You are currently viewing MATEMÁTICA E GEOGRAFIA: INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS

MATEMÁTICA E GEOGRAFIA: INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS

OLÁ PESSOAL! NA AULA DE HOJE VAMOS EXERCITAR NOSSA HABILIDADE EM INTERPRETAR DADOS EM GRÁFICOS OU TABELAS. VAMOS LÁ!

https://cdn.pixabay.com/photo/2018/08/18/13/26/interface-3614766_960_720.png

ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO, COM A TEMÁTICA: INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS

Eaja – 2ªSEMANA/NOVEMBRO – MATEMÁTICA – 1ªSÉRIE

INTERPRETAÇÃO DE DADOS

OS GRÁFICOS E TABELAS FAZEM PARTE DO NOSSO COTIDIANO EM VÁRIAS SITUAÇÕES. QUANDO ASSISTIMOS OS JORNAIS OU QUANDO LEMOS ALGUMA NOTÍCIA, FREQUENTEMENTE PODEMOS OBSERVAR A PRESENÇA DESSES ELEMENTOS PARA AUXILIAR NOSSA COMPREENSÃO DO TEMA ABORDADO, OU PARA COMPLEMENTAR AS INFORMAÇÕES SOBRE O CONTEÚDO. OS GRÁFICOS E TABELAS COSTUMAM APRESENTAR OS DADOS FUNDAMENTAIS PARA O ENTENDIMENTO DE DETERMINADO ASSUNTO, SENDO ASSIM É FUNDAMENTAL QUE POSSAMOS COMPREENDÊ-LOS COM SEGURANÇA.

VEJA A SEGUIR ALGUNS TIPOS DE GRÁFICOS E TABELAS:

Exemplo de gráfico de linha
Exemplo de gráfico de setores
Tipos de gráficos. Os principais tipos de gráficos - Mundo Educação

ACIMA VEMOS EXEMPLOS DE GRÁFICOS DE LINHA, SETORES, BARRAS E UMA TABELA. A SEGUIR VAMOS VER ALGUNS EXEMPLOS SOBRE INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS SEMELHANTES A ESSES:

EXEMPLOS:

01. O GRÁFICO DE BARRAS ABAIXO REPRESENTA A QUANTIDADE DE VENDAS QUE UMA LOJA DE BRINQUEDOS REALIZOU EM UMA SEMANA:

OBSERVANDO OS DADOS DO GRÁFICO, RESPONDA:

A) QUAL O BRINQUEDO MAIS VENDIDO DURANTE ESSA SEMANA? QUANTAS UNIDADES FORAM VENDIDAS DESTE BRINQUEDO?

BONECA

14 UNIDADES

B) QUAL BRINQUEDO FOI MENOS VENDIDO? QUAL A QUANTIDADE DE VENDAS?

BOLA

6 UNIDADES

C)QUAL O TOTAL DE BRINQUEDOS VENDIDOS NESTA SEMANA?

PARA SABERMOS VAMOS SOMAR O TOTAL DE UNIDADES DE CADA UM DELES:

BONECAS + CARRINHOS + BOLAS + PELÚCIAS + SKATES

14 +10 +6 + 8 + 10 = 48

TOTAL 48 BRINQUEDOS

02. O GRÁFICO ABAIXO REPRESENTA O ESPORTE FAVORITO DOS ALUNOS DA 1ª SÉRIE DA EAJA ENTREVISTADOS NUMA PESQUISA:

Pin em documentos

https://i.pinimg.com/originals/52/24/2c/52242c3dbd09c8753bfa0bf3b213f353.jpg

OBSERVANDO O GRÁFICO, RESPONDA:

A) QUAL O ESPORTE PREFERIDO PELOS ENTREVISTADOS?

FUTEBOL

B) EXCLUINDO A OPÇÃO “OUTROS”, QUAL O MENOS PREFERIDO?

NATAÇÃO

C) QUAL A PORCENTAGEM DE ENTREVISTADOS QUE ESCOLHEU A OPÇÃO “VÔLEI”?

30%

AGORA É COM VOCÊ!!!

ATIVIDADE 1

NUMA PESQUISA ENTRE ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, OS ALUNOS FORAM ENTREVISTADOS SOBRE SUA PREFERÊNCIA QUANTO A SEUS ANIMAIS PREFERIDOS. OS RESULTADOS FORAM ORGANIZADOS NA TABELA A SEGUIR:

DE ACORDO COM O GRÁFICO RESPONDA:

A) QUAL O ANIMAL PREFERIDO PELAS CRIANÇAS?

B) QUAL O ANIMAL MENOS CITADO PELOS ENTREVISTADOS?

C) HOUVE UM EMPATE ENTRE DOIS ANIMAIS, QUAL SÃO ELES?

D) QUAL O TOTAL DE RESPOSTAS NESSA ENTREVISTA? 

ATIVIDADE 2

O GRÁFICO DE SETORES REPRESENTADO ABAIXO APRESENTA AS BRINCADEIRAS PREFERIDAS DOS ALUNOS DO 1º ANO:

Portal do Professor - Como construir, interpretar e elaborar gráficos e  tabelas a partir da contextualização do ambiente alfabetizador?

A) QUAIS AS BRINCADEIRAS CITADAS PELOS ENTREVISTADOS?

B) QUAL A BRINCADEIRA PREFERIDA DESSA TURMA?

C) QUAL A BRINCADEIRA MENOS CITADA POR ELES?

 ATIVIDADE 3 

O GRÁFICO ABAIXO REPRESENTA A QUANTIDADE E TIPO DE ÁRVORES DE UM SÍTIO:

A) QUAIS OS TIPOS DE ÁRVORES PLANTADAS NESSE SÍTIO?

B) QUAL ÁRVORE COM MAIOR QUANTIDADE NESSE SÍTIO?

C) QUAL EXEMPLAR COM MENOR QUANTIDADE?

D) QUANTAS AROEIRAS ESTÃO PLANTADAS NESSE SÍTIO?

ATIVIDADE 4

A TABELA ABAIXO REPRESENTA O NÚMERO DE MUNICÍPIOS DE ALGUNS ESTADOS:

OBSERVANDO A TABELA RESPONDA:

A) QUAL O ESTADO COM MAIOR NÚMERO DE MUNICÍPIOS?

B) QUAL O ESTADO COM MENOS MUNICÍPIOS?

C) QUAIS ESTADOS POSSUEM MAIS MUNICÍPIOS QUE O ESTADO DE GOIÁS?

UM ABRAÇO E ATÉ A PRÓXIMA PESSOAL!!!

RESPOSTAS DAS ATIVIDADES PARA VOCÊ CONFERIR!!!

ATIVIDADE 01

A) COELHO

B) TARTARUGA

C) GATO E PASSARINHO

D) 22

ATIVIDADE 02

A) BRINCADEIRA DE BOLA, PIQUE PEGA, ESCONDE-ESCONDE, CORRE CUTIA

B) CORRE CUTIA

C) PIQUE PEGA

ATIVIDADE 03

A) ABACATEIROS, AROEIRAS, PEQUIZEIROS, MANGUEIRAS

B) PEQUIZEIRO

C) ABACATEIRO

D)11 AROEIRAS

ATIVIDADE 04

A) MINAS GERAIS

B) ACRE

C) BAHIA, MINAS GERAIS, PARANÁ, SANTA CATARINA, SÃO PAULO

EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAMA0141) Classificar os resultados de eventos cotidianos aleatórios para  tomada de decisões.
(EAJAGE0104) Compreender as relações sociais e históricas da sua  comunidade.