You are currently viewing LÍNGUA PORTUGUESA, GEOGRAFIA E HISTÓRIA: A NECESSIDADE DE SE RETIRAR

LÍNGUA PORTUGUESA, GEOGRAFIA E HISTÓRIA: A NECESSIDADE DE SE RETIRAR

Olá! Esta aula de LÍNGUA PORTUGUESA, GEOGRAFIA E HISTÓRIA é destinada aos estudantes da 4ª Série da Eaja

A PANDEMIA, ENTRE TANTOS DESARRANJOS TEM DEIXADO RASTROS DE FOME, DESEMPREGO E ÊXODO RURAL… VOCÊ SABE DO QUE SE TRATA ESSE PROCESSO? HOJE JUNTO DO ESTUDO DA LÍNGUA ENVOLVENDO SUJEITO E PREDICADO VOCÊ ENTENDERÁ O PROCESSO E OS MOTIVOS QUE DESENCADEIAM ESTE FENÔMENO. VAMOS LÁ?

SILVA, Leda Leonardo da. Aprender Juntos – Geografia, 4º ano: ensino fundamental. 6. ed. São Paulo: Edições SM, 2017.

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA A NECESSIDADE DE SE RETIRAR

EAJA LÍNGUA PORTUGUESA 4 SÉRIE AULA 22

NA VIDEOAULA ACIMA, VIMOS QUE AO LONGO DOS ANOS NOSSA SOCIEDADE VEM SOFRENDO DIVERSAS MUDANÇAS E O ÊXODO RURAL NO BRASIL É UMA DELAS, E ESTÁ LIGADO A MIGRAÇÃO DAS PESSOAS DO CAMPO PARA À CIDADE. EM NOSSO PAÍS É BASTANTE COMUM PESSOAS QUE MORAM EM LUGARES DIFERENTES DE SUAS ORIGENS. ISSO OCORRE POR DIVERSOS MOTIVOS, MAS EM GERAL SE DÁ PELA BUSCA DE MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA.

OBSERVE A REPRODUÇÃO DA OBRA DE ARTE INTITULADA “OS RETIRANTES” – BARBARA ROCHLITZ, 2011. 

SILVA, Leda Leonardo da. Aprender Juntos – Geografia, 4º ano: ensino fundamental. 6. ed. São Paulo: Edições SM, 2017

A OBRA MOSTRA RETIRANTES, TERMO UTILIZADO PARA DEFINIR OS MIGRANTES QUE SAEM DAS ÁREAS RURAIS CASTIGADAS PELA SECA EM DIREÇÃO ÀS CIDADES. A DECISÃO DE MIGRAR ENVOLVE ALGUM DESCONTENTAMENTO COM O LUGAR DE ORIGEM E UMA ATRAÇÃO PELO LUGAR DE DESTINO. O DESENVOLVIMENTO DAS CIDADES, ATRAINDO MORADORES DO CAMPO EM BUSCA DE OPORTUNIDADES DE TRABALHO NAS INDÚSTRIAS, NO COMÉRCIO E EM EMPRESAS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS; A FALTA DE TERRAS OU DE CONDIÇÕES DE TRABALHO NO CAMPO, LONGOS PERÍODOS DE SECA EM ALGUMAS REGIÕES, ENTRE OUTROS FATORES. DE ACORDO COM DADOS DA PESQUISA NACIONAL POR AMOSTRA DE DOMICÍLIOS (PNAD) 2015 A MAIOR PARTE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA, 84,72%, VIVE EM ÁREAS URBANAS. E 15,28% DOS BRASILEIROS VIVEM EM ÁREAS RURAIS.

LEIA DOIS DEPOIMENTOS DE PESSOAS QUE DECIDIRAM MIGRAR DO CAMPO PARA A CIDADE E ANALISE OS MOTIVOS QUE OS LEVARAM A TOMAR TAL DECISÃO.

ESTUDANDO A LÍNGUA

UMA ORAÇÃO COMPLETA É FORMADA POR SUJEITO E PREDICADO. VEJA:

O SUJEITO É O SER DE QUEM SE INFORMA ALGO. É O TERMO DA ORAÇÃO QUE REALIZA OU SOFRE ALGUMA AÇÃO. TODOS OS ELEMENTOS DA ORAÇÃO SE REFEREM AO SUJEITO, SENDO ELE UM DOS ELEMENTOS PRINCIPAIS. 

O PREDICADO É TODO O TERMO DA ORAÇÃO QUE FAZ REFERÊNCIA AO SUJEITO, OU SEJA A INFORMAÇÃO DADA SOBRE O SUJEITO.


ATIVIDADE 1

AGORA ANALISE A OBRA APRESENTADA E RESPONDA AS PERGUNTAS ABAIXO:

  1. QUAIS ELEMENTOS DA IMAGEM ACIMA SUGEREM UMA MUDANÇA DE LOCAL DE RESIDÊNCIA?
  1. QUE CARACTERÍSTICAS INDICAM QUE A PAISAGEM REPRESENTADA É DE UMA ÁREA RURAL?

ATIVIDADE 2

ENTREVISTE ALGUÉM QUE VOCÊ CONHEÇA QUE DEIXOU O CAMPO PARA MORAR NA CIDADE. COPIE AS PERGUNTAS E REGISTRE AS RESPOSTAS. 

  1. QUAL SEU NOME E SUA IDADE?
  2. QUAL CIDADE DA ZONA RURAL VOCÊ MORAVA?
  3. QUAL ERA A SUA OCUPAÇÃO NO CAMPO?
  4. HÁ QUANTO TEMPO VOCÊ VEIO MORAR NA CIDADE?
  5. QUAL MOTIVO TE LEVOU A TOMAR ESTA DECISÃO?
  6. QUAIS ATIVIDADES DE LAZER/CULTURA VOCÊ PARTICIPAVA NO CAMPO?
  7. QUAIS SERVIÇOS ESSENCIAIS VOCÊ TEVE ACESSO NO CAMPO?
  8. VOCÊ ENFRENTOU ALGUM DESAFIO DURANTE ESTA MUDANÇA?
  9. QUAIS OS ASPECTOS NEGATIVOS VIVIDOS NA CIDADE POR VOCÊ EM RELAÇÃO À VIDA NO CAMPO? E POSITIVOS?

ATIVIDADE 3

DEPOIS DE ESTUDAR O CONCEITO DE SUJEITO E PREDICADO COMPLETE AS FRASES COM UM PREDICADO À SUA ESCOLHA:

  1. O HOMEM _________________________________________________________.
  2. A VIDA NA CIDADE _________________________________________________.
  3. GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO _______________________________________.

ATIVIDADE 4

PERGUNTE PARA A ORAÇÃO “QUEM?” E DESCUBRA O SUJEITO. VEJA O EXEMPLO: 

  1. OS ALUNOS DO CORAL CANTARAM LINDAMENTE.
  2. RAÍSSA GANHOU MEDALHA DE PRATA NA OLIMPÍADA DE TÓQUIO.
  3. A PROFESSORA DE PORTUGUÊS FOI A PRIMEIRA A CHEGAR NA ESCOLA. 
  4. O NATAL ESTÁ SE APROXIMANDO. 

RELEMBRANDO!!!

  • COMPREENDEU O CONCEITO DO ÊXODO RURAL;
  • REFLETIU SOBRE OS MOTIVOS DESENCADEADORES DESTE PROCESSO.
  • IDENTIFICOU E DIFERENCIOU SUJEITO E PREDICADO;
  • OBSERVOU ELEMENTOS DE COESÃO E COERÊNCIA, ASPECTOS ORTOGRÁFICOS E GRAMATICAIS NA LEITURA E ESCRITA;

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

(EAJALP0332) Identificar e diferenciar substantivos e verbos e suas funções na oração: agente, ação, objeto da ação em textos produzidos.

(EAJALP0348) Identificar gêneros do discurso oral.

(EAJALP0460) Realizar e participar de entrevista, júri simulado e mesa etc. 

(EAJAGE0404) Compreender as características dos fluxos migratórios;

(EAJAHI0411) Contextualizar os fenômenos históricos que se relacionam ao êxodo rural. 

(EAJAHI0410) Compreender e relacionar os processos de ocupação do campo e das cidades e como eles interferem na organização social, política e econômica.