You are currently viewing ARTE – Museu Memorial do Cerrado: vamos fazer uma Trilha Ecológica? (aula 3)

ARTE – Museu Memorial do Cerrado: vamos fazer uma Trilha Ecológica? (aula 3)

Olá, estudante!

Esta videoaula de Artes foi veiculada na TV no dia 10/11/2021 (Quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.


O Cerrado é um bioma de grande importância e beleza! Vamos conhecer um pouco mais sobre esse bioma através do Museu Memorial do Cerrado? Você já fez uma Trilha Ecológica? Você sabe o que é uma Trilha Ecológica?  Vamos juntos nessa aventura pelo museu Memorial do Cerrado?


Assista a videoaula abaixo, com a temática – Projeto:  Museu Memorial do Cerrado


ARTE | 8º ANO | ENSINO FUNDAMENTAL | PROF.: POLLYANNA BRITO

Museu Memorial do Cerrado: Vamos falar de Arte e Educação Ambiental? 

Trilhas ecológicas 

Você sabe o que é uma Trilha Ecológica? Uma Trilha Ecológica é o caminhamento dentro da área de preservação permanente (APP) que permitirá a interação com esse ecossistema, além de favorecer, e estimular a  educação ambiental. 


 No Complexo Memorial do Cerrado existe a Trilha da Semente Peregrina, onde se pode entrar em meio à mata fechada e observar o quanto é rica a natureza em termos de fauna e flora. Na trilha pode-se observar mamíferos, répteis, aves, abelhas nativas e a grande variedade de árvores existentes no local. 

O clima é bastante agradável, devido a grande quantidade de árvores no decorrer da trilha, com isso, as pessoas observam o quanto é importante a preservação de nossas florestas, porque sem elas, não sobreviveríamos (MALHEIROS, 2001). A Educação Ambiental é a principal temática no Complexo Memorial do Cerrado e traz uma visão inovadora completa sobre o Bioma Cerrado, considerado de suma importância para a preservação da biodiversidade brasileira.

A vasta cultura que existe no Cerrado está diretamente relaciona com a grande riqueza biológica que se encontra na região, que estimulou diversas gerações a criar e aperfeiçoar tecnologias e desenvolver saberes que tem garantido a perpetuação do homem ceradensis (GOMES², 2001). O Espaço de Educação Ambiental Profª. Dalila Coelho Barbosa é um local onde os visitantes se reúnem para palestras e para ouvir um pouco mais sobre o Complexo, e assim, refletir sobre os conhecimentos adquiridos. O espaço fica abaixo de frondosas Mangueiras e é um ambiente muito agradável para refletir sobre tudo que o complexo Memorial do Cerrado proporciona, em relação à complexidade da natureza, remetendo o visitante a pensar sobre as mudanças de atitude em relação ao meio ambiente. 

Segundo MONTEIRO (2002), a Educação Ambiental surge da preocupação da sociedade com o futuro da vida e com a qualidade da existência das presentes e futuras gerações. Nesse sentido, pode-se dizer que a Educação Ambiental é herdeira direta do debate ecológico e está entre as alternativas que visam construir novas maneiras de os grupos sociais se relacionarem com o meio ambiente. 

De acordo com CORSON e CAMARU (1996), a Educação Ambiental é concebida inicialmente como preocupação dos movimentos ecológicos com uma prática de conscientização capaz de chamar a atenção para a finitude e a má distribuição no acesso aos recursos naturais e envolver os cidadãos em ações sociais ambientalmente apropriadas. Em um segundo momento a Educação Ambiental vai se transformando em uma proposta educativa no sentido forte, isto é, que dialoga com o campo educacional, com suas tradições, teorias e saberes (VILELA, 2012). 


Atividade 1 

  1. Você já fez uma trilha ecológica? Comente como foi essa experiencia? 
  2. Você gostou de conhecer as trilhas do Museu Memorial do Cerrado? 
  3. Faça um desenho ilustrando como foi essa experiência: de ter feito uma trilha ou de ter conhecido a trilha da “Semente Peregrina”.

Atividade 2  

Vamos fazer Mandalas? 

Mesa com vários objetos

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa
 https://unsplash.com/photos/LirdKxOXi40

Uma mandala é uma forma circular concêntrica, ou seja, é um círculo formado por vários outros círculos e elementos geométricos. E nos ensina como estamos sempre conectados e que dependemos uns dos outros. 

  1. Que tal fazermos uma? Use uma folha branca e lápis de cor, canetinhas, e outros materiais para encher sua mandala de cor e criatividade!!  
  2. Faça um grande círculo e o divida em parte e/ou outros círculos ou ainda elementos geométricos. 
  3. Abuse do colorido! 
  4. Use sua criatividade sem limites!! Até a nossa próxima aula!!

Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).

Habilidades estruturantes

(GO-EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

(GO-EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.


Referências: https://museucerrado.com.br/eco-historia/memorial-do-cerrado/