You are currently viewing Educação Física: LUTA GRECO-ROMANA

Educação Física: LUTA GRECO-ROMANA

Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da  4ª SÉRIE da Eja.

NA AULA DE HOJE VAMOS CONHECER UMA LUTA CONSIDERADA A MÃE DAS LUTAS: A GRECO-ROMANA.

Fonte: pixabay.com

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA LUTA GRECO-ROMANA

4ª série – Eaja – Educação Física – Aula 11 – LUTA GRECO-ROMANA

NA VIDEOAULA DE HOJE COMPREENDEMOS AS FUNÇÕES DAS LUTAS NOS PRIMÓRDIOS DA HUMANIDADE. CONHECEMOS O PANCRÁCIO, QUE É UMA DAS PRÁTICAS CORPORAIS ORIGINADORAS DA LUTA GRECO-ROMANA, UMA ESPÉCIE DE COMBATE DEGLADIADOR, QUE SE DIFERE DOS PRINCÍPIOS DE LUTAS QUE TEMOS HOJE, MAS QUE TAMBÉM SE APROXIMA DA ESPETACULARIZAÇÃO DE ALGUMAS MODALIDADES DA ATUALIDADE.

IDENTIFICAMOS QUE A LUTA GRECO-ROMANA FOI UMA DAS PRIMEIRAS MODALIDADES ESPORTIVAS DOS JOGOS OLÍMPICOS. ELA SE DIFERENCIA DA LUTA LIVRE POR NÃO SER PERMITIDA A APLICAÇÃO DE GOLPES NOS MEMBROS INFERIORES DOS ARDVERSÁRIOS, OU SEJA, DA CINTURA PARA BAIXO. ENTENDEMOS QUE O PRINCÍPIO BÁSICO DESTA MODALIDADE É DERRUBAR SEU OPONENTE E IMOBILIZÁ-LO NO CHÃO, COM A PARTE SUPERIOR DAS COSTAS.

ATIVIDADE 1

ASSISTA O VÍDEO ABAIXO, VEJA O DESENVOLVIMENTO DA LUTA GRECO-ROMANA E SUAS PRINCIPAIS DIFERENÇAS DA LUTA LIVRE, OU ESTILO LIVRE, COMO TAMBÉM É CHAMADA. IDENTIFIQUE A TRAJETÓRIA OLÍMPICA DA MODALIDADE, OBSERVE O ESPAÇO QUE ELA ACONTECE, AS VESTIMENTAS UTILIZADAS E ALGUMAS REGRAS QUE SÃO EXPLICADAS. AO FINAL, DIALOGUE COM SEUS FAMILIARES E AMIGOS SOBRE OS ELEMENTOS DA LUTA GRECO-ROMANA QUE MAIS CHAMOU SUA ATENÇÃO.

Disponível em: Das olimpíadas ao MMA: entenda melhor a luta olímpica – YouTube

ATIVIDADE 2

NA LUTA GRECO-ROMANA É MUITO IMPORTANTE QUE SEUS PRATICANTES ESTEJAM COM SEU CORPO BEM POSICIONADO, O QUE CHAMAMOS DE BASE CORPORAL. ENTENDA COMO É A BASE CORPORAL ASSISTINDO O VÍDEO ABAIXO. SIGA AS ORIENTAÇÕES DA PROFESSORA SARA, ESCOLHA UM ESPAÇO LIVRE, UTILIZE ROUPAS CONFORTÁVEIS, USE TÊNIS OU FIQUE DESCALÇO, RESPEITE OS LIMITES DO SEU CORPO E HIDRATE-SE. BOA PRÁTICA!

Disponível em: Base Corporal para as Lutas – YouTube

ATIVIDADE 3

NA MATEMÁTICA HÁ O CONHECIMENTO DAS GRANDEZAS E MEDIDAS, UTILIZADO NO NOSSO COTIDIANO PARA MEDIR COMPRIMENTO, ÁREA, MASSA, TEMPO E ETC. VAMOS UTILIZAR DESSES CONHECIMENTOS PARA RESOLVER UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA QUE ENVOLVE A LUTA GRECO-ROMANA? LEIA O PROBLEMA ABAIXO E REFLITA:

O TEMPO DE DURAÇÃO DE UM CONFRONTO NA LUTA GRECO-ROMANA É DE 2 ROUNS DE 3 MINUTOS CADA. CADA MINUTO, POSSUI 60 SEGUNDOS. SENDO ASSIM, RESPONDA EM SEU CADERNO:

  • QUANTOS SEGUNDOS TEREMOS EM 3 MINUTOS?
  • CASO O LUTADOR VENÇA NO PRIMEIRO ROUND, DERRUBANDO SEU OPONENTE E IMOBILIZANDO-O NOS PRIMEIROS 2 MINUTOS, QUANTOS SEGUNDOS ESSE ROUND TERÁ DURADO?

ATÉ A PRÓXIMA AULA! TCHAU!


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0425)COMPREENDER O CONCEITO, A ORIGEM, AS NORMAS, OS OBJETIVOS E OS FUNDAMENTOS DAS DIFERENTES LUTAS.
Matemática(EAJAMA0422) LER, INTERPRETAR, RESOLVER SITUAÇÕES-PROBLEMA ENVOLVENDO MEDIDAS DAS GRANDEZAS COMPRIMENTO, ÁREA, MASSA, TEMPO, TEMPERATURA E CAPACIDADE, RECORRENDO A TRANSFORMAÇÕES ENTRE AS UNIDADES MAIS USUAIS.