Olá! Esta aula de Matemática é destinada a estudantes da 8ª Série da Eaja.
Nesta aula, iremos resolver situações-problema que envolvem o cálculo de juros simples e composto. No final, você irá perceber qual o melhor regime de capitalização será melhor utilizado para determinadas aplicações.
Assista à videoaula do professor Hélio sobre essa temática.
Antes de começar nosso assunto desta aula, vamos fazer um breve resumo sobre porcentagem.
Porcentagem (Definição): representada pelo símbolo %, pode ser definida como a divisão de um número por 100. A expressão 30% significa 30 partes de um todo que foi dividido em 100 partes.
A porcentagem pode ser representada na forma percentual, fracionária e decimal.
O cálculo do valor representado por uma porcentagem é feito através de uma multiplicação de frações ou de uma multiplicação com números decimais.
Exemplo
Em geral, quando um boleto bancário é pago após seu vencimento, seu valor é acrescido de taxas correspondentes a multas e juro. Por isso, é importante ter a vida financeira organizada de modo a planejar o pagamento das despesas – como faturas de água e energia elétrica e boletos bancários – até as datas de vencimento.
Veja ao lado o que Laís está dizendo:
“O valor de um bolete é R$180,00, como atrasei o pagamento, terei um acréscimo de 4%. Quanto vou pagar ao todo?”
Assista ao vídeo sobre porcentagem. Link: SME Conexão Escola Porcentagem no Boleto – YouTube
Problema Resolvido 1
A mãe de Caíque, no final do ano, reservou a quantia que recebeu de 13o salário da empresa em que trabalha para realizar uma aplicação financeira. Observe a conversa dela com o gerente do banco. O investimento ao qual o gerente do banco se refere tem uma taxa de juro anual de 8%. Calcular o juro e o montante que será obtido nesse investimento no tempo de 2 anos com o capital de R$ 1 500,00
Observe que o sistema de capitalização a juro composto é vantajoso para quem empresta o dinheiro.
Problema Proposto 1
Davi realizou um investimento de R $14 000,00 a uma taxa de juro anual de 6% no tempo de três anos. Determinar o montante obtido ao final dos 3 anos:
- Pelo sistema de capitalização de juro simples.
- Pelo sistema de capitalização a juro composto.
Problema Resolvido 2 (Utilizando as fórmulas)
Júlia aplicou R $600,00 com rendimentos de 3% ao mês. O montante relativo a essa aplicação será creditado na conta dela após 6 meses. Qual deve ser o valor creditado no regime de capitalização a juro simples e composto?
Nesse caso, o sistema de capitalização a juro composto será mais vantajoso para Júlia. Caso ela estivesse tomando emprestado, o sistema de capitalização a juro simples seria melhor.
Problemas Propostos
- Paulo comprou um carro por R $45 000,00. No ato da compra, ele deu uma entrada de R $18 000,00 e o restante vai pagar depois de 3 meses com uma taxa de 4% ao mês a juro simples. Que quantia Paulo deve pagar ao final dos 3 meses?
- Lilian aplicou R $1 500,00 a juro composto de 3% ao mês por 1 ano. Qual é o montante que ela vai receber ao final desse período?
- Para uma aplicação de R $1 000,00 com taxa de juro de 1% ao mês por um período de 12 meses, qual é a diferença entre os rendimentos obtidos, considerando o cálculo a juro composto e a juro simples?
Ficamos por aqui! Não esqueça de acessar os vídeos do canal do Prof. Hélio para aprender um pouco mais. Juros – Link: Juros Simples – YouTube
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EAJAMA0808) Interpretar e resolver situações-problema que envolvam juros simples e composto, no contexto da educação financeira. |
Referências | GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 9o ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.SOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 9º ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018. |
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).