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Ciências da Natureza: TRATAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO

Olá! Esta aula de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes da 5ª Série da Eja.

Vocês já sabe que a água constitui um bem fundamental para a manutenção da vida no Planeta. Porém, para a qualidade de vida que almejamos é necessário o consumo de água potável. E você sabe quando a água está potável? Entende como ocorre o tratamento de água? Conhece a relação entre o tratamento de água e esgoto? Não!? Fique tranquilo, pois na aula de hoje vamos compreender esses processos e relacioná-los a outros conceitos que envolvem a separação de misturas.

Fonte: pixabay.com

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA TRATAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO

5ª série – Eaja – Ciências da Natureza – Aula 11 – TRATAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO

Na nossa videoaula apreendemos que o Tratamento de Água é importante para remoção e destruição de material particulado, matéria orgânica, algas e de organismos causadores de doenças, tais como vírus e bactérias. O tratamento convencional da água ocorre em Estações de Tratamento de Água (ETA), mediante as seguintes etapas:

  • Coagulação e Floculação;
  • Decantação;
  • Filtração;
  • Desinfecção;
  • Fluoretação.

Entendemos que os serviços públicos de abastecimento de água têm a responsabilidade de ofertar água saudável e de qualidade à população, ou seja, insípida, incolor e inodora.

Compreendemos que o Tratamento de Esgoto objetiva acelerar o processo de purificação da água, com vista à sua utilização em indústrias, agricultura ou retorno aos rios. Esses espaços são conhecimentos Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e recebem a água poluída por intermédio da rede de esgoto proveniente de residências, comércios e indústrias.

Identificamos que uma parcela significativa da população mundial ainda não recebe água tratada, ou mesmo, não possui coleta e tratamento de esgoto. No Brasil, apenas 10% do esgoto coletado recebe trabalho, assim urgimos políticas públicas eficazes para garantir saneamento básico a todos, desejosos de qualidade de vida à população.  

ATIVIDADE 1

(UnB – CESPE CEBRASPE – 2009) Acerca do saneamento básico, assinale a opção correta. 

  1. A canalização do esgoto doméstico deve receber o conteúdo das galerias pluviais, porque isso aumenta a diluição do esgoto, baixando os custos do tratamento. 
  2. A canalização do esgoto doméstico e a drenagem urbana correta com o escoamento de águas pluviais em galerias contribui para evitar a ocorrência de epidemias de cólera. 
  3. O tratamento do esgoto deve ser feito sempre em três etapas, cada qual com o mesmo nível de eficiência de remoção de matéria orgânica. 
  4. O tratamento de esgoto em lagoas de estabilização é a opção mais recomendada para localidades com poucas terras públicas disponíveis e de topografia irregular. 
  5. A canalização do esgoto doméstico interfere diretamente no cálculo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município.

ATIVIDADE 2

Mediante as reflexões oportunizadas na aula de hoje e da sua realidade social, produza uma notícia alertando acerca da problemática local do saneamento básico. Prepare seus argumentos para defender seu ponto de vista, e por que sua notícia é de interesse público. Posteriormente, as notícias feitas por seus colegas e você, serão discutidas em grupos, para um debate sobre o tema que ocorrerá na sua escola. Bom trabalho!

Lembre-se! Notícia é um gênero jornalístico, que tem o objetivo de transmitir eventos diários de interesse público de forma meramente informativa. Sendo imparcial, não contém opiniões ou qualquer tipo de interpretação em sua redação, para que o receptor reflita suas próprias conclusões. Trata-se de um texto objetivo e claro, apontando o fato sem muitos detalhes ou aprofundamento, pois visa rápida circulação entre seus leitores.


Referencial BibliográficoMANOEL, J.; SHECHTMANN, E.; FERRER, L. C.; VELLOSO, H. M. Companhia das Ciências, 7º ano: ensino fundamental, anos finais. 5º ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
VON-SPERLING, M. Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências da Natureza(EAJACI0505) Esquematizar e compreender as etapas de tratamento de água e esgoto, os processos de separação de misturas e discutir sua importância para a saúde e qualidade ambiental.
Língua Portuguesa(EAJALP0524) Planejar, produzir e revisar textos do Campo Jornalístico-Midiático (notícia, carta do leitor etc).
(EAJALP0538) Promover debate sobre tema jornalístico da atualidade.