You are currently viewing Língua Portuguesa e Ciências da Natureza – O corpo humano: a máquina da vida

Língua Portuguesa e Ciências da Natureza – O corpo humano: a máquina da vida

 OLÁ PESSOAL! TUDO BEM POR AÍ? VOCÊ TEM CUIDADO DO SEU CORPO? SABE COMO ELE FUNCIONA?

O CORPO HUMANO É UMA MÁQUINA EXTREMAMENTE COMPLEXA QUE PODE SER ESTUDADA EM DIFERENTES NÍVEIS. É CONSTITUÍDO POR DIFERENTES PARTES, ENTRE ELAS, A PELE, OS MÚSCULOS, OS NERVOS, OS ÓRGÃOS, OS OSSOS ETC. CADA PARTE DO CORPO HUMANO É FORMADA POR INÚMERAS CÉLULAS QUE APRESENTAM FORMAS E FUNÇÕES DEFINIDAS. 

O CORPO HUMANO É UMA ESTRUTURA COMPLEXA QUE NOS PERMITE REALIZAR UMA SÉRIE DE IMPORTANTES ATIVIDADES. PODEMOS ANDAR, CORRER, LEMBRAR FATOS PASSADOS, COMER, RETIRAR OXIGÊNIO DA ATMOSFERA, PENSAR, ENTRE VÁRIAS OUTRAS ATIVIDADES.

O CORPO HUMANO É DIVIDIDO EM TRÊS PARTES BÁSICAS: CABEÇA, TRONCO E MEMBROS SUPERIORES E INFERIORES.

NESTA ATIVIDADE, ABORDAREMOS SOBRE O CORPO HUMANO E SUA ORGANIZAÇÃO.

ATIVIDADE 1

OBSERVE AS INFORMAÇÕES ABAIXO:

Disponível em:<https://observatoriodoesporte.mg.gov.br/estudo-inedito-revela-que-sedentarismo-ja-atinge-459-dos-brasileiros/> acesso em 3, nov. de 2021.

1 – QUAIS OS ELEMENTOS PRESENTES NO INFORMATIVO?

2 – QUAL A IMPORTÂNCIA DO GRÁFICO NESSE TIPO DE TEXTO?

3 – QUAL A RELEVÂNCIA DESSE TIPO DE TEXTO PARA A SOCIEDADE EM GERAL?

4 – O ESTUDO APONTA QUE 45,9% DOS BRASILEIROS NÃO PRATICARAM NENHUMA ATIVIDADE FÍSICA OU ESPORTE EM 2013. QUAL A PORCENTAGEM DE BRASILEIROS PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA OU ESPORTE?

5 – VOCÊ CONSIDERA IMPORTANTE EXERCITAR O CORPO? EXPLIQUE.

ATIVIDADE 2

AO REFLETIR SOBRE O CORPO HUMANO, É IMPORTANTE, ALÉM DE PENSAR EM CUIDADOS, CONHECER O CORPO HUMANO, SEU FUNCIONAMENTO E COMO É ORGANIZADO.  O CORPO HUMANO É ORGANIZADO EM: CÉLULA → TECIDO → ÓRGÃO → SISTEMA → ORGANISMO. LEIA A EXPLICAÇÃO E FIQUE POR DENTRO:

CÉLULAS: SÃO AS UNIDADES FUNCIONAIS E ESTRUTURAIS DA MAIOR PARTE DOS SERES VIVOS, COM EXCEÇÃO APENAS DOS VÍRUS. NO CORPO HUMANO, COMO SABEMOS, SÃO ENCONTRADAS VÁRIAS CÉLULAS, POIS SOMOS SERES PLURICELULARES. 
TECIDOS: SÃO FORMADOS POR CÉLULAS SEMELHANTES E QUE DESEMPENHAM A MESMA FUNÇÃO. NOS SERES HUMANOS, OBSERVAMOS QUATRO TIPOS BÁSICOS DE TECIDO: TECIDO EPITELIAL, CONJUNTIVO, MUSCULAR E NERVOSO.
ÓRGÃOS: SÃO FORMADOS POR AGRUPAMENTOS DE TECIDOS QUE ATUAM JUNTOS PARA REALIZAR UMA DETERMINADA TAREFA. O CORAÇÃO, ESTÔMAGO, PULMÃO, RINS, ESÔFAGO, FÍGADO E BAÇO SÃO ALGUNS EXEMPLOS DE ÓRGÃOS.
SISTEMAS: SÃO FORMADOS POR ÓRGÃOS QUE ATUAM JUNTOS PARA DESEMPENHAR UMA FUNÇÃO. COMO EXEMPLO DE SISTEMAS, PODEMOS CITAR O CARDIOVASCULAR, O DIGESTÓRIO, O ENDÓCRINO, O REPRODUTOR, O URINÁRIO E O NERVOSO.

ATIVIDADE 3

O CORPO HUMANO É FORMADO PELOS SISTEMAS: CARDIOVASCULAR, RESPIRATÓRIO, DIGESTÓRIO, NERVOSO, SENSORIAL, ENDÓCRINO, EXCRETOR, URINÁRIO, REPRODUTOR, ESQUELÉTICO, MUSCULAR, IMUNOLÓGICO, LINFÁTICO, TEGUMENTAR. CADA UM DELES ENVOLVE ÓRGÃOS QUE ATUAM PARA A REALIZAÇÃO DAS FUNÇÕES VITAIS DO ORGANISMO.

Disponível em:<https://www.todamateria.com.br/sistemas-do-corpo-humano/ acesso em

AGORA É COM VOCÊ, PESQUISE SOBRE OS SISTEMAS E MARQUE (V) PARA AS AFIRMAÇÕES VERDADEIRAS E (F) PARA AS AFIRMAÇÕES FALSAS:

(   ) O CORPO HUMANO É FORMADO APENAS PELOS SISTEMAS: CARDIOVASCULAR, RESPIRATÓRIO E DIGESTÓRIO. 

(   )SISTEMA CARDIOVASCULAR É FORMADO PELOS VASOS SANGUÍNEOS E O CORAÇÃO, TAMBÉM CONHECIDO COMO SISTEMA CIRCULATÓRIO.

(   ) O SISTEMA RESPIRATÓRIO É RESPONSÁVEL PELA ABSORÇÃO DO GÁS CARBÔNICO DO AR E DA ELIMINAÇÃO DO OXIGÊNIO  RETIRADO DAS CÉLULAS.

(   ) SISTEMA DIGESTÓRIO É RESPONSÁVEL PELA DIGESTÃO DOS ALIMENTOS, FORMADO PELO TUBO DIGESTÓRIO: BOCA, FARINGE, ESÔFAGO, ESTÔMAGO, PULMÃO, INTESTINO DELGADO, INTESTINO GROSSO.

(   ) O SISTEMA NERVOSO É RESPONSÁVEL PELA CAPTAÇÃO, INTERPRETAÇÃO E RESPOSTAS ÀS MENSAGENS RECEBIDAS.

(   ) SISTEMA SENSORIAL É FORMADO PELOS 5 SENTIDOS DO CORPO HUMANO (TATO, PALADAR, OLFATO, VISÃO, LOCOMOÇÃO).

(   ) O SISTEMA ENDÓCRINO É FORMADO POR GLÂNDULAS QUE REALIZAM ATIVIDADES VITAIS COMO A TIREÓIDE, HIPÓFISE, GLÂNDULAS SEXUAIS, DENTRE OUTRAS.

(   ) SISTEMA URINÁRIO É RESPONSÁVEL PELA PRODUÇÃO E ELIMINAÇÃO DA URINA, DE MODO QUE FILTRA AS “IMPUREZAS” DO SANGUE.

(   ) O SISTEMA REPRODUTOR HUMANO É DIVIDIDO EM SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO E FEMININO, NO ENTANTO, AMBOS POSSUEM FUNÇÃO DIFERENTE, OU SEJA, APENAS O SISTEMA REPRODUTOR FEMININO TEM O OBJETIVO DE REPRODUÇÃO DE NOVOS SERES.

ATIVIDADE 4

ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE O CORPO HUMANO:

VOCÊ SABIA? O MAIOR OSSO DO CORPO HUMANO É O FÊMUR, O OSSO DA COXA DA PERNA. JÁ O MENOR OSSO É O ESTRIBO, LOCALIZADO NO OUVIDO INTERNO.O CORAÇÃO DE UM ADULTO BATE CERCA DE 100 MIL VEZES POR DIA.EM MÉDIA, 2 KG DO PESO CORPORAL É REPRESENTADO POR BACTÉRIAS QUE HABITAM NOSSO ORGANISMO.OS RINS FILTRAM APROXIMADAMENTE 1,3 LITROS DE SANGUE POR MINUTO. UM IMPULSO NERVOSO PODE ALCANÇAR ATÉ 360 KM/H.UM ADULTO POSSUI 206 OSSOS, ENQUANTO O BEBÊ POSSUI 300.

VOCÊ CONHECIA ALGUMAS DESSAS CURIOSIDADES? CONHECE OUTRAS?

RELEMBRANDO!

  • O CORPO HUMANO É UMA MÁQUINA EXTREMAMENTE COMPLEXA QUE PODE SER ESTUDADA EM DIFERENTES NÍVEIS. 
  • É CONSTITUÍDO POR DIFERENTES PARTES, ENTRE ELAS, A PELE, OS MÚSCULOS, OS NERVOS, OS ÓRGÃOS, OS OSSOS ETC. CADA PARTE DO CORPO HUMANO É FORMADA POR INÚMERAS CÉLULAS QUE APRESENTAM FORMAS E FUNÇÕES DEFINIDAS. 
  • O CORPO HUMANO É UMA ESTRUTURA COMPLEXA QUE NOS PERMITE REALIZAR UMA SÉRIE DE IMPORTANTES ATIVIDADES. PODEMOS ANDAR, CORRER, LEMBRAR FATOS PASSADOS, COMER, RETIRAR OXIGÊNIO DA ATMOSFERA, PENSAR, ENTRE VÁRIAS OUTRAS ATIVIDADES.
  • O CORPO HUMANO É DIVIDIDO EM TRÊS PARTES BÁSICAS: CABEÇA, TRONCO E MEMBROS SUPERIORES E INFERIORES.
  • O CORPO HUMANO É ORGANIZADO EM: CÉLULA → TECIDO → ÓRGÃO → SISTEMA → ORGANISMO.
  • O CORPO HUMANO É FORMADO PELOS SISTEMAS: CARDIOVASCULAR, RESPIRATÓRIO, DIGESTÓRIO, NERVOSO, SENSORIAL, ENDÓCRINO, EXCRETOR, URINÁRIO, REPRODUTOR, ESQUELÉTICO, MUSCULAR, IMUNOLÓGICO, LINFÁTICO, TEGUMENTAR. CADA UM DELES ENVOLVE ÓRGÃOS QUE ATUAM PARA A REALIZAÇÃO DAS FUNÇÕES VITAIS DO ORGANISMO.
  • CARDIOVASCULAR: FAZ O TRANSPORTE DOS NUTRIENTES E GASES PELO CORPO ATRAVÉS DO SANGUE.
  • RESPIRATÓRIO: REALIZA A TROCA DE GASES ENTRE O SANGUE E O AR, ABSORVE OXIGÊNIO E ELIMINA O GÁS CARBÔNICO.
  • DIGESTÓRIO: ENVOLVE INGESTÃO E QUEBRA DOS ALIMENTOS, ABSORÇÃO DOS NUTRIENTES E ELIMINAÇÃO DOS RESÍDUOS.
  • NERVOSO: ESTABELECE COMUNICAÇÃO ENTRE AS DIVERSAS PARTES DO CORPO, ELABORANDO RESPOSTAS AOS ESTÍMULOS.
  • SENSORIAL: CAPTAM ESTÍMULOS DO AMBIENTE E ENVIAM AO SISTEMA NERVOSO QUE PRODUZ RESPOSTA IMEDIATA.
  • ENDÓCRINO: PRODUZ OS HORMÔNIOS (NAS GLÂNDULAS) QUE ATUAM SOBRE AS CÉLULAS DO CORPO, REGULANDO SEU FUNCIONAMENTO.
  • EXCRETOR: ELIMINA AS EXCRETAS, SUBSTÂNCIAS INDESEJÁVEIS AO CORPO, PRODUZIDAS NO METABOLISMO.
  • URINÁRIO: PARTICIPA DO PROCESSO DE EXCREÇÃO, ELIMINANDO PRINCIPALMENTE UREIA ATRAVÉS DA URINA.
  • REPRODUTOR: PERMITE A CONTINUAÇÃO DA ESPÉCIE ATRAVÉS DO PROCESSO REPRODUTIVO, QUE ENVOLVE HORMÔNIOS E SEXUALIDADE.
  • ESQUELÉTICO: SUSTENTA O CORPO, PROTEGE OS ÓRGÃOS INTERNOS E PARTICIPA DA LOCOMOÇÃO, ALÉM DE SER RESERVA DE CÁLCIO.
  • MUSCULAR: ATUA NA LOCOMOÇÃO DO CORPO E NOS MOVIMENTOS INVOLUNTÁRIOS DE ALGUNS ÓRGÃOS.
  • IMUNOLÓGICO: ATUA POR MEIO DE CÉLULAS DE DEFESA E ÓRGÃOS IMUNITÁRIOS PARA PROTEGER O CORPO DE PATÓGENOS.
  • LINFÁTICO: DEFENDE O ORGANISMO DE INFECÇÕES, DETECTANDO AGENTES INVASORES E TOXINAS NA LINFA.
  • TEGUMENTAR: A PELE ATUA COMO BARREIRA E PROTEÇÃO, TAMBÉM CONTROLA A TEMPERATURA CORPORAL E TEM PAPEL SENSORIAL.

EAJA:
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
(EAJALP0203) Identificar a tipologia, características e  organização dos diferentes gêneros textuais. (EAJALP0232) Ler com autonomia gêneros textuais do  campo do Estudo e pesquisa.(EAJACI0103) Construir esquemas representativos do corpo humano e das  partes que o compõem e perceber a integração do todo, para o seu  funcionamento
(EAJACI0104) Identificar as diferentes funções das partes que compõem o corpo humano.
Referências:Matriz Estruturante Eaja – 2021/ 1º Segmento