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Matemática – Medidas de comprimento e massa

Olá! Esta aula de Matemática é destinada a estudantes da 5ª Série da Eaja.

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Nesta aula você irá interpretar e resolver problemas que envolvam as grandezas, comprimento e massa.

Assista à videoaula do professor Hélio sobre essa temática.

Eaja – Matemática – 5ªSérie – aula3

Conceitos

Grandeza (Definição): Uma grandeza é tudo aquilo que pode ser medido e possibilita que tenhamos características baseadas em informações numéricas e/ou geométricas. As chamadas grandezas fundamentais são aquelas definidas exclusivamente por meio de um padrão físico estabelecido pelo Sistema Internacional de Unidades (SI).

Medidas de comprimento

O metro linear: no Sistema Métrico Decimal, a unidade fundamental de medida de comprimento é o metro, cujo símbolo é m. O metro é adequado para expressar, por exemplo, a largura de uma rua, o comprimento de uma sala, a altura de um edifício etc. Além do metro, existem outras unidades de medida de comprimento.

  • Para expressar grandes distâncias (múltiplos do metro): decâmetro (dam), hectômetro (hm) e quilômetro (km)
  • Para expressar pequenas distâncias (submúltiplos do metro): centímetro (cm), decímetro (dm) e milímetro (mm)

Relação entre as unidades padronizadas de medida de comprimento

Transformação das Unidades de Comprimento

Regrinha para transformação

  • Se eu quero transformar uma medida para outra que esteja do lado direito, eu multiplico por 10 a cada passagem por uma medida.
  • Seu eu quero transformar uma medida para outra que esteja do lado esquerdo, eu divido por 10 a cada passagem por uma medida.
Multiplica por 10
Divide por 10

                                  Imagem disponível em: PNLD Giovanni Júnior, José Ruy – A conquista da matemática: 6o ano, p.239

Problema resolvido 1

Para chegar ao ponto de ônibus, Paulo andou 5,63m e Paula, 423cm. Quem percorreu a maior distância?

Resolução:

Neste caso devemos transformar os valores fornecidos, para uma mesma unidade de medida. Vamos escolher a transformação para o centímetro.

Sabemos que 1 m possui 100 cm, logo 5,63m = 5,63 x 100 = 563cm. Ou, do metro para cm devemos passar por 2 medidas, logo multiplicamos por 100.

Portanto quem percorreu a maior distância foi o Pulo.

Problema resolvido 2

Um cano tem meia 1/ 2 (meia) polegada de diâmetro. Quantos centímetros esse cano tem de diâmetro?

Resolução:

Uma medida bastante usada é a polegada, 1 polegada possui, aproximadamente, 2,54 cm ou 25,4mm. 

Logo, meia polegada possui 2,54 cm: 2 = 1,27cm

Problema resolvido 3

Leia a história e responda.

Imagem disponível em: PNLD Giovanni Júnior, José Ruy – A conquista da matemática: 6o ano, p.240.

Resolução:

Primeiro vamos transformar 64 metros em centímetros: 64 m = 64 x 100 = 6400 cm ( 1 m = 100cm) 

Agora basta dividir 6400 cm por 20, resultando 320cm.

Portanto, cada retalho possui 320cm de comprimento, ou 3m e 20cm.

Problema resolvido 4

Em um mapa, cada centímetro corresponde a 10,5 km. 

  1. Se, nesse mapa, a distância entre duas cidades é 15 cm, qual a distância real entre as cidades?

Resolução:

Se cada centímetro do mapa corresponde a 10,5km, devemos multiplicar 10,5 km por 15, o que resulta 157,5 km.

Logo, a distância entre as duas cidades é de 157,5 km.

  1. Uma cidade que está a 68 250 m do mar estará, nesse mapa, a que distância do mar?

Neste caso, devemos transformar 68250 m para quilômetro, o que resulta 68,25 km (dividimos por 1000) e depois dividir por 10,5, o que resulta em 6,5 cm. 

Logo, essa cidade está a 6,5cm de distância do mar, no mapa. 

Problemas propostos

  1. Roger comprou um rolo de papel toalha. Ele observou na embalagem que esse rolo tinha 11 m e cada toalha 20 cm de comprimento. Quantas toalhas de papel tem nesse rolo?
  2. A distância entre Goiânia e Trindade é de 18km. Quantos metros correspondem a essa distância.
  3. Sabendo que 1hm é igual a 100 metros, quantos metros possui 25hm? E quantos hectômetros possui 320m?

Medida de Massa

Massa (Definição): é a quantidade de matéria sólida ou pastosa que um corpo possui.

Unidades de Massa

As unidades de medida de massa no SI são: quilograma (kg), grama (g) e o miligrama (mg).

Em algumas situações, necessitamos de uma medida maior do que o quilograma, essa medida é a Tonelada, que equivale a 1000kg.

Problema resolvido 1

Para o bom funcionamento do nosso organismo, precisamos de alguns nutrientes, como a vitamina A. Observe a quantidade desse nutriente em alguns alimentos (porção de 100g).

Mamão: 136mg     Pitanga: 78mg        e      Tomate: 28mg

  1. Qual desses alimentos possui a maior quantidade de vitamina A por porção? Quantos miligramas?

Resposta: Mamão, 136mg

  1. Quantos miligramas de vitamina A estão presentes em 1kg de tomate?

Resposta: A cada 100g de tomate estão presentes 28mg, como 1kg possui 1000g, o que equivale a 10 vezes 100mg, então em 1 kg de tomate temos: 10 x 28 mg = 280 mg de vitamina A.

Problema resolvido 2

Uma pesquisa sobre diferentes marcas de sabão em barras, constatou que diversos fabricantes comercializam esse produto em embalagens de 1 kg, contendo 5 barras. Quantos gramas tem cada barra desse sabão?

Resposta: 

Sabemos que 1kg equivale a 1000g, portanto basta dividir 1000g por 5, resultando 200g. Logo cada barra de sabão possui 200g.

Problema resolvido 3

Um sanduíche é feito com 270 g de carne. 

  1. Quantos quilogramas de carne são necessários para fazer 200 desses sanduíches? 

Resolução:

Devemos multiplicar 270 g por 200, o que resulta 54000 g, agora basta dividir por 1000, pois 1kg possui 1000g. Portanto 200 sanduíches possuem 54 kg de carne.

  1. Quantos desses sanduíches poderiam ser feitos com 17,55 kg de carne?

Resposta:

Transformando 17,55 kg para grama (basta multiplicar por 1000) encontramos 17550 g. Como cada sanduíche é feito com 270g de carne, para determinar o valor da resposta, basta dividir 17550 por 270. Portanto poderiam ser feitos 65 sanduíches.

Problemas Propostos

  1. (Saresp-SP) De uma lata com 2 kg de goiabada foram consumidos 250 g no primeiro dia, 200 g no segundo e 450 g no terceiro. A quantidade que sobrou na lata foi: Alternativa b.

 a) 900 g           b) 1 100 g           c) 1 550 g           d) 1 650 g

2) Seis embalagens de 0,5 kg correspondem a quantas embalagens de 250 g?

3) Um queijo de 6 kg foi cortado em pedaços iguais. Cada pedaço tem 750 g. Quantos pedaços de queijo foram obtido

Assista aos vídeos no canal do Prof. Hélio para aprender um pouco mais. Link: Professor Helio Roberto da Rocha – YouTube


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJAMA0532) Interpretar e resolver problemas que envolvam grandezas, comprimento e massa.
ReferênciasGIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 6o ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.
SOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).