OLÁ PESSOAL! NA AULA DE HOJE VAMOS EXERCITAR NOSSA HABILIDADE EM SOLUCIONAR SITUAÇÕES PROBLEMA ENVOLVENDO UNIDADES DE MEDIDA DE TEMPO. VAMOS LÁ!
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ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO, COM A TEMÁTICA- GRANDEZAS E MEDIADAS: CALCULANDO COM O TEMPO
RECORDANDO UNIDADES DE MEDIDA DE TEMPO
- UNIDADES DE MEDIDA UTILIZADAS PARA MEDIR O TEMPO:
SEGUNDOS; MINUTOS; HORAS; DIAS; MESES, ANOS, DÉCADAS OU MESMO SÉCULOS
- RELAÇÃO ENTRE ESSAS UNIDADES:
1 MINUTO | 60 SEGUNDOS |
1 HORA | 60 MINUTOS |
1 DIA | 24 HORAS |
1 SEMANA | 7 DIAS |
1 MÊS | 30 DIAS |
1 ANO | 12 MESES |
1 DÉCADA | 10 ANOS |
1 SÉCULO | 100 ANOS |
SITUAÇÕES PROBLEMA ENVOLVENDO UNIDADES DE MEDIDA DE TEMPO
01.DONA SOFIA RESOLVEU FAZER UM BOLO DE CHOCOLATE QUE DEVE FICAR NO FORNO POR 40 MIN. ELA OLHOU NO RELÓGIO ASSIM QUE O COLOCOU NO FORNO E ESTAVA MARCANDO O SEGUINTE HORÁRIO: EM QUAL HORÁRIO DONA SOFIA DEVE RETIRAR O BOLO DO FORNO?
VOCÊ DEVE TER OBSERVADO QUE O RELÓGIO MARCA 6 HORAS E 45 MIN. COMO O BOLO DEVE FICAR POR 40 MIN ELE DEVE SER RETIRADO ÀS 7 HORAS E 25 MIN.
LEMBRE-SE QUE NESSE MODELO DE RELÓGIO, ENTRE CADA NÚMERO DA MARCAÇÃO TEMOS 5 MIN. UMA OPÇÃO PARA ENCONTRAR O RESULTADO SERIA IR CONTANDO DE 5 EM 5 MIN ATÉ COMPLETAR OS 40 MIN NECESSÁRIOS.
02. HELENA FARÁ UMA VIAGEM DE ÔNIBUS PARA CASA DE SUA PRIMA QUE MORA EM OUTRO ESTADO. SUA VIAGEM DEVE DURAR APROXIMADAMENTE 24 HORAS. SE HELENA SAIU 10 HORAS DA MANHÃ DE SÁBADO, QUE HORAS E EM QUAL DIA ELA DEVE CHEGAR NO DESTINO?
SE A VIAGEM DURA 24 HORAS ISSO SIGNIFICA QUE SERIA O CORRESPONDENTE A UM DIA INTEIRO. SE ELA SAIU ÀS 10 HORAS DA MANHÃ DE SÁBADO CHEGARÁ TAMBÉM ÀS 10 HORAS DA MANHÃ DO DIA SEGUINTE, OU SEJA, DOMINGO.
03. SEU JOÃO É PEDREIRO E COMEÇOU UM TRABALHO QUE DEVE DEMORAR 15 DIAS PARA SER CONCLUÍDO. ELE INICIOU ESSE TRABALHO EM 12 DE SETEMBRO E DEVE TRABALHAR TODOS OS DIAS PARA CUMPRIR O PRAZO ESTABELECIDO. PORTANTO, EM QUE DIA O SENHOR JOÃO DEVE CONCLUIR ESSE TRABALHO?
O INÍCIO DO TRABALHO FOI EM 12 DE SETEMBRO, CONTANDO 15 DIAS SEGUIDOS (12 +15=27) O TRABALHO SERÁ CONCLUÍDO EM 27 DE SETEMBRO.
AGORA É COM VOCÊ!!!
ATIVIDADE 1
RODOLFO ULTRAPASSOU O LIMITE DE VELOCIDADE E ACABOU SE ENVOLVENDO NUM ACIDENTE DE TRÂNSITO COM SUA MOTO. QUEBROU O SEU PÉ E DEVERÁ FICAR UM MÊS E MEIO COM SEU PÉ ENGESSADO. QUANTOS DIAS REPRESENTAM ESSE TEMPO DE RECUPERAÇÃO DO RODOLFO?
ATIVIDADE 2
ROBERTA VAI PASSEAR COM SUAS AMIGAS. PARA TOMAR SEU BANHO E SE ARRUMAR PARA ESSE PASSEIO ELA LEVARÁ EM TORNO DE 50 MIN. SUAS AMIGAS MANDARAM UMA MENSAGEM PERGUNTANDO À ROBERTA QUE HORAS ELAS PODEM PEGÁ-LA. SE QUANDO ROBERTA OLHOU NO RELÓGIO ESTAVA MARCANDO O HORÁRIO AO LADO, QUAL FOI A RESPOSTA DELA PARA AS AMIGAS?
ATIVIDADE 3
PEDRO TRABALHA NUMA EMPRESA QUE FAZ ENTREGAS DE COMPRAS FEITAS PELA INTERNET. SAI DE CASA PRO TRABALHO TODOS OS DIAS ÀS 6:30 DA MANHÃ, E DO TRABALHO VAI PARA A AULA NOTURNA, SÓ CHEGANDO EM CASA POR VOLTA DAS 22:30. QUANTO TEMPO PEDRO FICA FORA DE CASA NOS DIAS DE TRABALHO E AULA?
ATIVIDADE 4
ALESSANDRA FOI AO MÉDICO DIA 22 DE MARÇO, COMO ESTÁ MARCADO NO CALENDÁRIO AO LADO. ELE DISSE QUE ELA DEVE RETORNAR AO CONSULTÓRIO TRAZENDO SEUS EXAMES NO DIA 04 DO MÊS SEGUINTE. PORTANTO SEU RETORNO SERÁ QUANTOS DIAS APÓS A CONSULTA?
UM ABRAÇO E ATÉ A PRÓXIMA PESSOAL!!!
RESPOSTAS DAS ATIVIDADES PARA VOCÊ CONFERIR!!!
ATIVIDADE 01
45 DIAS
ATIVIDADE 02
11 HORAS
ATIVIDADE 03
16 HORAS
ATIVIDADE 04
13 DIAS
EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAMA0132) Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, identificando tempo a transcorrer e transcorrido, tempo presente, passado e futuro, em contextos diversos.(EAJAHI0101) Compreender a temporalidade (passado, presente e futuro) por meio de suas histórias de vida e de sua família. |