You are currently viewing Cidadania é para todos?

Cidadania é para todos?

Você já ouviu falar sobre cidadania? Clique no link abaixo para escutar uma música que fala sobre esse assunto no Canal Malamalenga TV no Youtube.

Ao escutar a música da Turminha do Tio Marcelo, você notou que todas as crianças possuem direitos e deveres?

Agora que você aprendeu sobre a importância da cidadania, a partir da música registre no caderno:

  1. O que você compreendeu sobre cidadania?
  2. O que é ser cidadão?
  3. No Brasil, a cidadania é para todos? Você pode justificar a sua resposta exemplificando direitos e deveres das crianças que você considera importantes de serem cumpridos e respeitados. 

Assim como você, todas as outras pessoas merecem respeito. No vídeo do Canal Grandes Pequeninos, você verá que é preciso respeitar os direitos dos outros, independentemente da cor, crença ou classe social. Clique no link abaixo para assistir ao vídeo:

Vamos aprender mais sobre o outro e suas diferenças. Clique no link abaixo e ouça a música interpretada por Lenine – Ser Diferente é Normal!

A música fala que ser diferente é normal. 

  1. Você concorda com essa afirmação?
  2. Em que aspectos somos diferentes?
  3. Em que aspectos somos iguais?

Não se esqueça de registrar suas respostas no caderno. Até a próxima!!!

Para saber mais

Sobre cidadania, clique no link abaixo e leia o texto: Ser cidadão do Canal Kids. 

https://www.canalkids.com.br/cidadania/genteboa/index.htm
Sobre o respeito às diferenças, clique no link abixo e assista ao vídeo, disponível no Canal ONU Mulheres Brasil sobre os Direitos Humanos.  https://www.youtube.com/watch?v=hGKAaVoDlSs




Ensino Fundamental – Ciclo da Adolescência – F e G – Ética e Cidadania.

Habilidades:

Língua Portuguesa
(EF69LP34-B) Possibilitar uma maior compreensão do texto e sistematização de conteúdos e informações

(EF69LP30-A) Comparar, com a ajuda do professor, conteúdos, dados e informações de diferentes fontes, levando em conta seus contextos de produção e referências, identificando coincidências, complementaridades e contradições.

História
(GO-EF06HI02-A) Identificar o estudo da História como ferramenta de interpretação da construção de identidades o EU. Compreender sua relação com a construção da cidadania relacionando-a ao conhecimento do OUTRO como ser histórico, permitindo compreender o entrelaço social, o NÓS, a cultura, a construção moral e a realidade em que está inserido.