Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 5ª SÉRIE da Eja.
A cultura da Grécia e Roma Antiga ainda impactam, na atualidade, a nossa sociedade. Entre o seu enorme legado em diferentes áreas do conhecimento estão a ginástica, cuidados com a saúde e estética, bem como uma forma de luta agarrada, conhecida como Luta Greco-Romana. E é sobre essa luta que dialogaremos na aula de hoje.
ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA LUTA GRECO-ROMANA
Na videoaula acima aprendemos que lutas são práticas corporais que têm como base o desenvolvimento de técnicas de ataque e defesa corporal, com golpes que variam conforme o estilo de luta. Temos as lutas agarradas, que são as de domínio, onde não são permitidos golpes como socos e chutes; as lutas com a média distância, onde golpes contundentes são permitidos; e as lutas a longa distância, onde algum objeto, como espada, é manuseado durante o combate.
Entendemos que a luta greco-romana é uma modalidade da luta olímpica, também conhecida como wrestling. Essa luta agarrada tem como objetivo principal imobilizar as costas do adversário no chão, não sendo permitidos socos ou chutes. Os combates ocorrem através de golpes como Half Nelson, Rolê e um dos mais famosos, o Suplê.
Identificamos que a luta greco-romana teve origem nas civilizações gregas da antiguidade. Era praticada somente por homens como forma de educação e preparação para a guerra. Com a invasão do império romano, muitas das práticas gregas foram incorporadas à cultura romana, como exemplo, a luta que era somente grega, passou a ser praticada também pelos romanos, por isso o nome luta greco-romana. Além desta forma de luta, tais culturas desenvolveram várias outras práticas corporais como a ginástica e a maratona, resgatadas pelas sociedades ocidentais no início da idade moderna. A influência e impactos da cultura grega e romana se deram para além das práticas corporais, eles são considerados, por exemplo, o berço da Filosofia Ocidental e da Democracia, além de contribuições nas áreas da Engenharia, Ciências da Natureza e Artes.
Compreendemos que ainda hoje, assim como na época da sua origem, a luta greco-romana continua sendo praticada somente por homens, mas a sua variação chamada de luta livre olímpica é praticada tanto por ambos os sexos. A luta greco-romana se diferencia da luta livre primeiro pela participação feminina e segundo, porque na luta livre olímpica é aceito o uso das pernas para desequilibrar, derrubar e imobilizar o adversário, enquanto na greco-romana só é aceito o uso dos braços.
ATIVIDADE 1
Você já assistiu a uma luta greco-romana? Assista o vídeo abaixo e aprecie um combate dessa modalidade.
Você conhecia essa luta? Gostou? A luta greco-romana é um esporte milenar e bastante famoso em vários países do mundo, porém, no Brasil, não é muito popular. Por isso, é natural que você nunca tenha nem ouvido falar dela. Mas você pode ajudar a mudar esse cenário! Converse com seus familiares e amigos sobre o que aprendeu nesta aula sobre a modalidade. Dissemine informações; prestigie eventos esportivos da luta greco-romana, presencialmente ou pela televisão; vivencie a modalidade e relate sua experiência; por que assim, você ajudará a promover a cultura desse esporte no Brasil.
ATIVIDADE 2
Conforme aprendemos nesta aula, as civilizações grega e romana da antiguidade deixaram um grande legado cultural que ainda hoje influencia, principalmente, as sociedades ocidentais. Dentre eles, existem as contribuições significativas para a nossa cultura corporal, como a maratona, ginástica e luta. Para saber mais sobre outras marcas simbólicas e permanentes deixadas por esses povos, assista o vídeo abaixo:
ERRATA: No vídeo acima é falado que os Romanos criaram um sistema político, chamado de República, para evitar que algum imperador se tornasse um tirano cruel. Porém, na República Romana não existia a figura do Imperador, por esse motivo não podemos falar que os romanos criaram a República para limitar o poder do imperador. As características da República Romana, que influenciaram a política do mundo ocidental contemporâneo, foram a existência de assembleias que escolhiam os ocupantes dos cargos públicos e votavam as leis, e a presença marcante do SENADO (Patrícios) e dos MAGISTRADOS, que eram as figuras principais do poder.
ATIVIDADE 3
Construa um mapa mental para você organizar as aprendizagens oportunizadas na aula de hoje, ou seja, produza um resumo visual do conteúdo Luta Greco-Romana, elencando as informações mais importantes com o uso de palavras-chave e imagens. As anotações deverão ser ligadas entre si com traços e setas, pois direcionarão o olhar e ajudarão na construção do raciocínio. Não esqueça de colocar os povos que originaram a Luta Greco-Romana, enfatizando as contribuições deles para diversas culturas. Bom trabalho!
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Educação Física | (EAJAEF0532) Conhecer e vivenciar as lutas do contexto nacional e mundial. |
História | (EAJAHI0531) Analisar e comparar o alcance e impacto das culturas grega e romana na tradição ocidental. |