You are currently viewing LÍNGUA INGLESA: POEMANDO EM INGLÊS

LÍNGUA INGLESA: POEMANDO EM INGLÊS

Olá! Esta aula de LÍNGUA INGLESA é destinada aos estudantes da  6ª Série da Eaja.

Neste módulo de exercícios, mais interpretação de texto para você se familiarizar com os diferentes gêneros textuais. Hoje vamos estudar gêneros textuais líricos, em  específico, o poema.

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA POEMANDO EM INGLÊS

EAJA SEXTA SERIE LÍNGUA INGLESA AULA 10

O gênero literário se refere ao conjunto de todos os textos que possuem características literárias, ou seja, que possuem literariedade. A literariedade é o conjunto de qualidades de um texto que o permitem ser chamado de literário. São características ligadas à função do texto na sociedade, à sua estrutura, à sua história de criação. A classificação das obras literárias pode ser feita de acordo com critérios semânticos, sintáticos, fonológicos, formais, contextuais e outros. As distinções entre os gêneros e categorias são flexíveis, muitas vezes com subgrupos.

Através da história, podemos encontrar inúmeras categorizações destes gêneros literários. Os famosos filósofos gregos Platão e Aristóteles já estudavam as peculiaridades destes tipos de textos e desses estudos surgiram as classificações : gênero narrativo ou épico, lírico e dramático. Essas categorizações se tornaram clássicas, tradicionais, e envolvem várias outras classificações chamadas de subgêneros.

O texto épico relata fatos históricos realizados pelos seres humanos no passado. É relatar um enredo, sendo ele imaginário ou não, situado em tempo e lugar determinados, envolvendo uma ou mais personagens. Um bom exemplo de texto épico é o poema “OS LUSÍADAS” de Luiz de Camões.

As narrativas empregam diferentes linguagens: a verbal que pode ser oral ou escrita, e a visual (por meio da imagem).

Quanto à estrutura, ao conteúdo e à extensão, podem-se classificar as obras narrativas em romances, contos, novelas, poesias épicas, crônicas, fábulas e ensaios. Quanto à temática, às narrativas podem ser histórias policiais, de amor, terror, suspense, de ficção, etc.Todo texto que traz foco na narração, enredo, personagens, tempo e espaço, conflito, clímax e desfecho é classificado como narrativo.   O gênero lírico é constituído pela forma textual denominada poesia. O foco desses textos é predominantemente os sentimentos, há nesse gênero todos os tipos textuais. A poesia pode ser feita com rima ou sem, é produzida em frases chamadas versos e um conjunto de versos ordenados é chamado de estrofe.O gênero lírico é basicamente poesia. Ou seja, tem por foco os sentimentos, porém é mais do que a tentativa de relatar algo, o propósito é despertar sentimentos. Contudo, nem sempre são sentimentos positivos, é possível encontrar textos do gênero lírico com expressando emoções de raiva, ódio, fúria, entre outros.

ATIVIDADE 1

01) OBSERVE A FIGURA

a) A imagem acima se trata de um poema. Primeiro, com a ajuda do google tradutor e/ou do dicionário, traduza o poema.

b) Quantos versos o poema tem?

c) Quantas estrofes ele tem?

d)  Qual o assunto discutido no poema? Você concorda com o posicionamento da autora?

ATIVIDADE 2

AS RIMAS SÃO OCORRÊNCIAS DO POEMA EM QUE AS PALAVRAS TEM SEUS SONS FINAIS SEMELHANTES NA ORDEM FONÉTICA.  É UMA REPETIÇÃO DE SONS EM UMA OU MAIS SÍLABAS GERALMENTE TÔNICAS, OU ACENTUADAS, QUE OCORREM EM INTERVALOS DETERMINADOS E RECONHECÍVEIS. EXEMPLOS DE RIMAS EM PORTUGUÊS:AMOR RIMA COM DOR, COM FLOR, COM SABOR,  DORMIR RIMA COM SORRIR, DIVERTIR, INTERAGIR E ETC.

1. VOCÊ É CAPAZ DE RECONHECER RIMAS EM LÍNGUA INGLESA? SE SIM, DÊ UM EXEMPLO.
  2. FAÇA UMA PESQUISA SOBRE POESIA. VÁ ATÉ O GOOGLE E PESQUISE POETAS QUE ESCREVEM EM LÍNGUA INGLESA. ESCOLHA UM E FAÇA UM RESUMO SOBRE SUA VIDA E SUA OBRA.
  3. ESCOLHA UMA POESIA DO AUTOR QUE VOCÊ PESQUISOU, ESCREVA- A NO SEU CADERNO E PROCURE VERSÕES TRADUZIDAS DA MESMA.

ATIVIDADE 3

OBSERVE O POEMA ABAIXO:

1. Sobre o que o poema fala?
  2. Pelo quê o autor pede desculpas?
  3. Qual era o posicionamento do autor sobre a beleza das mulheres antes da reflexão? O que mudou no posicionamento do autor  depois da reflexão que ele fez?
  4. Retire do poema todos os cognatos verdadeiros.
  5. Retire do poema todos os verbos no passado, regulares e irregulares, depois traduza o poema com a ajuda do google tradutor e/ou dicionário.]

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

(EAJALI0607) Interpretar diferentes textos, para compartilhar suas ideias referentes aos temas abordados, despertando o hábito de leitura;