You are currently viewing MATEMÁTICA E HISTÓRIA: GRANDEZAS E MEDIDAS

MATEMÁTICA E HISTÓRIA: GRANDEZAS E MEDIDAS

OLÁ PESSOAL! NA AULA DE HOJE VAMOS EXERCITAR NOSSA HABILIDADE EM SOLUCIONAR SITUAÇÕES PROBLEMA ENVOLVENDO UNIDADES DE MEDIDA DE TEMPO. VAMOS LÁ!

Relógio, Dinheiro, Crescimento, Crescer

https://cdn.pixabay.com/photo/2017/08/30/07/56/clock-2696234__340.jpg

ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO, COM A TEMÁTICA- GRANDEZAS E MEDIADAS: CALCULANDO COM O TEMPO

RECORDANDO UNIDADES DE MEDIDA DE TEMPO

  • UNIDADES DE MEDIDA UTILIZADAS PARA MEDIR O TEMPO:

SEGUNDOS; MINUTOS; HORAS; DIAS; MESES, ANOS, DÉCADAS OU MESMO SÉCULOS

  • RELAÇÃO ENTRE ESSAS UNIDADES:
1 MINUTO60 SEGUNDOS
1 HORA60 MINUTOS
1 DIA24 HORAS
1 SEMANA7 DIAS
1 MÊS30 DIAS
1 ANO12 MESES
1 DÉCADA10 ANOS
1 SÉCULO100 ANOS

SITUAÇÕES PROBLEMA ENVOLVENDO UNIDADES DE MEDIDA DE TEMPO

01.DONA SOFIA RESOLVEU FAZER UM BOLO DE CHOCOLATE QUE DEVE FICAR NO FORNO POR 40 MIN. ELA OLHOU NO RELÓGIO ASSIM QUE O COLOCOU NO FORNO E ESTAVA MARCANDO O SEGUINTE HORÁRIO: EM QUAL HORÁRIO DONA SOFIA DEVE RETIRAR O BOLO DO FORNO?


Relógio Despertador, Copo, Manhã, Bebida

VOCÊ DEVE TER OBSERVADO QUE O RELÓGIO MARCA 6 HORAS E 45 MIN. COMO O BOLO DEVE FICAR POR 40 MIN ELE DEVE SER RETIRADO ÀS 7 HORAS E 25 MIN.

LEMBRE-SE QUE NESSE MODELO DE RELÓGIO, ENTRE CADA NÚMERO DA MARCAÇÃO TEMOS 5 MIN. UMA OPÇÃO PARA ENCONTRAR O RESULTADO SERIA IR CONTANDO DE 5 EM 5 MIN ATÉ COMPLETAR OS 40 MIN NECESSÁRIOS.


02. HELENA FARÁ UMA VIAGEM DE ÔNIBUS PARA CASA DE SUA PRIMA QUE MORA EM OUTRO ESTADO. SUA VIAGEM DEVE DURAR APROXIMADAMENTE 24 HORAS. SE HELENA SAIU 10 HORAS DA MANHÃ DE SÁBADO, QUE HORAS E EM QUAL DIA ELA DEVE CHEGAR NO DESTINO?

Carro, Vw, Transporte, Volkswagen, Veículo, Ônibus

SE A VIAGEM DURA 24 HORAS ISSO SIGNIFICA QUE SERIA O CORRESPONDENTE A UM DIA INTEIRO. SE ELA SAIU ÀS 10 HORAS DA MANHÃ DE SÁBADO CHEGARÁ TAMBÉM ÀS 10 HORAS DA MANHÃ DO DIA SEGUINTE, OU SEJA, DOMINGO.


03. SEU JOÃO É PEDREIRO E COMEÇOU UM TRABALHO QUE DEVE DEMORAR 15 DIAS PARA SER CONCLUÍDO. ELE INICIOU ESSE TRABALHO EM 12 DE SETEMBRO E DEVE TRABALHAR TODOS OS DIAS PARA CUMPRIR O PRAZO ESTABELECIDO. PORTANTO, EM QUE DIA O SENHOR JOÃO DEVE CONCLUIR ESSE TRABALHO?

Tijolo, Pedreiro, Construção, Personagens De Quadrinhos

O INÍCIO DO TRABALHO FOI EM 12 DE SETEMBRO, CONTANDO 15 DIAS SEGUIDOS (12 +15=27) O TRABALHO SERÁ CONCLUÍDO EM 27 DE SETEMBRO.

AGORA É COM VOCÊ!!!

ATIVIDADE 1

RODOLFO ULTRAPASSOU O LIMITE DE VELOCIDADE E ACABOU SE ENVOLVENDO NUM ACIDENTE DE TRÂNSITO COM SUA MOTO. QUEBROU O SEU PÉ E DEVERÁ FICAR UM MÊS E MEIO COM SEU PÉ ENGESSADO. QUANTOS DIAS REPRESENTAM ESSE TEMPO DE RECUPERAÇÃO DO RODOLFO?

ATIVIDADE 2

ROBERTA VAI PASSEAR COM SUAS AMIGAS. PARA TOMAR SEU BANHO E SE ARRUMAR PARA ESSE PASSEIO ELA LEVARÁ EM TORNO DE 50 MIN. SUAS AMIGAS MANDARAM UMA MENSAGEM  PERGUNTANDO À ROBERTA QUE HORAS ELAS PODEM PEGÁ-LA. SE QUANDO ROBERTA OLHOU NO RELÓGIO ESTAVA MARCANDO O HORÁRIO AO LADO, QUAL FOI A RESPOSTA DELA PARA AS AMIGAS?

Relógio, Tempo, Hora, Assistir, Contagem Regressiva

 ATIVIDADE 3 

Motores, Em Movimento, Carregar, Lift, Andar, Pacote

PEDRO TRABALHA NUMA EMPRESA QUE FAZ ENTREGAS DE COMPRAS FEITAS PELA INTERNET. SAI DE CASA PRO TRABALHO TODOS OS DIAS ÀS 6:30 DA MANHÃ, E  DO TRABALHO VAI PARA A AULA NOTURNA, SÓ CHEGANDO EM CASA POR VOLTA DAS 22:30. QUANTO TEMPO PEDRO FICA FORA DE CASA NOS DIAS DE TRABALHO E AULA?

ATIVIDADE 4

Calendário, Mês, Ano, Encontro Data, Datetime

ALESSANDRA FOI AO MÉDICO DIA 22 DE MARÇO, COMO ESTÁ MARCADO NO CALENDÁRIO AO LADO.  ELE DISSE QUE ELA DEVE RETORNAR AO CONSULTÓRIO TRAZENDO SEUS EXAMES NO DIA 04 DO MÊS SEGUINTE. PORTANTO SEU RETORNO SERÁ QUANTOS DIAS APÓS A CONSULTA?

UM ABRAÇO E ATÉ A PRÓXIMA PESSOAL!!!

RESPOSTAS DAS ATIVIDADES PARA VOCÊ CONFERIR!!!

ATIVIDADE 01

45 DIAS

ATIVIDADE 02

11 HORAS

ATIVIDADE 03

16 HORAS

ATIVIDADE 04

13 DIAS


EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
(EAJAMA0132) Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como  dias da semana e meses do ano, identificando tempo a transcorrer e transcorrido,  tempo presente, passado e futuro, em contextos diversos.(EAJAHI0101) Compreender a temporalidade (passado, presente e futuro) por  meio de suas histórias de vida e de sua família.