Olá! Esta aula de LÍNGUA INGLESA é destinada aos estudantes da 8ª Série
da Eaja.
Na aula de hoje vamos aprofundar nossos conhecimentos sobre o gênero informativo.
ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA APRENDENDO MAIS COM O GÊNERO INFORMATIVO
Na videoaula acima, vimos que o gênero informativo, esse nosso queridinho, preferido dos jornais, das instituições e de qualquer outro meio de comunicação impresso, se caracteriza, como já estudamos, por tornar fatos e informações públicas além de ter uma linguagem altamente persuasiva.
Para você rever os conceitos de gênero informativo, bem como as estratégias de escrita para a produção desse tipo de texto, é só você acessar esses vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=vJvp0jZBk00 (características do gênero)
https://www.youtube.com/watch?v=66EbPHe8vlg (estratégias de escrita)
ATIVIDADE 1
Veja o texto abaixo. A que gênero ele pertence? Explique as características do mesmo.
- escreva os cognatos presentes nesse texto e traduza-os
- sobre o que o texto fala?
- qual é a data na qual o evento vai acontecer?
- quais as mobílias vendidas?
ATIVIDADE 2
OBSERVE O ANÚNCIO ABAIXO:
a) QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO INFORMATIVO ANÚNCIO?
b) SOBRE O QUÊ ESTE ANÚNCIO FALA?
c)QUAL O ENDEREÇO DA LOJA?
d) QUAL O NOME DA LOJA? O QUE É UM PAWNBROKER?
e) RETIRE OS COGNATOS DESSE TEXTO
f) O QUE SIGNIFICA “CARAT”?
g) QUAIS AS PEDRAS PRECIOSAS CONTIDAS NO BRINCO?
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
(EAJALI0807) Inferir o sentido do repertório lexical (palavras, expressões e estruturas gramaticais) em textos de cunho publicitário: panfletos, anúncios, folhetos, marketing digital, entre outros.
(EAJALI0808) Verificar a ocorrência de informações implícitas.
(EAJALI0809) Diferenciar fatos de opiniões em textos argumentativos de cunho jornalístico.