Olá! Esta aula de Língua Portuguesa é destinada a educandos da 5ª Série da Eaja.
A aula de hoje abordará o gênero expositivo que apresenta como objetivo a condensação de informações e dados, como por exemplo um verbete de dicionário. No entanto iremos um pouco mais longe, além de conceituar palavras o gênero expositivo é considerado recorrente pois coloca em prática múltiplos conceitos sobre o mesmo assunto e neste sentido estamos falando da amplitude textual e científica das enciclopédias.
Assista a videoaula abaixo, com a temática – Língua Portuguesa – A enciclopédia e a busca digital
A enciclopédia e a busca digital
Hoje, iremos estudar o gênero expositivo, em especial vamos destacar um exemplo máximo de coletividade e genialidade, estamos falando da enciclopédia, trata-se de um compêndio, cujo termo enciclopédia tem origem nas palavras gregas enkyklos (“em torno de”) e paideia (“educação”). O desejo de englobar todos os conhecimentos humanos em uma única obra já existia na Grécia ao tempo de Aristóteles (século IV a.C.) e persistiu durante a Idade Média, chegou até o Renascimento conservando a mesma ideia, mas foi com a difusão do Iluminismo que a primeira enciclopédia moderna foi editada na França, em 1772, pelos estudiosos Jean d’Alembert e Denis Diderot e teve entre seus principais colaboradores os filósofos Voltaire, Rousseau e Montesquieu.
Apesar de todo seu legado histórico a enciclopédia é uma obra seleta, e acima de tudo científica que reúne grande quantidade de informações sobre os mais diversos campos do conhecimento humano. Trata-se de um conjunto de livros que concentra o saber de maneira organizada, geralmente em ordem alfabética. O formato tradicional da enciclopédia é um livro, mas existem outras formas como fascículos, CDs ou versão online. No final do século XX, as enciclopédias convencionais foram perdendo sua utilidade com o surgimento da internet, uma vez que já havia mecanismos de buscas imediatas. No entanto, deve-se destacar que a enciclopédia tradicional tem uma série de inconvenientes: seu preço elevado, a necessidade de atualização permanente ou a falta de espaço. Sendo assim a versão online merecedora de grande crédito e popularidade.
Mesmo com a revolução tecnológica, a enciclopédia não dispensa atualizações, pois sua veracidade se mantém viva exatamente por estar sempre levando em consideração os avanços científicos. Esta mudança de formato (entre as coleções de livros e a busca digital) não mudou a ideia original do modelo enciclopédico. De fato, quem lê ou consulta uma enciclopédia é um pesquisador, e quem a escreve é um enciclopedista.
Muitas pessoas costumam confundir as enciclopédias com dicionários gigantes, porém podemos dizer que o dicionário explica palavras e a enciclopédia, além disso, aborda ideias, seres e coisas. Por isso, nas enciclopédias os temas são tratados de modo mais amplo, de caráter científico e bastante diversificado. Tanto nas enciclopédias quanto nos dicionários, os assuntos são organizados quase sempre em ordem alfabética, e em ambos o trabalho de pesquisa final pode levar anos, mesmo com toda tecnologia a nosso favor. Mas é importante relembrar que no passado estes conceitos estavam muito próximos e no século XVIII a enciclopédia foi desenvolvida a partir de um dicionário, pois suas principais colocações ainda se concentravam no campo da linguagem e da filosofia.
Atualmente, com advento das novas tecnologias, existem arquivos sonoros, formatos digitais com hipertextos, buscadores, ferramentas personalizadas e, definitivamente, procedimentos automatizados que multiplicam as possibilidades técnicas das enciclopédias. E claro não vamos esquecer da maestria da Wikipédia, a enciclopédia digital formada por contribuições do mundo inteiro.
Anteriormente, o saber enciclopédico ficava armazenado nos livros. Em nossos dias, os recursos de multimídia oferecem novas possibilidades de acesso à informação, aproximando as enciclopédias do grandioso sonho de seus criadores: oferecer o máximo de conhecimentos sobre qualquer assunto a todas as pessoas interessadas em ampliar horizontes culturais, com precisão e confiança.
Atividades
Questão 1 – Certamente você conhece ou já ouviu falar da famosa enciclopédia Barsa, sua idealização até a década de oitenta era o que havia de melhor em informação e conhecimento. Atualmente grandes nomes de enciclopédias e dicionários ainda circulam pelo mercado de livros com grande respeito e liderança de vendas. Cite alguns nomes que você conhece ou faça uma busca rápida pela internet e veja o que o mercado disponibiliza.
Questão 2 – Troque ideias com seus familiares e amigos e reflita sobre o quanto a internet e a era digital têm influenciado nossas pesquisas. Quantas vezes você recorre a um dicionário para saber o significado de uma palavra na hora de escrever? Ou mesmo a uma enciclopédia quando queremos aprofundar o assunto? Você vai perceber que estas buscas estão sendo reduzidas.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EAJALP0411) Ler textos curtos de divulgação científica, tais como: verbete de enciclopédia (digital ou impresso), diagramas e tabelas de divulgação científica, entre outros. (EAJALP0418) Inferir informações implícitas nos textos lidos |
Referências: | Etimologia e história da enciclopédia, disponível em https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Enciclop%C3%A9dia acessado em 08/11/2021 |