NA VIDEOAULA DE HOJE APRENDEREMOS QUE AS VIAS DE CIRCULAÇÃO NOS MUNICÍPIOS PERTENCEM A TODOS. IR E VIR É UM DIREITO DO CIDADÃO E É DEVER DE CADA UM RESPEITAR ESSE ESPAÇO. AS RUAS SÃO VIAS PÚBLICAS E TÊM NOMES QUE AS IDENTIFICAM, FACILITANDO SUA LOCALIZAÇÃO. POR MEIO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS, O ALUNO PODERÁ IDENTIFICAR ASPECTOS DAS VIAS DE CIRCULAÇÃO E ELABORAR FORMAS DE REPRESENTAR ESSES ESPAÇOS. VAMOS LÁ?
NESSA ATIVIDADE VAMOS FALAR SOBRE AS VIAS POR ONDE CIRCULAMOS. VOCÊ JÁ REPAROU NAS RUAS POR ONDE VOCÊ PASSA AO IR PARA A ESCOLA? COMO SÃO ESSAS RUAS? TODAS SÃO IGUAIS? VOCÊ ACHA QUE ELAS SÃO BEM CUIDADAS? PARA QUE SERVEM ESSAS VIAS DE CIRCULAÇÃO?
AS RUAS PODEM RECEBER NOMES DE:
- PEDRAS;
 - PESSOAS;
 - ÁRVORES;
 - PAÍSES;
 - ESTADOS;
 - DATAS, ENTRE OUTROS.
 
UMA RUA PODE SER DENOMINADA DE AVENIDA, QUANDO É MAIS LARGA E POSSUI UM MAIOR NÚMERO DE PESSOAS E VEÍCULOS CIRCULANDO.
ATIVIDADE 1
- CONVERSE COM ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA SOBRE O CAMINHO DA SUA CASA PARA ESCOLA. ESCREVA NO SEU CADERNO OS LUGARES POR ONDE VOCÊ PASSA.
 
ATIVIDADE 2
- VOCÊ OUVIU A MÚSICA SE ESTA RUA FOSSE MINHA. IMAGINE COMO VOCÊ GOSTARIA QUE SUA RUA FOSSE E FAÇA UM LINDO DESENHO DELA.
 
ATIVIDADE 2
- ASSINALE AS OPÇÕES QUE APRESENTAM ELEMENTOS QUE VOCÊ OBSERVA NA SUA RUA:
 
A. ( ) CALÇADA
B. ( ) ÁRVORES
C. ( ) MORADIAS
D. ( ) CARROS
E. ( ) PRÉDIOS ALTOS
F. ( ) COMÉRCIO
G. ( ) ESCOLAS
H. ( ) FAIXA DE PEDESTRES
I. ( ) SEMÁFORO
J. ( ) LOMBADA
AGORA, VAMOS RELEMBRAR O QUE APRENDEMOS HOJE?
- LOCALIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E REPRESENTAÇÃO ESPACIAL.
 - AS RUAS SÃO VIAS PÚBLICAS E TÊM NOMES QUE AS IDENTIFICAM, FACILITANDO SUA LOCALIZAÇÃO.
 - ALGUNS ELEMENTOS FAZEM PARTE DO ESPAÇO DAS VIAS DE CIRCULAÇÃO, COMO CALÇADAS, SEMÁFOROS, FAIXAS DE PEDESTRES, CONSTRUÇÕES E OUTROS.
 - QUANDO A DISTÂNCIA É CURTA, NÓS PODEMOS IR A PÉ; CONTUDO, SE A DISTÂNCIA É GRANDE, DEVEMOS USAR UM MEIO DE TRANSPORTE, QUE PODE SER UMA BICICLETA, ÔNIBUS, CARRO, ETC.
 - EXISTEM PROFISSÕES COMO ENTREGADORES DE ALIMENTOS E PANFLETOS, GARIS, COLETORES DE LIXO, PIPOQUEIROS, JORNALEIROS, POLICIAIS, QUE TRABALHAM NAS RUAS.
 
| HABILIDADES ESTRUTURANTES | (EF02GE08) IDENTIFICAR E ELABORAR DIFERENTES FORMAS DE REPRESENTAÇÃO (DESENHOS, MAPAS MENTAIS, MAQUETES) PARA REPRESENTAR COMPONENTES DA PAISAGEM DOS LUGARES DE VIVÊNCIA. | 
| REFERÊNCIAS: | GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. | 
