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Disponível em: Simples Apartamento Cores - Imagens grátis no Pixabay

Matemática – Área de triângulos e quadriláteros

Olá! Esta aula de Matemática é destinada a estudantes da 6ª Série da Eaja.

Disponível em: Simples Apartamento Cores – Imagens grátis no Pixabay

Nesta atividade você irá estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e quadriláteros, além de resolver problemas de cálculos de medida de área de figuras que podem ser decompostas por quadrados, retângulos e/ou triângulos.

Assista à videoaula do professor Hélio sobre essa temática.

Área de triângulos e quadriláteros | Matemática – aula 11 | 6ª série – Eaja

Área (Definição): é a medida de uma superfície, por exemplo, a área de um campo de futebol é a medida do seu gramado. Para se calcular a área de uma superfície, de tamanho médio medida em metros, basta quadricular essa superfície em quadrados de lado medindo 1 metro. A área será a quantidade de quadrados de 1 metro de lado. O resultado será dado em metros quadrados.

Área de Retângulo

Área de Quadrado

Equivalência de Área ( Decompondo figuras)

Exemplo 3

Uma folha de zinco possui a forma da figura abaixo. Quantos centímetros quadrados de área tem essa folha?

Imagem disponível em: PNLD Giovanni Júnior, José Ruy – A conquista da matemática: 7º ano p. 261.

Essa figura não é nem um retângulo e nem um quadrado, convém decompô-la em figuras conhecidas. Veja a nova figura.

Imagem disponível em: PNLD Giovanni Júnior, José Ruy – A conquista da matemática: 7º ano p. 261.

Nela, temos um retângulo (fig I) e um quadrado (fig II) e a área pode ser dada pela soma da área da fig I com a da fig II.

A fig I = 2 x 6 = 12cm2            A fig II = 2 x 2 = 4cm2                A total = 12 + 4 = 16 cm2

Área de Paralelogramo

O paralelogramo é um quadrilátero, para determinar sua área, basta transformá-lo em um retângulo. Veja o exemplo

Imagens disponíveis em: PNLD Giovanni Júnior, José Ruy – A conquista da matemática: 7º ano p. 261.

O paralelogramo foi transformado em um retângulo de base medindo 5,4cm e altura 3,2cm, logo a medida da sua área pode ser dada por: 

A = 5,4 x 3,2 = 17,28cm2.   

Área de Triâgnulo

Para se determinar a áre de um triângulo basta construir um paralelogramo cuja área já sabemos determinar. Veja as figuras.

Imagens disponíveis em: PNLD Giovanni Júnior, José Ruy – A conquista da matemática: 7º ano p. 262.

Nota-se que os triângulos I e II possuem áeas equivalentes e, juntos, formam o paralelobramo ABCD. Então a área do triângulo ABC é a metade da área do paralelogramo ABCD. Logo a expressão algébrica para se determinar a área de um triângulo é:

Exemplo 5:

Para compor um vitral, foi recortada uma peça de vidro na forma triangular, veja a figura. Quantos centímetros quadrados de vidro possui a peça?

Imagens disponíveis em: PNLD Giovanni Júnior, José Ruy – A conquista da matemática: 7º ano p. 262.

Neste caso basta usar a expressão da área do triângulo

Logo, a peça possui 16,8cm2 de vidro.

Problemas propostos

  1. Determinar a medida da área das figuras abaixo.
Imagens disponíveis em: PNLD Giovanni Júnior, José Ruy – A conquista da matemática: 7º ano. p. 264.
  1. Um marceneiro deve fazer uma cruz como a da figura. Quantos metros quadrados de madeira serão necessários para realizar o trabalho?
Imagem disponível em: PNLD Giovanni Júnior, José Ruy – A conquista da matemática: 7º ano. p. 264.

3. Eduardo precisa cercar, com arame, um terreno de forma retangular. Sem trena para fazer a medição, ele cortou uma vara de comprimento igual à sua altura (1,80 m) e mediu 55 varas no comprimento e 35 varas na largura do terreno. Qual é, em metros quadrados, a área desse terreno?

4. Observe as medidas de uma vaga de estacionamento do condomínio onde Fernanda mora. Sabendo que essa vaga possui formato de paralelogramo, calcule a área ocupada por ela.

Imagem disponível em: PNLD Souza, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 7º ano, p. 208.

5. Determine a área de um triângulo cuja base mede 10 cm e a altura também mede 10 cm.

Assista aos vídeos no canal do Prof. Hélio para aprender um pouco mais. Link: Professor Helio Roberto da Rocha – YouTube 


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJAMA0630) Estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros. (EAJAMA0631) Resolver e elaborar problemas de cálculo de medida de área de figuras planas que podem ser decompostas por quadrados, retângulos e/ou triângulos, utilizando a equivalência entre áreas.
ReferênciasGIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 7o ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.SOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 7º ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).