OLÁ PESSOAL! NA AULA DE HOJE VAMOS EXERCITAR NOSSAS HABILIDADES QUANTO AS UNIDADES DE MEDIDA DE COMPRIMENTO, CAPACIDADE E MASSA. VAMOS LÁ!
https://cdn.pixabay.com/photo/2019/03/28/09/02/measuring-cup-4086728_960_720.jpg
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO, COM A TEMÁTICA: GRANDEZAS E MEDIDAS
EM AULAS ANTERIORES ESTUDAMOS AS PRINCIPAIS UNIDADES DE MEDIDA DE COMPRIMENTO, CAPACIDADE E MASSA. VAMOS RECORDÁ-LAS?
https://i.pinimg.com/564x/41/ca/4c/41ca4cfa135071e654fadd54066794fb.jpg
SEGUINDO AS UNIDADES DE MEDIDA OFICIAIS O COMPRIMENTO, CAPACIDADE E MASSA DEVEM SER MEDIDOS PELAS SEGUINTES UNIDADES E SEUS MÚLTIPLOS E SUBMÚLTIPLOS:
COMPRIMENTO – METRO (M)
CAPACIDADE – LITRO(L)
MASSA – GRAMA (G)
EXEMPLOS:
01. UM LOGISTA MEDIU 1,5M DE UM TECIDO PARA UM CLIENTE. NA NOTA FISCAL ELE DEVE PREENCHER ESSA MEDIDA EM CENTÍMETROS. PORTANTO QUAL O VALOR CORRETO:
A) 15 CM
B)150 CM
C)1500 CM
COMO CADA METRO CORRESPONDE A 100 CM, DEVEMOS MULTIPLICAR A MEDIDA POR 100:
1,5 X 100 = 150 CM
02. JOÃO E PEDRO ESTÃO TENTANDO ENCHER OS SEGUINTES RECIPIENTES DE 50 LITROS:
JOÃO ESTÁ USANDO UMA VASILHA DE 5 LITROS DE CAPACIDADE E PEDRO UMA DE 2 LITROS. QUANTAS VASILHAS SERÃO NECESSÁRIAS PARA CADA UM DELES COMPLETAR ESSA TAREFA?
JOÃO USA UMA VASILHA DE 5 LITROS, COMO O RECIPIENTE TEM 50 LITROS TEMOS QUE DIVIDIR OS 50 LITROS POR 5:
50:5 = 10
PEDRO COM SUA VASILHA DE 2 LITROS:
50:2 = 25
JOÃO PRECISARÁ ENCHER 10 VEZES SUA VASILHA, ENQUANTO PEDRO PRECISARÁ ENCHER A SUA 25 VEZES.
03. SABENDO QUE 1 KG CORRESPONDE A 1000 GRAMAS, OBSERVE OS SEGUINTES PRODUTOS E RESPONDA QUAL A QUANTIDADE DE CADA ITEM DEVERÁ SER COMPRADA PARA LEVARMOS 1 KG DE CADA UM DELES:
CAFÉ: 500 + 500 = 1000G = 1 KG
MARGARINA: 250 + 250 + 250 + 250 = 1000G = 1KG
AMEIXAS: 200 + 200 +200 +200 +200 = 1000G = 1KG
2 PACOTES DE CAFÉ, 4 EMBALAGENS DE MARGARINA E 5 EMBALAGENS DE AMEIXAS
AGORA É COM VOCÊ!!!
ATIVIDADE 1
CONSIDERANDO A FIGURA ACIMA, QUAIS OBJETOS PODEM SER ADQUIRIDOS UTILIZANDO A UNIDADE DE MEDIDA:
A) KG
B) LITRO
ATIVIDADE 2
A IMAGEM ABAIXO REPRESENTA UM AMACIANTE DE ROUPAS COM 2 LITROS DE CAPACIDADE. RENATA RESOLVEU DIVIDI-LO EM RECIPINETES DE 0,5 LITRO CADA. QUANTOS RECIPIENTES RENATA CONSEGUIRÁ ENCHER?
ATIVIDADE 3
A IMAGEM APRESENTA A ALTURA DE SARA E SUA FILHA REBECA. AS ALTURAS DAS DUAS ESTÃO MEDIDAS EM CENTÍMETROS. OBSERVANDO OS VALORES QUAL A DIFERENÇA ENTRE A ALTURA DE MÃE E FILHA?
ATIVIDADE 4
VICTOR ESTÁ EM DÚVIDA ENTRE VISITAR SUA AVÓ OU SUA PRIMA. COMO ELE ESTÁ COM POUCO TEMPO DISPONÍVEL ELE DEVE ESCOLHER A MENOR DISTÂNCIA. SE SUA PRIMA MORA A 3 KM DE SUA CASA E SUA AVÓ MORA A 2500M, QUAL VISITA VICTOR DEVE FAZER?
UM ABRAÇO E ATÉ A PRÓXIMA PESSOAL!!!
RESPOSTAS DAS ATIVIDADES PARA VOCÊ CONFERIR!!!
ATIVIDADE 01
A) FRUTAS B) SUCOS
ATIVIDADE 02
4 RECIPIENTES
ATIVIDADE 03
A DIFERENÇA DE ALTURA ENTRE ELAS É DE 39 CM
ATIVIDADE 04
VICTOR DEVERÁ VISITAR SUA AVÓ
EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAMA0223) Estimar, medir e comparar comprimentos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais e diversos instrumentos de medida em situações cotidianas. (EAJAMA0224) Estimar e medir capacidade e massa, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais e diversos instrumentos de medida em situações cotidianas. (EAJALP0235) Ler com compreensão gêneros do campo da vida pública. . |