You are currently viewing Educação Física – DANÇA POPULAR BRASILEIRA: BUMBA MEU BOI

Educação Física – DANÇA POPULAR BRASILEIRA: BUMBA MEU BOI

Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da  1ª SÉRIE da Eja.

 NA AULA DE HOJE IREMOS CONHECER A DANÇA POPULAR E MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA, BUMBA MEU BOI.

Fonte: commons.wikimedia.org

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA DANÇA POPULAR BRASILEIRA: BUMBA MEU BOI

1ª série – Eaja – Educação Física – Aula 12 – DANÇA POPULAR BRASILEIRA: BUMBA MEU BOI

NA VIDEOAULA DE HOJE NOS APROXIMAMOS DO BUMBA MEU BOI OU BOI BUMBÁ, QUE É UMA MANIFESTAÇÃO POPULAR BRASILEIRA E POSSUI ELEMENTOS DE NOSSAS RAÍZES INDÍGENAS, AFRICANAS E EUROPEIAS. SURGIU NO BRASIL COLÔNIA, NO PERÍODO DO CICLO DO GADO, E TEM COMO FIGURA CENTRAL UM BOI, QUE SE CONSAGROU COMO LENDA FOLCLÓRICA BRASILEIRA. IDENTIFICAMOS QUE PELA ENORME RELEVÂNCIA, O BUMBA MEU BOI FOI DECLARADO MANIFESTAÇÃO CULTURAL BRASILEIRA EM 2012 PELO IPHAN (INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL).

ATIVIDADE 1

VAMOS COMPREENDER COMO A MANIFESTAÇÃO BUMBA MEU BOI ACONTECE E SABER MAIS DA LENDA? ASSISTA O VÍDEO ABAIXO E VEJO COMO ELE É VIVENCIADO NO MARANHÃO, DE FORMA TRADICIONAL, FESTIVA E POPULAR.

Disponível em: Território do Brincar | Série MiniDocs | Brincantes e brincadeiras com o bumba-meu-boi do Maranhão – YouTube

ATIVIDADE 2

AGORA CHEGOU O MOMENTO DE PRATICAR O PASSO BÁSICO DO BUMBA MEU BOI. VISTA ROUPAS CONFORTÁVEIS, ESCOLHA UM ESPAÇO LIVRE DE OBSTÁCULOS, FIQUE DESCALÇO OU USE TÊNIS, RESPEITE OS LIMITES DO SEU CORPO , HIDRATE-SE E SIGA AS ORIENTAÇÕES DO VÍDEO ABAIXO.

Disponível em: Dançando o Bumba-meu-boi em casa – parte 1 marcação do passo – YouTube

ATIVIDADE 3

VAMOS AGORA ANALISAR UMA SEQUÊNCIA, UM CONHECIMENTO PRÓPRIO DA MATEMÁTICA. AS SEQUÊNCIAS PODEM SER NUMÉRICAS OU DE OBJETOS, E TÊM COMO FUNÇÃO ORGANIZAR UM CONJUNTO DE OBJETOS OU NÚMEROS EM ALGUMA ORDEM DEFINIDA. OBSERVE A SEQUÊNCIA ABAIXO, QUE TEM COMO OBJETOS ELEMENTOS QUE FAZEM PARTE DO BUMBA MEU BOI:

Fonte: acervo pessoal Professora Sara Moraes

NA LINHA 1 TEMOS A SEGUINTE ORDEM: BOI/DANÇARINA/PANDEIRO/BOI/DANÇARINA/PANDEIRO, QUE FOI ESTABELECIDA PARA ESTA SEQUÊNCIA. BASEADO NESTAS INFORMAÇÕES, RESPONDA EM SEU CADERNO:

  • QUAIS ELEMENTOS ESTÃO FALTANDO NA LINHA 2?
  • QUAIS ELEMENTOS ESTÃO FALTANDO PARA COMPLETAR A SEQUÊNCIA DA LINHA 3?
  • NA LINHA 4, FOI ALTERADA A ORDEM DOS ELEMENTOS. APONTE QUE ALTERAÇÃO FOI ESSA.

ATÉ A PRÓXIMA AULA. TCHAU!


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componente CurricularObjetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0120) RECONHECER E VIVENCIAR DIFERENTES MODALIDADES DE DANÇAS DO CONTEXTO REGIONAL E NACIONAL.
Matemática (EAJAMA0118) IDENTIFICAR E DESCREVER ELEMENTOS FALTANTES DE UMA SEQUÊNCIA DE NÚMEROS NATURAIS, OBJETOS OU FIGURAS, EM DIFERENTES CONTEXTOS.