Olá! Esta aula de Geografia é destinada a educandos da 5ª Série da Eaja.
A relação campo e cidade é algo bem intenso. O espaço rural e o espaço urbano são formados por paisagens diferentes, mas que se relacionam. Nessa aula de hoje você vai identificar a caracterização do espaço urbano.
Assista a videoaula abaixo, com a temática – Geografia – O espaço urbano: Relações entre campo e cidade
O espaço urbano: Relações entre campo e cidade
Vamos caracterizar o espaço urbano e sua formação? As transformações nas cidades resultam da urbanização, que é um processo caracterizado, entre outros fatores, pela redução da população rural e pelo crescimento da população urbana. Essa população passa a se concentrar nas cidades e, para atender às suas necessidades, em geral são feitas várias obras de infraestrutura, como as de iluminação, de esgoto, de transporte, entre outras.
Hoje, as transformações nas paisagens urbanas são intensas, com predomínio de elementos culturais como edifícios, casas, ruas, avenidas, praças e estabelecimentos comerciais. Os elementos naturais parecem ausentes.
Uma transformação que ocorre atualmente em diversas cidades devido à urbanização é a verticalização, ou seja, a construção de edifícios cada vez mais altos para abrigar a população em crescimento, aumentando o adensamento populacional. Observe a cidade de Xangai, na China, em dois momentos.
A primeira fotografia de 1984, antes da construção de inúmeros arranha-céus. Anos depois, houve na cidade um grande aumento do número de edifícios, o que se torna evidente na fotografia de 2013.
Xangai, na China – 1984
Xangai, na China – 2013
Disponível em: DELLORE, Cesar Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna, 1ª Ed, São Paulo, 2018. 6º ao 9º. PNLD 2020. p. 178
Um planeta urbano
Em 1950, a população urbana representava menos de 30% da população mundial. Desde então a urbanização vem ocorrendo de modo acelerado em todo o mundo. Atualmente, a população urbana representa mais da metade da população do planeta. Embora em muitos países a população rural supere a urbana, a tendência é que essa proporção se inverta ainda neste século.
Gráfico elaborado com base em dados obtidos em: ONU. World urbanization prospects: the 2011 revision. Nova York: ONU, 2011.
Disponível em: DELLORE, Cesar Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna, 1ª Ed, São Paulo, 2018. 6º ao 9º. PNLD 2020. p. 179
No Brasil, oito em cada dez habitantes vivem em áreas urbanas. O desenvolvimento industrial no século XX, com a consequente geração de empregos, faz crescer a população urbana do país em ritmos acelerados.
Entre os principais fatores que influenciam o deslocamento da população do campo para as cidades estão a ocorrência de secas, a concentração de terras cultiváveis nas mãos de poucos proprietários e a substituição da força de trabalho humano por máquinas no meio rural. Além disso, a concentração de atividades industriais, comerciais e de serviços nas áreas urbanas atrai a população rural para as cidades.
Diversidade da paisagem urbana
Há paisagens urbanas em que predominam as atividades industriais. Nesses locais, destacam-se as fábricas e estruturas que variam de acordo com as atividades econômicas desenvolvidas. Próximo às fábricas há casas, prédios, estabelecimentos comerciais e um intenso tráfego de transporte de carga. Em outras, há o predomínio de atividades do setor terciário, ou seja, comércio e serviços em geral (sistema financeiro e bancário, turismo, educação etc.). Muitas lojas de produtos diversos e o intenso tráfego de pessoas e mercadorias pelas ruas e avenidas indicam paisagens urbanas marcadas pelas atividades comerciais.
Observe, na primeira fotografia abaixo, cidade Lagos no país da Nigéria, um exemplo de paisagem urbana comercial. Outros locais destacam-se pela concentração de instituições financeiras (bancos, seguradoras, bolsas de valores etc.).
Vista aérea de rua comercial, em Lagos, Nigéria (2016).
Disponível em: DELLORE, Cesar Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna, 1ª Ed, São Paulo, 2018. 6º ao 9º. PNLD 2020. p. 180
Na segunda fotografia abaixo, a Wall Street, em Nova York, onde está a bolsa de valores da cidade, ilustra essa situação.
Wall Street, em Nova York, Estados Unidos (2016).
Disponível em: DELLORE, Cesar Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna, 1ª Ed, São Paulo, 2018. 6º ao 9º. PNLD 2020. p. 180.
Em algumas cidades, podemos observar a infraestrutura voltada para o setor de turismo. Há um exemplo disso na terceira fotografia abaixo. O local é Ouro Preto, cidade mineira que recebeu da Unesco o título de “patrimônio cultural da humanidade”. Ela se destaca pelo grande número de construções coloniais, hotéis e pousadas.
Vista aérea de construções históricas do século XVIII, em Ouro Preto- MG, Brasil (2016).
Disponível em: DELLORE, Cesar Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna, 1ª Ed, São Paulo, 2018. 6º ao 9º. PNLD 2020. p. 180
O que acabamos de ver? A paisagem urbana e suas especificidades. As interações ou relações entre a cidade e o campo e a indústria. As diversidades urbanas, a infraestrutura das cidades e suas funções.
Atividades
Agora chegou a sua vez de demonstrar o que aprendeu. Vamos lá!
Questão 01 – Quais são os elementos presentes na paisagem urbana?
Questão 02 – Quais os principais fatores que influenciaram o deslocamento das pessoas do campo para a cidade?
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EAJAGE0410) Perceber as interações entre a cidade e o campo e entre diferentes cidades nas redes urbanas. |
Referências: | DELLORE, Cesar Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna, 1ª Ed, São Paulo, 2018. 6º ao 9º. PNLD 2020 |