You are currently viewing Língua Portuguesa, Ciências da Natureza e Geografia – Hábitos de higiene

Língua Portuguesa, Ciências da Natureza e Geografia – Hábitos de higiene

– OLÁ PESSOAL! TUDO BEM POR AÍ?  VOCÊ SABE O QUE É HIGIENE? QUE CUIDADOS VOCÊ TEM COM O SEU CORPO? HIGIENE REFERE-SE A APENAS CUIDADOS COM O CORPO?

HIGIENE É UM CONJUNTO DE MEDIDAS E CONHECIMENTOS UTILIZADOS PARA A PROMOÇÃO E MANUTENÇÃO DA SAÚDE EM DIVERSAS ESFERAS. ASSIM, EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE HIGIENE, COMO: HIGIENE PESSOAL; HIGIENE MENTAL; HIGIENE CORPORAL; HIGIENE COLETIVA; HIGIENE DA ALIMENTAÇÃO.

NESTA ATIVIDADE, ABORDAREMOS SOBRE OS HÁBITOS DE HIGIENE, CONCEITO, TIPO E CUIDADOS.

ATIVIDADE 1

UMA PESQUISA REALIZADA RECENTEMENTE PELA EUROMONITOR E PUBLICADA PELA SUPER INTERESSANTE, SOBRE HÁBITOS DE HIGIENE, COMPROVA QUE OS BRASILEIROS ESTÃO EM PRIMEIRO LUGAR QUANDO O ASSUNTO É HIGIENE PESSOAL. OBSERVE A REPORTAGEM DO CURTA MAIS:

Disponível em:<https://www.curtamais.com.br/goiania/brasileiro-e-o-povo-mais-limpo-e-cheiroso-do-mundo> acesso em 9, nov. de 2021
  • QUAIS OS DADOS OBTIDOS NA INGLATERRA?
  • QUAL LOCAL FOI IDENTIFICADO QUE METADE DA POPULAÇÃO NÃO TEM BANHEIRO?
  • QUAIS OS HÁBITOS LEVANTADOS PELO BRASILEIROS?
  • E VOCÊ, QUANTOS BANHOS TOMA POR DIA? COSTUMA LAVAR O CABELO QUANTAS VEZES POR SEMANA? TEM O COSTUME DE USAR PERFUME?
  • QUAL A PROBLEMÁTICA LEVANTADA, QUANTO A PRÁTICA DE TOMAR BANHOS DIARIAMENTE? COMO VOCÊ PODERIA CONSERVAR O MEIO AMBIENTE?

ATIVIDADE 2

Disponível em:<https://tirasarmandinho.tumblr.com/post/107898433334/tirinha-original> acesso em 9, nov. de 2021.

APÓS LER A TIRINHA RESPONDA:

1 – QUAL ASSUNTO ABORDADO NA TIRINHA?

2 – SOBRE O HÁBITO DE TOMAR BANHO, VOCÊ CONCORDA COM O PERSONAGEM QUE ACREDITA QUE DEVEMOS TOMAR BANHO APENAS SE SUJARMOS?

3 – QUAL EXPLICAÇÃO VOCÊ DARIA PARA JUSTIFICAR A IMPORTÂNCIA DO BANHO DIÁRIO? 

4 – AS TIRINHAS SÃO GÊNEROS QUE CIRCULAM SOCIALMENTE, EM GERAL, COM FUNÇÃO CRÍTICO-HUMORÍSTICA. NESSA TIRINHA, PERCEBE-SE QUE O PROPÓSITO A QUE ELA SERVE É:

(   ) A. PROVOCAR O RISO.

(   ) B. ANALISAR O CENÁRIO POLÍTICO.

(   ) C. CONSCIENTIZAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DE TER HÁBITOS DE HIGIENE.

(   ) D. CRITICAR A FALTA DE EDUCAÇÃO DO POVO BRASILEIRO.

ATIVIDADE 3

LEIA O TEXTO SOBRE A PRÁTICA DE TOMAR BANHO E A HIGIENE COM O CORPO E ENTENDA MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO:

NOS DIAS DE HOJE, O HÁBITO DE TOMAR BANHO SE TRANSFORMOU EM UMA QUESTÃO DE HIGIENE E ATÉ MESMO EM MOMENTO DE ENTRETENIMENTO. PORÉM, VOCÊ SABIA QUE NEM SEMPRE FOI ASSIM?        
ANTIGAMENTE, O HÁBITO DE TOMAR BANHO E AS FORMAS DE CUIDAR DA HIGIENE CORPORAL NÃO ERA COMO AS DE HOJE. HAVIAM POVOS QUE NÃO TOMAVAM BANHO POR QUE O PAÍS EM QUE MORAVAM ERA FRIO, OUTROS, USAVAM GORDURA ANIMAL COMO SABONETE. TOMAVAM BANHOS EM BACIAS E ATÉ SENTADOS EM CADEIRA.CONTUDO, O BANHO É UM HÁBITO DE HIGIENE PESSOAL QUE MANTÉM O NOSSO CORPO LIMPO E AJUDA A PREVENIR DOENÇAS. DEVEMOS TAMBÉM TER OUTRAS PRÁTICAS COMO: ESCOVAR E PENTEAR OS CABELOS COM ESCOVAS OU PENTES LIMPOS;LAVAR AS MÃOS ANTES DAS REFEIÇÕES, AO CHEGAR DA RUA E APÓS USAR O BANHEIRO;CORTAR E LIMPAR AS UNHAS;USAR ROUPAS LIMPAS E ADEQUADAS AO ESTADO DO TEMPO: CALOR OU FRIO.EVITAR ANDAR DESCALÇO;USAR LENÇOS DE PAPEL PARA ASSOAR O NARIZ;ESCOVAR OS DENTES PELA MANHÃ E APÓS CADA REFEIÇÃO PARA EVITAR CÁRIES. A HIGIENE É MUITO IMPORTANTE PARA MANTERMOS A SAÚDE DO NOSSO CORPO. 

MARQUE V PARA AS ALTERNATIVAS VERDADEIRAS E F PARA AS FALSAS.

(    ) NÃO USE A MESMA ROUPA REPETIDAS VEZES SEM LAVÁ-LA E PASSÁ-LA.

(   ) EVITE LEVAR AS MÃOS À BOCA, OLHOS, NARIZ, OUVIDOS OU PARTES ÍNTIMAS SEM NECESSIDADE, POIS ASSIM VOCÊ ESTARÁ EVITANDO DE LEVAR MICRO-ORGANISMOS PARA ESTAS PARTES.

(     ) LIMPE DIARIAMENTE SEU CELULAR COM ÁLCOOL PARA ELIMINAR AS BACTÉRIAS. 

(    ) LAVE AS MÃOS SOMENTE AO SAIR DO BANHEIRO.

(   ) EVITE ENCOSTAR A BOCA NAS LATINHAS DE REFRIGERANTE, CERTIFIQUE-SE DE QUE ESTÃO LAVADAS OU USE CANUDINHOS.

(    ) DURANTE A PRÁTICA DE ESPORTES COMPARTILHE BLUSAS, COLETES, CALÇÕES OU OUTROS UTENSÍLIOS JÁ USADOS E SUADOS NO MOMENTO DA PRÁTICA.

ATIVIDADE 4

VOCÊ SABIA QUE MANTER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL É MUITO IMPORTANTE PARA A SAÚDE DO NOSSO CORPO? É ISSO MESMO! COMER LEGUMES E FRUTAS É MUITO BOM PARA NOSSA SAÚDE. É ESSENCIAL ALIMENTAR-SE DE FORMA SAUDÁVEL E ESTAR BEM ATENTO A CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS, COMO POR EXEMPLO: LAVAR AS FRUTAS E VERDURAS; FERVER O LEITE ANTES DE CONSUMIR; GUARDAR OS ALIMENTOS PERECÍVEIS NA GELADEIRA; COBRIR OS ALIMENTOS PARA NÃO POUSAR MOSCAS; SEMPRE OBSERVAR A VALIDADE DOS ALIMENTOS.

E VOCÊ, COMO CONSERVA OS ALIMENTOS ANTES DE SEREM CONSUMIDOS?

RELEMBRANDO!

  • HIGIENE É UM CONJUNTO DE MEDIDAS E CONHECIMENTOS UTILIZADOS PARA A PROMOÇÃO E MANUTENÇÃO DA SAÚDE EM DIVERSAS ESFERAS. 
  • EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE HIGIENE, COMO: HIGIENE PESSOAL; HIGIENE MENTAL; HIGIENE CORPORAL; HIGIENE COLETIVA; HIGIENE DA ALIMENTAÇÃO.
  • AS TIRINHAS SÃO GÊNEROS QUE CIRCULAM SOCIALMENTE, EM GERAL, COM FUNÇÃO CRÍTICO-HUMORÍSTICA.
  • ANTIGAMENTE, O HÁBITO DE TOMAR BANHO E AS FORMAS DE CUIDAR DA HIGIENE CORPORAL NÃO ERA COMO AS DE HOJE. HAVIAM POVOS QUE NÃO TOMAVAM BANHO POR QUE O PAÍS EM QUE MORAVAM ERA FRIO, OUTROS, USAVAM GORDURA ANIMAL COMO SABONETE. TOMAVAM BANHOS EM BACIAS E ATÉ SENTADOS EM CADEIRA.
  • O BANHO É UM HÁBITO DE HIGIENE PESSOAL QUE MANTÉM O NOSSO CORPO LIMPO E AJUDA A PREVENIR DOENÇAS. 
  • DEVEMOS TAMBÉM TER OUTRAS PRÁTICAS COMO: ESCOVAR E PENTEAR OS CABELOS COM ESCOVAS OU PENTES LIMPOS; LAVAR AS MÃOS ANTES DAS REFEIÇÕES, AO CHEGAR DA RUA E APÓS USAR O BANHEIRO; CORTAR E LIMPAR AS UNHAS; USAR ROUPAS LIMPAS E ADEQUADAS AO ESTADO DO TEMPO: CALOR OU FRIO; EVITAR ANDAR DESCALÇO;USAR LENÇOS DE PAPEL PARA ASSOAR O NARIZ; ESCOVAR OS DENTES PELA MANHÃ E APÓS CADA REFEIÇÃO PARA EVITAR CÁRIES.
  •  MANTER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL É MUITO IMPORTANTE PARA A SAÚDE DO NOSSO CORPO.
  • É ESSENCIAL ALIMENTAR-SE DE FORMA SAUDÁVEL E ESTAR BEM ATENTO A CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS, COMO POR EXEMPLO: LAVAR AS FRUTAS E VERDURAS; FERVER O LEITE ANTES DE CONSUMIR; GUARDAR OS ALIMENTOS PERECÍVEIS NA GELADEIRA; COBRIR OS ALIMENTOS PARA NÃO POUSAR MOSCAS; SEMPRE OBSERVAR A VALIDADE DOS ALIMENTOS.
EAJA – Série: Eaja – I SEGMENTO- 2a SÉRIE 
Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA, CIÊNCIAS DA NATUREZA E GEOGRAFIA                      

EAJA:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
(EAJALP0203) Identificar a tipologia, características e  organização dos diferentes gêneros textuais.  
(EAJALP0215) Identificar a tipologia textual dos diferentes  gêneros com sentido e significado.
(EAJALP0241) Identificar a finalidade de um texto e sua  aceitabilidade social.(EAJACI0106) Identificar a importância dos hábitos de higiene do corpo humano  e da higiene dos alimentos para a manutenção da saúde individual e coletiva.
(EAJAGE0113) Conhecer noções básicas de educação ambiental, a partir da  observação e descrição das características de seus lugares de vivência  relacionadas aos fenômenos da natureza.