You are currently viewing Língua Portuguesa, Geografia e Arte – A arte que vem do lixo!

Língua Portuguesa, Geografia e Arte – A arte que vem do lixo!

A ‘upcycling art’ gera um impacto positivo no meio ambiente contribuindo para o reaproveitamento dos resíduos.
Disponível em: <https://www.iberdrola.com/cultural/arte-reciclavel> acesso em 16, nov. 2021

– OLÁ PESSOAL! TUDO BEM POR AÍ? VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR NA QUANTIDADE DE LIXO QUE PRODUZIMOS DESDE A HORA EM QUE ACORDAMOS ATÉ QUANDO VAMOS DORMIR? SERÁ QUE TUDO QUE JOGAMOS FORA É LIXO?

O LIXO É UM PROBLEMA GRITANTE QUE A SOCIEDADE VEM ENFRENTANDO! CADA VEZ MAIS, VEM AUMENTANDO A QUANTIDADE DE LIXO EM TODO LUGAR, E QUEM PAGA POR ISSO SOMOS NÓS, SERES HUMANOS. ATUALMENTE O LIXO DOMÉSTICO É UM DOS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS PELA POLUIÇÃO AMBIENTAL.

NESTA ATIVIDADE, ABORDAREMOS SOBRE O TEMA: LIXO E SEU DESTINO. 

ATIVIDADE 1

OBSERVE A OBRA DE VIK MUNIZ, ELE CONTEMPLA O BELO ONDE A MAIORIA SÓ ENXERGA SUJEIRA E PODRIDÃO. E, MELHOR, TRANSFORMA ESSES DEJETOS EM ARTE: 

Disponível em:<https://istoe.com.br/121937_A+ARTE+QUE+VEM+DO+LIXO/> acesso em 2, nov. de 2021

1- APÓS OBSERVAR A OBRA DE MUNIZ, QUAIS SÃO OS MATERIAIS FORAM USADOS?

A) REUSO DE AREIA, PAPEL, PEÇAS E EMBALAGENS DE PLÁSTICAS, TECIDOS, TERRA, ETC.

B) ÓLEO SOBRE TELA;

C) ACRÍLICO SOBRE TELA;

D) MATERIAIS NOVOS: PLUMAS, CETIM, ISOPOR E LANTEJOULAS. 

ATIVIDADE 2

HÁ QUATRO ANOS, UMA PRODUTORA DE FILMES INGLESA DESEMBARCOU NO BRASIL COM O OBJETIVO DE FAZER UM FILME SOBRE O ARTISTA PLÁSTICO BRASILEIRO MUNIZ. NAQUELA ÉPOCA, ELE TRABALHAVA EM UMA SÉRIE DE FOTOS SOBRE LIXO NO ATERRO. EM BUSCA DE OBJETOS, ELE ACABOU ENCONTRANDO PESSOAS, O QUE MUDOU A SUA PERCEPÇÃO E DEU O RUMO DO QUE SERIA O DOCUMENTÁRIO “LIXO EXTRAORDINÁRIO”. AO LONGO DE DOIS ANOS, VIK MUNIZ FREQUENTOU O ATERRO SANITÁRIO DO JARDIM GRAMACHO A FIM DE FOTOGRAFAR UM GRUPO DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS PARA RETRATÁ-LOS COM SUA ARTE. NO ENTANTO, ELE FOI SURPREENDIDO PELAS HISTÓRIAS DE SEUS PERSONAGENS E PELA DIGNIDADE, DESESPERO E SONHOS REVELADOS QUANDO INSTIGADOS A IMAGINAR SUAS VIDAS, FORA DAQUELE AMBIENTE.  

O DOCUMENTÁRIO FOI INDICADO AO OSCAR. OS BENEFÍCIOS DECORRENTES DISSO VÃO MUITO ALÉM DO MERO RECONHECIMENTO ARTÍSTICO DA OBRA. O QUE O FILME ARRECADAR SERÁ REVERTIDO PARA OS CATADORES DE LIXO CARIOCAS QUE TRABALHAM NO ATERRO METROPOLITANO DE JARDIM GRAMACHO, ONDE DIARIAMENTE SÃO DESPEJADAS OITO MIL TONELADAS DE DETRITOS.

CONHEÇA O ARTISTA PLÁSTICO VIK MUNIZ:

Disponível em:<https://istoe.com.br/121937_A+ARTE+QUE+VEM+DO+LIXO/> acesso em 2, nov. de 2021.

O QUE VOCÊ ACHOU DA ATITUDE DOS DIRETORES DO DOCUMENTÁRIO EM REVERTER PARA OS CATADORES DE LIXO,  O RECURSO QUE O FILME ARRECADAR ?

VOCÊ ACHA QUE OS CATADORES PRECISAM DE AJUDA FINANCEIRA? JUSTIFIQUE.

ATIVIDADE 3

GARRAFAS DE VIDRO, SACOS DE PLÁSTICO E OUTROS RESÍDUOS QUE ACABARIAM ENCHENDO OS ATERROS SANITÁRIOS OU FLUTUANDO NO MAR FORAM CONVERTIDOS, ATRAVÉS DE ALGUNS CRIADORES, EM UMA FORMA DE ARTE SUSTENTÁVEL QUE DENUNCIA A DEGRADAÇÃO DO PLANETA E SURPREENDE POR SUA ORIGINALIDADE. AS POSSIBILIDADES CHEGAM ATÉ ONDE A IMAGINAÇÃO É CAPAZ. PODEMOS ENCONTRAR ARTE RECICLADA EM UM QUADRO, EM UMA ESCULTURA, NA ALTA-COSTURA OU NO MOBILIÁRIO DE UMA CASA. ALÉM DISSO, NESSE CASO OS VALORES AMBIENTAIS, EM TERMOS DE RECICLAGEM E REUTILIZAÇÃO DO MATERIAL, TÊM TANTO VALOR QUANTO A PRÓPRIA OBRA EM SI. ENTRE OS BENEFÍCIOS DA ARTE RECICLADA PARA O MEIO AMBIENTE SE DESTACAM, POR EXEMPLO, SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O APROVEITAMENTO E O PROLONGAMENTO DA VIDA ÚTIL DOS MATERIAIS E, COMO CONSEQUÊNCIA DISSO, À DIMINUIÇÃO DO NÚMERO DE RESÍDUOS.

Disponível em:<https://www.iberdrola.com/cultural/arte-reciclavel acesso em 2, nov. de 2021

OBSERVE A QUANTIDADE DE LIXO PRODUZIDO DURANTE O DIA EM SUA CASA E A MANEIRA COMO ESSE LIXO É DESCARTADO.  DEPOIS REGISTRE EM SEU CADERNO.

ATIVIDADE 4

VOCÊ SABIA?
… QUE O BRASIL É O 4º PAÍS QUE MAIS PRODUZ LIXO NO MUNDO? … QUE, NO ANO 2020, A POPULAÇÃO BRASILEIRA DEVE ULTRAPASSAR OS 209 MILHÕES DE HABITANTES E, QUANDO SE TRATA DE PRODUZIR LIXO, NÓS, BRASILEIROS, ESTAMOS A TODO VAPOR? … QUE CADA PESSOA PRODUZ, EM MÉDIA, DE 800 GRAMAS A 1 KG DE LIXO POR DIA, OU DE 4 A 6 LITROS? … QUE, NO BRASIL, SÃO PRODUZIDAS, DIARIAMENTE, CERCA DE 255 MIL TONELADAS DE LIXO (DADO REFERENTE AO ANO DE 2018), SENDO QUE A CIDADE DE SÃO PAULO É A QUE MAIS PRODUZ LIXO NO PAÍS, COM CERCA DE 19,3 MIL TONELADAS POR DIA? … QUE ISTO SIGNIFICA QUE, EM SÃO PAULO, SÃO GERADAS APROXIMADAMENTE 15.000 TONELADAS DE LIXO POR DIA OU 75.000.000 DE LITROS POR DIA? 

O TEXTO QUE VOCÊ ACABOU DE LER TRATA-SE DE UM “VOCÊ SABIA?” SOBRE A PRODUÇÃO DO LIXO NO BRASIL. ESSE TEXTO TAMBÉM RECEBE O NOME DE “VERBETE DE CURIOSIDADE”, POIS, COMO O NOME DIZ, SERVE PARA TRAZER CURIOSIDADES SOBRE ALGUM ASSUNTO. AS FRASES SÃO INICIADAS POR “VOCÊ SABIA?” E SÃO COMPLETADAS COM A CURIOSIDADE EM FORMA DE PERGUNTA.

VOCÊ CONHECIA ESSAS CURIOSIDADES? O QUE MAIS TE IMPRESSIONOU? QUE TAL LER PARA SUA FAMÍLIA E DEIXÁ-LOS BEM INFORMADOS?

RELEMBRANDO!

  • O LIXO É UM PROBLEMA GRITANTE QUE A SOCIEDADE VEM ENFRENTANDO! CADA VEZ MAIS, VEM AUMENTANDO A QUANTIDADE DE LIXO EM TODO LUGAR, E QUEM PAGA POR ISSO SOMOS NÓS, SERES HUMANOS.
  • ATUALMENTE O LIXO DOMÉSTICO É UM DOS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS PELA POLUIÇÃO AMBIENTAL.
  • O ARTISTA PLÁSTICO BRASILEIRO MUNIZ TRANSFORMA DEJETOS EM ARTE.
  •  GARRAFAS DE VIDRO, SACOS DE PLÁSTICO E OUTROS RESÍDUOS QUE ACABARIAM ENCHENDO OS ATERROS SANITÁRIOS OU FLUTUANDO NO MAR FORAM CONVERTIDOS, ATRAVÉS DE ALGUNS CRIADORES, EM UMA FORMA DE ARTE SUSTENTÁVEL QUE DENUNCIA A DEGRADAÇÃO DO PLANETA E SURPREENDE POR SUA ORIGINALIDADE. 
  • PODEMOS ENCONTRAR ARTE RECICLADA EM UM QUADRO, EM UMA ESCULTURA, NA ALTA-COSTURA OU NO MOBILIÁRIO DE UMA CASA. 
  • ENTRE OS BENEFÍCIOS DA ARTE RECICLADA PARA O MEIO AMBIENTE SE DESTACAM, POR EXEMPLO, SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O APROVEITAMENTO E O PROLONGAMENTO DA VIDA ÚTIL DOS MATERIAIS E, COMO CONSEQUÊNCIA DISSO, À DIMINUIÇÃO DO NÚMERO DE RESÍDUOS.
  •  O BRASIL É O 4º PAÍS QUE MAIS PRODUZ LIXO NO MUNDO.

EAJA – Série: Eaja – I SEGMENTO- 1a SÉRIE 
Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA, GEOGRAFIA E ARTE                  

EAJA:
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
(EAJALP0162) Entender o tema, assunto e finalidade dos  textos em estudos.
(EAJAGE0113) Conhecer noções básicas de educação ambiental, a partir da  observação e descrição das características de seus lugares de vivência  relacionadas aos fenômenos da natureza.
(EAJAGE0114) Reconhecer e valorizar o próprio saber sobre o meio natural e  social correlacionando-o com a qualidade de vida.
(EAJAAR0112) Experimentar, em projetos de trabalho ou institucionais, as  relações e os processos criativos entre as diversas linguagens artísticas.
Referências:Matriz Estruturante Eaja – 2021/ 1º Segmento