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LÍNGUA PORTUGUESA: A IMPORTÂNCIA DOS MICRORGANISMOS NA PRODUÇÃO DE ALGUMAS RECEITAS CULINÁRIAS

Olá! Esta aula de LÍNGUA PORTUGUESA E CIÊNCIAS é destinada aos estudantes da  4ª Série da Eaja.

NA MAIORIA DAS VEZES ASSOCIAMOS OS  MICROORGANISMOS (BACTÉRIAS, FUNGOS, VÍRUS…) A ALGO PREJUDICIAL À SAÚDE, QUE PROVOCAM DOENÇAS, COMO POR EXEMPLO, A COVID-19, MAS ALGUNS SÃO BASTANTE ÚTEIS, POIS AUXILIAM NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE DETERMINADOS ALIMENTOS E BEBIDAS (QUEIJO, IOGURTE, CERVEJA E VINHO); FAZEM PARTE DE MEDICAMENTOS; AJUDAM NA DIGESTÃO DOS ALIMENTOS. ISSO TUDO E MUITO MAIS VOCÊ VERÁ EM NOSSA AULA DE HOJE. CONFIRA AGORA E SAIBA MAIS! 

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA A IMPORTÂNCIA DOS MICRORGANISMOS NA PRODUÇÃO DE ALGUMAS RECEITAS CULINÁRIAS

EAJA LÍNGUA PORTUGUESA AULA 20 QUARTA SÉRIE

NA VIDEOAULA DE HOJE, VOCÊ APRENDEU COMO FAZER UM PÃO DELICIOSO E SIMPLES EM CASA. VIU QUE PARA A PRODUÇÃO DO PÃO É NECESSÁRIO UM PROCESSO CHAMADO FERMENTAÇÃO E ENTENDEU QUE PARA QUE ELE OCORRA É NECESSÁRIO A PRESENÇA DE FUNGOS CHAMADOS LEVEDURAS. E NÃO É SÓ ISSO! VOCÊ DESCOBRIU O QUE SÃO OS AFIXOS E COMO SÃO UTILIZADOS NA LÍNGUA PORTUGUESA. O PÃO É UM DOS ALIMENTOS BASTANTE COMUNS NO CAFÉ DA MANHÃ DE TODOS NÓS. E NÃO HÁ NADA MELHOR QUE UM PÃO QUENTINHO E FEITO EM CASA!

ACOMPANHE AGORA A RECEITA DE UM PÃO CASEIRO:

https://cutt.ly/zRxTrNT – DATA DE ACESSO: 20/10/2021

AS RECEITAS SÃO CHAMADAS DE TEXTOS INSTRUCIONAIS.

AGORA OBSERVE A PALAVRA ABAIXO:

CASEIRO É A PALAVRA DERIVADA DE CASA, QUE TEM UM SIGNIFICADO PRÓPRIO, DIFERENTE DE SUA PALAVRA DE ORIGEM.

OS AFIXOS SÃO AS MENORES UNIDADES DE SIGNIFICAÇÃO QUE FORMAM AS  PALAVRAS SENDO RESPONSÁVEIS POR  TRANSFORMAR UMA PALAVRA PRIMITIVA EM OUTRA. 

DEPENDENDO DO LOCAL ONDE SE ENCONTRAM OS AFIXOS PODEM SER CHAMADOS DE:

 PREFIXO (QUANDO APARECE NO INÍCIO DA PALAVRA):

DESLIGARILEGALDESLEAL

SUFIXO (QUANDO É ADICIONADO NO FINAL DA PALAVRA). VEJA:

PLANTAÇÃOLEGALMENTELEALDADE
LINK DA IMAGEM:https://cutt.ly/8RxFvqU – DATA DE ACESSO: 20/10/2021.

O PÃO CRESCE E FICA FOFINHO PORQUE, ALÉM DA MISTURA DE FARINHA, AÇÚCAR, OVOS E OUTROS INGREDIENTES, É FEITO COM UM FUNGO CHAMADO LEVEDURA RESPONSÁVEL POR FAZER A MASSA CRESCER. A LEVEDURA É CONHECIDA COMO FERMENTO BIOLÓGICO.

A LEVEDURA SE ALIMENTA DO AÇÚCAR PRESENTE NA MASSA DO PÃO E PRODUZ GÁS CARBÔNICO, QUE SE ACUMULA DENTRO DA MASSA, FORMANDO OS FURINHOS QUE VEMOS NO INTERIOR DO PÃO.

OS QUEIJOS E IOGURTES SÃO FEITOS DO LEITE. A TRANSFORMAÇÃO DO LEITE EM QUEIJO OU IOGURTE OCORRE PELA AÇÃO DE ALGUMAS ESPÉCIES DE BACTÉRIAS. ESSAS BACTÉRIAS MUDAM A TEXTURA DO LEITE E PRODUZEM O GOSTO AZEDINHO DO IOGURTE.

ACERVO: PROFESSORA LUCYANA – MONTAGEM PIXABAY

OS ALIMENTOS PODEM FAZER MAL À SAÚDE SE ESTIVEREM ESTRAGADOS.DIZEMOS QUE UM ALIMENTO ESTÁ ESTRAGADO, POR EXEMPLO, QUANDO ELE ESTÁ CONTAMINADO POR MICROORGANISMOS QUE PODEM NOS DEIXAR DOENTES.

A EMBALAGEM DOS ALIMENTOS MOSTRA A DATA DE VALIDADE, ISTO É A DATA-LIMITE PARA O CONSUMO DO PRODUTO, QUANDO A DATA DE VALIDADE JÁ PASSOU, DIZEMOS QUE O ALIMENTO ESTÁ VENCIDO E NÃO DEVE SER CONSUMIDO.

ATIVIDADE 1

NA AULA DE HOJE RETOMAMOS O ESTUDO DOS TEXTOS INSTRUCIONAIS ATRAVÉS DA RECEITA DO PÃO CASEIRO. RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO DE ACORDO COM A RECEITA APRESENTADA:

  1. QUAL É A FUNÇÃO DOS TEXTOS INSTRUCIONAIS?
  2. AS RECEITAS ESTÃO ORGANIZADAS EM DUAS PARTES. QUAIS SÃO ELAS?
  3. ONDE ENCONTRAMOS TEXTOS COMO ESSE?
  4. VOCÊ CONHECE OUTROS TEXTOS COM A MESMA FUNÇÃO?
  5. PORQUE AS QUANTIDADES DOS INGREDIENTES SÃO IMPORTANTES EM UMA RECEITA?

ATIVIDADE 2

A CERVEJA TAMBÉM É UM TIPO DE ALIMENTO QUE PRECISA DA FERMENTAÇÃO DAS LEVEDURAS PARA SER PRODUZIDA. E VOCÊ CONHECE ALGUMA RECEITA DIFERENTE ONDE TAMBÉM UTILIZA-SE O FERMENTO BIOLÓGICO? ESCREVA EM SEU CADERNO E COMPARTILHE COM AMIGOS E FAMILIARES.

ATIVIDADE 3

VOCÊ APRENDEU QUE É MUITO IMPORTANTE OBSERVAR A DATA DE VALIDADE DOS ALIMENTOS PARA EVITAR RISCOS À SAÚDE POR INGESTÃO DE PRODUTOS CONTAMINADOS POR BACTÉRIAS E FUNGOS QUE FAZEM MAL À SAÚDE.  AGORA PEGUE UM PRODUTO EM SUA CASA E VERIFIQUE O PRAZO DE VALIDADE DO PRODUTO CALCULANDO SEU TEMPO DE VALIDADE. 

ATIVIDADE 4

COM BASE NO QUE VOCÊ APRENDEU HOJE FORME NOVAS PALAVRAS ACRESCENTANDO AFIXOS.


RELEMBRANDO!

  1. RETOMOU O GÊNERO TEXTUAL INSTRUCIONAL RELEMBRANDO SUA FUNÇÃO;
  2. COMPREENDEU O CONCEITO DE AFIXO CONHECENDO ALGUNS PREFIXOS E SUFIXOS DA LÍNGUA PORTUGUESA;
  3. IDENTIFICOU A PRESENÇA E IMPORTÂNCIA DE MICROORGANISMOS NA PRODUÇÃO DE ALGUNS ALIMENTOS;
  4. REFLETIU SOBRE OS RISCOS DE SE INGERIR ALIMENTO FORA DO PRAZO DE VALIDADE; 

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

  • (EAJALP0423) Reconhecer a forma, o conteúdo, o estilo e a função social dos gêneros. 
  • (EAJALP0319) Planejar e redigir textos instrucionais. 
  • (EAJALP0370) Reconhecer alguns afixos da Língua Portuguesa.
  • (EAJACI0409) Reconhecer a presença e importância de alguns microrganismos nos processos de produção de alimentos (queijos, iogurtes, coalhadas), combustíveis (álcool), medicamentos (antibióticos).

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).