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Língua Portuguesa – Sinais de pontuação e seus efeitos de sentidos

Olá! Esta aula de Língua Portuguesa é destinada a educandos da 6ª Série da Eaja.

Temática – Língua Portuguesa – Sinais de pontuação e seus efeitos de sentidos. Disponível em: <https://pxhere.com/pt/photo/1403204>. Acesso em: 26 de Outubro de 2021.

A aula de hoje abordará os recursos de coesão presentes nos textos, dentre eles destacamos: os sinais de pontuação. A pontuação além de oferecer pausas e entonações dentro de um texto, é antes de um exemplo clássico de sentido e ritmo para um enunciado. Muitas vezes nossa expressividade torna-se completa ou incompleta em detrimento da pontuação. Quando devemos usar uma vírgula? Ou será que posso usar um ponto? Inúmeros questionamentos surgem quando o assunto é o sentido de um texto, por esta razão selecionamos nesta aula a importância dos sinais de pontuação.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – Língua Portuguesa – Sinais de pontuação e seus efeitos de sentidos

LÍNGUA PORTUGUESA | 6ª SÉRIE | Eaja | PROF.ª: REGINA

Sinais de pontuação e seus efeitos de sentidos

Hoje, iremos conhecer os principais sinais de pontuação, fundamentais para escrita e oralidade este recursos gráficos prestam uma grande ajuda quando precisamos nos comunicar com maior entonação ou expressividade.

Sinais de pontuação são recursos prosódicos que conferem às orações ritmo, entoação e pausa, bem como indicam limites sintáticos e unidades de sentido. Na escrita, substituem, em parte, o papel desempenhado pelos gestos na fala, garantindo coesão, coerência e boa compreensão da informação transmitida. A pontuação reproduz as entonações e pausas proferidas por meio da oralidade.

Atualmente, os sinais de pontuação mais usuais são: ponto-final, ponto e vírgula, ponto de exclamação, interrogação, dois-pontos, travessão, reticências, aspas, parênteses, vírgula e colchetes.

Faremos agora uma análise acerca de suas principais características, estabeleceremos um estudo particular de cada um deles:

Ponto-final [ . ]:

Caracteriza-se por indicar uma pausa maior no discurso, pautando-se pelas seguintes finalidades:

* Indicar o fim de uma frase declarativa.

Ex: Os convidados deixaram o evento descontentes.

Ponto e vírgula [ ; ]:

Representa uma pausa maior que a vírgula e um pouco menor que o ponto-final, sem, contudo, encerrar o período. Sua utilização encontra-se relacionada aos seguintes casos:

* Separar as orações inerentes a um período muito extenso, principalmente se em uma delas já houver a presença da vírgula.

Ex: Muitas vezes recorreu aos advogados de defesa, mas nem sempre foi atendido.

* Separar após uma citação, ou mesmo separar palavras.

Ex: Fui naquela feira e comprei: abacate, melão, laranja, melancia, banana, maçã e nenhuma verdura.

Dois-pontos [ : ]:

Tem por finalidade introduzir palavras, expressões ou frases no intento de esclarecer, desenvolver ou explicar melhor uma passagem anteriormente citada. Sua empregabilidade está condicionada às seguintes circunstâncias:

* Indicar uma citação do emissor, de autoria própria ou alheia.

Exemplo: Mas a poesia deste momento inunda minha vida inteira.

Carlos Drummond de Andrade

* Indicar as falas dos personagens mediante a transcrição do discurso direto.

Ex: Diante do caos, ele repetiu várias vezes:

___ Socorro! Socorro! Socorro! Socorro! Socorro…

* Demarcar uma explicação ou sequência.

Ex: Uma exigência do cargo: ter no mínimo um ano de experiência

Ponto de interrogação [ ? ]:

Utilizado no final das frases interrogativas diretas, indicando também outros sentimentos por parte do emissor, tais como: surpresa, indignação ou revelando uma expectativa diante de um determinado contexto linguístico.

Ex: O quê? Não é possível, você esqueceu do nosso combinado?

Ponto de exclamação [ ! ]:

Usado nas seguintes circunstâncias:

* Depois de frases que retratem ordem, indiquem espanto, admiração, surpresa, dentre outros sentimentos.

Exemplos:

Nossa! Não esperava vê-lo aqui.

Tenha confiança! Obterás um ótimo resultado.

* Após interjeições e vocativos.

Ah! Não me venha com este discurso fútil.

Já sei! Foi você, garotinho esperto!

* Diante de frases que exprimem desejo.

Exemplos:

Guarda-me Senhor!

Que Deus o abençoe!

Observações importantes:

– Quando o sentido proferido pelo discurso prescindir ao mesmo tempo de interrogação e exclamação, poderão ser utilizados ambos os sinais.

Ex: Eu falar com ele?! Nem pensar.

– Quando se quer enfatizar ainda mais o sentimento ora caracterizado, haverá a possibilidade de repetir o ponto de exclamação.

Ex: Não!!! Já disse que não irei.

Travessão [ – ]:

Atribui-se a este sinal a função de:

* Indicar a fala de um determinado personagem ou a mudança de interlocutor nos diálogos:

– Quando voltarás para cá?

Seu amigo respondeu:

– Não sei, por enquanto prefiro ficar por aqui.

Reticências (…)

Usa-se para omitir ou dar sequência a um raciocínio inacabado pelo autor.

Ex: Foi não disse adeus… Fiquei sem saber se era o fim…

* Indicar dúvidas ou hesitação:

Sabe… preciso confessar uma coisa: naquela viagem gastei todas as minhas economias.

* Interromper uma frase incompleta sintaticamente:

Talvez se você pedisse com jeitinho…

Aspas (“”)

As aspas são utilizadas com os seguintes objetivos: isolar palavras ou expressões que fogem à norma culta, como gírias, estrangeirismos, palavrões, neologismos, arcaísmos e expressões populares:

A aula do professor foi “da hora”.

Ele me pediu um “feedback” da resposta do cliente.

*Indicar uma citação direta:

“Ia viajar! Viajei. Trinta e quatro vezes, às pressas, bufando, com todo o sangue na face, desfiz e refiz a mala.” (O prazer de viajar – Eça de Queirós)

Os sinais de pontuação são vistos como sinais de subjetividade, muitas vezes a regra pode ser quebrada para um ajuste da escrita ou mesmo arranjo poético. Sabemos que atualmente os aplicativos de mensagens, juntamente com o passado das mensagens eletrônicas, além das abreviações e reduções comunicativas, os sinais de pontuação andam esquecidos em detrimento da rapidez das mensagens, porém é válido lembrar que as regras gramaticais não mudaram e por enquanto só existe um mecanismo para reproduzir na escrita a nossa entonação: os sinais de pontuação.

Atividades

Questão 01 – Verifique seus conhecimentos sobre os sinais de pontuação com a ajuda das regras desta aula, escreva um rápido bilhete informando que saiu de casa. Informe o motivo, o retorno e quanto tempo em média pretende gastar. Você vai perceber que os sinais de pontuação vão fazer uma enorme diferença em seu discurso. Vamos lá, treine e mostre aos amigos seu bilhete.

Questão 02 – Certamente você deve fazer uso de algum aplicativo de mensagens, e provavelmente já recebeu alguma mensagem que ficou mal entendida devido o uso dos sinais de pontuação. Faça aqui um breve comentário sobre a mensagem ou mesmo indique que sinal de pontuação deveria ser usado com mais frequência para as mensagens pudessem ficar mais claras.


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJALP0534) Usar conhecimentos linguísticos/ gramaticais:  regras sintáticas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, dois-pontos, vírgulas em enumerações) e regras ortográficas.
(EAJALP0643) Utilizar os recursos de coesão referencial (lexical e pronominal) e sequencial.
Referências:Dicionário didático de Língua Portuguesa: ensino fundamental 1/Editor responsável: Rogério de Araújo Ramos. 2 ed. __ São Paulo: Edições SM, 2011 – p. 871