Olá! Esta aula de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes da 5ª Série da Eja.
Na videoaula de hoje vamos falar sobre os NUTRIENTES, para que você possa pensar sobre as dinâmicas de alimentação humana, com vista a uma prática alimentar variada e equilibrada. Vamos nessa?!?
ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA NUTRIENTES: OBTENÇÃO DE ENERGIA PARA O CORPO
Na videoaula acima aprendemos que os nutrientes correspondem a substâncias que estão presentes nos alimentos. Porém, em um alimento não temos todos os nutrientes necessários à manutenção do corpo, por isso, faz-se necessário uma alimentação variada e equilibrada.
Entendemos que os nutrientes dividem-se em:
- Macronutrientes: aqueles que o corpo humano precisa em maior quantidade, sendo eles os carboidratos, proteínas e lipídios.
- Micronutrientes: aqueles que o corpo humano precisa em menor quantidade, sendo eles as vitaminas e sais minerais.
Compreendemos que os nutrientes atuam no organismo de forma plástica, energética e reguladora. Os nutrientes plásticos ou construtores são responsáveis pela formação do nosso organismo (crescimento e substituição de perdas), por exemplo: proteínas e lipídeos. Já os energéticos, que correspondem aos glicídios e lipídios, fornecem a energia para a realização das funções do corpo e as distintas atividades que desenvolvemos na vida cotidiana. E os nutrientes reguladores atuam na regulação de reações químicas nas células e no material intercelular, bem como são responsáveis pela homeostasia. A exemplos temos as proteínas, vitaminas e sais minerais. A homeostasia corresponde à capacidade dos organismos de manterem seu meio interior com certa estabilidade, o que implica diferentes processos fisiológicos que ocorrem de forma coordenada.
ATIVIDADE 1
(COSEAC – 2015 – UFF – Técnico de Laboratório/Área: Alimentos) Os nutrientes são substâncias químicas que estão presentes nos alimentos e que possuem diversas funções para um bom funcionamento orgânico. Podem ser classificados de acordo com a função que exercem no nosso organismo em construtores, reguladores e energéticos. Sobre essa classificação é INCORRETO afirmar que:
a) os principais fornecedores de energia são os carboidratos e as proteínas, nos quais 1 g de cada nutriente gera 4 kcal.
b) os energéticos são aqueles que possuem como principal função fornecer energia para as funções vitais básicas e para as atividades físicas.
c) os reguladores são as vitaminas, minerais e fibras e auxiliam na regulação das funções bioquímicas do organismo.
d) dentro do grupo dos energéticos encontram-se os lipídios, que são considerados energéticos extras e devem ser consumidos moderadamente.
e) os construtores possuem a função de construir novos tecidos, promover o crescimento e ajudar para a resistência do organismo às doenças.
ATIVIDADE 2
Leia o texto disponibilizado no link abaixo:
Relação da Alimentação Saudável e Desempenho Profissional (conceitozen.com.br)
Mediante a leitura do texto e nas reflexões oportunizadas na aula de hoje, produza um artigo de opinião com a temática “Importância de uma alimentação de qualidade para o bom desempenho do trabalhador”. Se posicione sobre o papel do empregador para que essa alimentação de qualidade aconteça. Use informações presentes no texto e na videoaula, e se necessário, faça novas pesquisas. Seu texto precisa ter a introdução, em que você apresentará o tema que será discutido; o desenvolvimento, que corresponde à defesa do seu ponto de vista; e a conclusão, que consiste na finalização do artigo. Não se esqueça de dar um título bem provocativo e dividir a redação em parágrafos. Bom trabalho!
Lembre-se! O artigo de opinião é um texto dissertativo-argumentativo que tem como função apresentar e defender um ponto de vista sobre um assunto relevante para a sociedade. Geralmente, são textos publicados nos meios de comunicação: em jornais, revistas ou na internet e são assinados pelo autor. Possuem uma linguagem simples e objetiva, em conformidade com a norma padrão.
Referencial Bibliográfico | CUKIER, C.; CUKIER, V. Macro e micronutrientes em nutrição clínica. Editora Manole: São Paulo, 2020. |
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Ciências da Natureza | (EAJACI0514) Entender o processo de obtenção de energia para o corpo e sua relação com as funções plástica, energética e reguladora e com a presença do oxigênio e de nutrientes. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0524) Planejar, produzir e revisar textos do Campo Jornalístico-Midiático (notícia, carta do leitor etc). |