPO.
- É ESSENCIAL ALIMENTAR-SE DE FORMA SAUDÁVEL E ESTAR BEM ATENTO A CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS, COMO POR EXEMPLO: LAVAR AS FRUTAS E VERDURAS; FERVER O LEITE ANTES DE CONSUMIR; GUARDAR OS ALIMENTOS PERECÍVEIS NA GELADEIRA; COBRIR OS ALIMENTOS PARA NÃO POUSAR MOSCAS; SEMPRE OBSERVAR A VALIDADE DOS ALIMENTOS.
EAJA – Série: | Eaja – I SEGMENTO- 2a SÉRIE |
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA, CIÊNCIAS DA NATUREZA E GEOGRAFIA |
EAJA:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJALP0203) Identificar a tipologia, características e organização dos diferentes gêneros textuais. (EAJALP0215) Identificar a tipologia textual dos diferentes gêneros com sentido e significado. (EAJALP0241) Identificar a finalidade de um texto e sua aceitabilidade social.(EAJACI0106) Identificar a importância dos hábitos de higiene do corpo humano e da higiene dos alimentos para a manutenção da saúde individual e coletiva. (EAJAGE0113) Conhecer noções básicas de educação ambiental, a partir da observação e descrição das características de seus lugares de vivência relacionadas aos fenômenos da natureza. |