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MATEMÁTICA E GEOGRAFIA – QUADRADOS EM TODA PARTE

OLÁ! ESTA AULA DE MATEMÁTICA INTEGRADA COM GEOGRAFIA É DESTINADA A ESTUDANTES DA 4ª SÉRIE DA EAJA.

Fonte: https://image.freepik.com/vetores-gratis/fundo-monocromatico-de-padrao-quadrado-abstrato-design-de-vetor-geometrico-preto-e-branco-a-partir-de-quadrados-diagonais-arredondados_1164-1144.jpg

AS FIGURAS GEOMÉTRICAS ESTÃO POR TODA PARTE E CONHECER SUAS CARACTERÍSTICAS É IMPORTANTE PARA AMPLIAR O REPERTÓRIO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS QUE AUXILIAM NA COMPREENSÃO E CÁLCULOS NECESSÁRIOS NO DIA A DIA E EM MUITAS PROFISSÕES. O ESTUDO DE HOJE É REFERENTE AOS QUADRILÁTEROS.

ASSISTA À VIDEOULA DA PROFESSORA ALDA MARTINS ABORDANDO ESSA TEMÁTICA.

QUADRADOS EM TODA PARTE | MATEMÁTICA – AULA 20 | 4ª SÉRIE – EAJA

ARA COMEÇAR VAMOS SABER A O SIGNIFICADO DA PALAVRA QUADRILÁTERO, QUE NOS TRAZ O CONCEITO GERAL DESTA FIGURA GEOMÉTRICA. 

OU SEJA, SÃO FIGURAS FORMADAS POR 4 LADOS E 4 VÉRTICES. 

PERFEITO! VAMOS ENTRAR NESTE UNIVERSO DA CLASSIFICAÇÃO DOS QUADRILÁTEROS E SUAS CARACTERÍSTICAS.

HÁ UMA AULA NO CANAL SOBRE OS TRIÂNGULOS. CONFIRA DEPOIS.

A PARTIR DESTA FIGURA, VAMOS DESENHAR AQUI UM QUADRILÁTERO CHAMADO:

TRAPÉZIO  

POSSUI 4 LADOS, ENTÃO É UM QUADRILÁTERO, 

E SUAS CARACTERÍSTICAS: POSSUI DOIS LADOS PARALELOS E POR ISSO TEM OS 4 ÂNGULOS AGUDOS, OU SEJA, MENORES DE 90º.

PARALELOGRAMO

É O QUADRILÁTERO QUE TEM SEUS PARES DE LADO PARALELOS.  

RETÂNGULO TAMBÉM É UM PARALELOGRAMO

POSSUI LADOS PARALELOS, ONDE CADA PAR DE LADOS TEM MEDIDAS IGUAIS. SE OS LADOS SÃO PARALELOS ENTÃO OS ÂNGULOS SÃO TAMBÉM ÂNGULOS RETOS.  

LOSANGO TAMBÉM É UM PARALELOGRAMO

POSSUI OS LADOS PARALELOS COM A MESMA MEDIDA. E OS ÂNGULOS PODEM SER OBTUSOS, AGUDOS OU RETOS. 

QUADRADO É UM PARALELOGRAMO QUE SE ENCAIXA EM TODAS AS CARACTERÍSTICAS DAS FIGURAS ACIMA.

POSSUI OS QUATRO LADOS PARALELOS, E COM MEDIDAS IGUAIS, SENDO ASSIM COM 4 ÂNGULOS RETOS. 

E AI NA SUA CASA, O SEU ARMÁRIO, A MESA, CADEIRAS, TELEVISÃO E TANTOS OUTROS MÓVEIS QUE RETRATAM AS FIGURAS GEOMÉTRICAS CLASSIFICADAS COMO QUADRILÁTEROS. 

AGORA É COM VOCÊ!

OBSERVE NA SUA CASA OU MESMO QUANDO ESTIVER INDO TRABALHAR, QUANTAS CONSTRUÇÕES UTILIZAM-SE DE QUADRILÁTEROS EM SUAS BASES. FAÇA UMA LISTA EM SEU CADERNO E ANALISE AS CARACTERÍSTICAS, ESPECIFICANDO OS LADOS E TAMBÉM OS ÂNGULOS.


Objetivos de Aprendizagem e DesenvolvimentoMATEMÁTICA(EAJAMA0420) CLASSIFICAR OS TRIÂNGULOS E QUADRILÁTEROS DE ACORDO COM SUAS CARACTERÍSTICAS. 

GEOGRAFIA(EAJAGE0312) RECONHECER OS SÍMBOLOS DE USO COTIDIANO (ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO, TRÂNSITO E OUTROS) COMO TIPOS DE LEGENDAS. 
Referências:https://www.youtube.com/watch?v=amtP1Av6IXwhttps://www.youtube.com/watch?v=giEdRRLa8qM

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).