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MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA – TEMPERATURA

OLÁ! ESTA AULA DE MATEMÁTICA INTEGRADA COM CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA A ESTUDANTES DA 4ª SÉRIE DA EAJA.

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COMPREENDER A INFLUÊNCIA DAS VARIAÇÕES DE TEMPERATURA NO DIA A DIA E NO PLANETA TERRA PODE AUXILIAR PARA QUE NÓS, QUE DEPENDEMOS DA NATUREZA PARA SOBREVIVER, POSSAMOS COLABORAR PARA QUE A TEMPERATURA SEJA MAIS EQUILIBRADA. MAS, COMO ASSIM?  ESTE É O TEMA DA AULA DE HOJE.

ASSISTA À VIDEOULA DA PROFESSORA ALDA MARTINS ABORDANDO ESSA TEMÁTICA.

TEMPERATURA | MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA – AULA 22 | 4ª SÉRIE – EAJA

NO BRASIL, A UNIDADE PADRONIZADA PARA MEDIR A TEMPERATURA É CHAMADA CELSIUS (ºC). ESTE NOME É EM HOMENAGEM AO FÍSICO ANDERS CELSIUS, QUE CRIOU ESTA ESCALA DE TEMPERATURA. EM OUTROS PAÍSES SÃO USADOS O FAHRENHEIT E O KELVIN.

O INSTRUMENTO DE MEDIDA DA TEMPERATURA É O TERMÔMETRO, QUE USUALMENTE UTILIZAMOS PARA SABER SE ESTAMOS COM FEBRE E TAMBÉM HÁ TERMÔMETROS QUE MEDEM A TEMPERATURA DO AMBIENTE PARA INFORMAR NOS TELEJORNAIS A PREVISÃO DO TEMPO. 

EM GOIÂNIA, TEMOS DUAS CENTRAIS METEOROLÓGICAS QUE FAZEM A MEDIÇÃO DA TEMPERATURA. UMA DELAS SE LOCALIZA NO AEROPORTO, PODENDO SER ACESSADA PELO LINK DO SITE DO INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA.

https://mapas.inmet.gov.br/ – NO ITEM ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS

VEJA, NA IMAGEM A SEGUIR, A LEITURA E INTERPRETAÇÃO DAS INFORMAÇÕES REFERENTES À METEOROLOGIA NO DIA 02/11/2021:

FONTE: Disponível em https://mapas.inmet.gov.br/ – acessado dia 02/11/2021

VOCÊ SABE O QUE SENSAÇÃO TÉRMICA? 

TRATA-SE DA PERCEPÇÃO DO NOSSO CORPO REFERENTE À TEMPERATURA AMBIENTE, QUE PODE SER MAIOR OU MENOR QUE A TEMPERATURA MEDIDA PELOS TERMÔMETROS.

A TEMPERATURA SOFRE INFLUÊNCIA DE 8 FATORES, DENTRE ELES O QUE MAIS O HOMEM TEM CONTRIBUÍDO PARA ESSA VARIAÇÃO DA TEMPERATURA É REFERENTE À NATUREZA. AS FLORESTAS E OUTRAS FORMAÇÕES VEGETAIS POSSUEM IMPORTANTE FUNÇÃO DE ABSORVER PARTE DA ENERGIA SOLAR QUE INCIDE SOBRE A SUPERFÍCIE TERRESTRE. DESSA FORMA, ÁREAS MAIS ABERTAS, COM MENOR PRESENÇA DE VEGETAÇÃO, TENDEM A ABSORVER MAIS CALOR, PROVOCANDO O AUMENTO DAS TEMPERATURAS.

OUTRO FATOR É O ACÚMULO EXCESSIVO DE LIXO NO AMBIENTE, QUE ACABAM POR POLUIR NOSSOS RIOS E NASCENTES.

E COM CADA VEZ MENOS ESPAÇO VERDE NO PLANETA, A RESPOSTA SÃO TEMPERATURAS CADA VEZ MAIS ALTAS, OU SEJA, QUENTES. 

 FONTE: DISPONÍVEL EM  https://pixabay.com/pt/images/search/queimadas/

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EM SUA CASA, A VARIAÇÃO DA TEMPERATURA INFLUÊNCIA NÃO SÓ NA SUA SAÚDE E BEM ESTAR, MAS TAMBÉM NOS ALIMENTOS.

FONTE: DISPONÍVEL EM https://cdn.pixabay.com/photo/2016/09/25/15/35/overgrown-with-mold-1693929_960_720.jpg

O MOFO É CAUSADO PELA BAIXA TEMPERATURA E AS TEMPERATURAS ALTAS ACABAM POR NOS OBRIGAR A CONDICIONAR FRUTAS E LEGUMES NA GELADEIRA PARA QUE POSSAM SER CONSUMIDAS EM BOM ESTADO. 

AGORA É COM VOCÊ!

A PARTIR DESTAS INFORMAÇÕES, ESPERO QUE VOCÊ TENHA PERCEBIDO QUE CADA UM DE NÓS PODE FAZER A SUA PARTE. ENTÃO, A PROPOSTA É A SEGUINTE: RELACIONE NO SEU CADERNO AS TEMPERATURAS DE UMA SEMANA E COMPARE OS DIAS MAIS QUENTES E MAIS FRIOS, OBSERVANDO PELOS NOTICIÁRIOS QUAL O MOTIVO DESTA VARIAÇÃO. DEPOIS FAÇA UMA MÉDIA DAS TEMPERATURAS REGISTRADAS.  


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:MATEMÁTICA (EAJAMA0422) LER, INTERPRETAR, RESOLVER SITUAÇÕES-PROBLEMA ENVOLVENDO MEDIDAS DAS GRANDEZAS COMPRIMENTO, ÁREA, MASSA, TEMPO, TEMPERATURA E CAPACIDADE, RECORRENDO A TRANSFORMAÇÕES ENTRE AS UNIDADES MAIS USUAIS.
CIÊNCIAS DA NATUREZA (EAJACI0310) IDENTIFICAR OS PREJUÍZOS CAUSADOS PELO LIXO AO AMBIENTE E COMPREENDER A NECESSIDADE DE REDUZIR SUA PRODUÇÃO PARA MINIMIZAR OS IMPACTOS NEGATIVOS AO MEIO AMBIENTE E À SAÚDE DO SER HUMANO. 
Referências:https://www.youtube.com/watch?v=eMgz_BTdTgE

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).